Você já ouviu falar em cordoalha de aço? Sabe para que serve este tipo de material? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje! Nele vamos lhe explicar do que se trata este tipo de aço e para que serve. Assim, você poderá ter uma visão mais aprofundada das possibilidades disponíveis para a sua construtora. Acompanhe a seguir e saiba mais.
O que é cordoalha de aço?
Em linhas gerais, uma cordoalha de aço nada mais é do que um tipo de conjunto de fios de aço, que se entrelaçam entre si, em um formato de hélice, possuindo um alto teor de carbono. Essa união de fios torna o material muito resistente e leve.
Sendo assim, as cordoalhas são indicadas para processos onde há o uso de concreto protendido. O mesmo é feito com cordoalhas de aço que foram submetidas a um esforço máximo, para apenas depois disso receberem o concreto das estruturas de fato. Este tipo de sistema é capaz de criar muito mais resistência para o empreendimento, ao mesmo tempo que garante a leveza arquitetônica.
Do mesmo modo, o concreto protendido pode ser usado de um modo que gerará mais economias para a construção, devido a menor necessidade de uso de materiais de construção, por exemplo.
Para que serve?
Antes de qualquer coisa, é bom que entendamos que existem dois tipos de cordoalhas, as com e as sem revestimento. As cordoalhas nuas servem para vigas protendidas, estruturas de concreto pré-moldado, contenções, viadutos, pontes, etc.
Enquanto que as cordoalhas engraxadas, sendo estas fabricadas num processo contínuo de revestimento por polietileno de alta intensidade, aplicado na cordoalha engraxa, fazendo com que a mesma tenha uma capacidade mecânica idêntica a cordoalha nua.
Entretanto, neste caso são mais duráveis e resistentes a danos provocados pelo manuseio habitual nas obras, assim como durante o corta da mesma, além do posicionamento e enrolamento. Dessa maneira, podem ser utilizadas em lajes protendidas, pisos industriais e radiers protendidos.
Qualidade e resistência
As cordoalhas de aço representam maior resistência, qualidade e durabilidade para a sua obra. Elas são projetadas para que a tração do concreto não prejudique a estrutura tão facilmente. Além disso, em combinação com o sistema de protensão, elas podem gerar muitos benefícios para a sua obra, como por exemplo:
- Maior durabilidade;
- Uma extensão maior de vãos. Por conta disso, este sistema é muito utilizado em obras de estacionamentos, galpões e espaços muito grandes que precisam de vãos maiores;
- Economia em materiais de construção, pois as ferragens da obra e outros materiais serão usados em menor quantidade.
Por conta destes fatores, a cordoalha de aço vem sendo amplamente utilizada em diversos tipos de obras. Agora que você já compreendeu o que é, para que serve e porque utilizar este tipo de aço, é hora de pôr a mão na massa e projetar a sua obra de uma maneira mais inteligente.
Deixe seu comentário