Construir sozinho ou com construtora: O que é melhor?

O que é melhor para sua obra, construir sozinho ou com construtora? Esta é uma das primeiras perguntas que você precisa se fazer quando vai iniciar qualquer tipo de projeto de construção civil. Afinal, as duas possibilidades são válidas e viáveis. No entanto, é preciso saber diferenciá-las, ao ponto de chegar a uma conclusão do que será melhor.

Para quem quer economizar na obra, muitas vezes imagina que contratando uma construtora o processo poderá sair mais caro. No entanto, não é bem por aí. Afinal, não podemos considerar somente o aspecto financeiro. O conceito de caro e barato, neste caso, é mais amplo do que a gente imagina.

E para entender tudo sobre o assunto, preparamos este artigo que vai ilustrar de forma objetiva o que é melhor: construir sozinho ou com construtora. Portanto, continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas! Construir sozinho ou com construtora

Construir sozinho ou com construtora – O que vale mais a pena e o que é mais barato?

Entre construir sozinho ou com construtora, a melhor opção sempre será aquela que apresentará o melhor resultado do ponto de vista de custo-benefício para o projeto. Ou seja, você precisa ponderar absolutamente todos os aspectos que circundam uma obra civil. Desde a ideia, até os acabamentos e a parte burocrática. Tudo é custo e você poderá optar por pagar de duas maneiras: com dinheiro ou com tempo.

Para algumas pessoas, pagar com dinheiro é muito mais prático. Pois basta contratar os profissionais que realizarão o serviço e, depois disso, basta aproveitar a casa nova. No entanto, para algumas pessoas, pagar com tempo pode ser a opção mais viável, uma vez que a parte financeira pode ser um empecilho. Desta forma, separamos uma lista com alguns itens que são muito importantes na hora de escolher entre um e outro. Veja:

  • Com uma construtora, você se dedica ao seu trabalho e aproveita seu tempo para ganhar mais dinheiro;
  • Construindo por conta própria, você estabelece um cronograma de acordo com o seu orçamento;
  • A construtora sempre vai oferecer algum tipo de garantia da obra depois que ela estiver 100% finalizada;
  • Se você construir sozinho, você terá que se responsabilizar por absolutamente todos os processos burocráticos;
  • A construtora poderá se responsabilizar por quaisquer acidentes e danos na obra (como roubos e desperdícios);

Falaremos, agora, de forma mais detalhada sobre cada um destes itens acima, de forma que você possa tirar as suas próprias conclusões e chegar a uma resposta do que vale mais a pena: construir sozinho ou com construtora. Acompanhe! Construir sozinho ou com construtora

Com uma construtora, você se dedica ao seu trabalho e aproveita seu tempo para ganhar mais dinheiro

Quando você contrata uma construtora para construir uma casa popular ou mesmo para construir uma casa de luxo, você estará ganhando tempo para continuar realizando a sua profissão, de modo a ganhar mais dinheiro e, assim, agilizar os processos da obra. Ou seja, quando você abre mão de trabalhar para construir a sua casa, você estará abrindo mão, também, do seu salário. Ou seja: de alguma forma, você estará pagando pela obra.

Quando você conta com a ajuda de uma construtora, a sua hora técnica de serviço continua sendo paga, de maneira que você possa investir em mão de obra qualificada e que conseguirá terminar a obra em muito menos tempo do que se você fizesse tudo sozinho, sem muito conhecimento sobre o assunto ou apenas nos fins de semana.

Construindo por conta própria, você estabelece um cronograma de acordo com o seu orçamento

O lado positivo de construir sua casa por conta própria, é que você poderá definir um planejamento ou um cronograma de acordo com as suas possibilidades de tempo e financeiras. Ou seja, você não precisa se prender em um calendário ou em um contrato com sua construtora, uma vez que você mesmo poderá definir prazos e a velocidade da obra.

Então, se você está começando agora a construir a sua casa mas não tem pressa para que ela fique pronta e ainda acumula algum conhecimento sobre obras ou é pedreiro por profissão, pode sim ser uma boa ideia você mesmo construir a sua casa. Esta é uma possibilidade viável e que faz todo sentido para quem busca uma flexibilidade extra no momento da construção – que sempre é um momento delicado.

Para te ajudar a ter boas ideias, veja aqui algumas tendências de construção. Construir sozinho ou com construtora

A construtora sempre vai oferecer algum tipo de garantia da obra depois que ela estiver 100% finalizada

Um dos pontos positivos (e importantes) para que você aproveite melhor a sua casa depois que ela estiver pronta, é o fato de ela ter algum tipo de garantia. Afinal, alguns tipos de problemas podem surgir com o passar dos meses, como rachaduras, ranhuras ou qualquer tipo de imprevisto. E ter uma garantia sobre a construção é sempre uma boa ideia. A construtora, claro, poderá oferecer esta garantia, de acordo com o contrato que você firmar.

Se você construir sozinho, você terá que se responsabilizar por absolutamente todos os processos burocráticos

Processos burocráticos sempre são complicados de serem resolvidos. Eles tendem a ser mais complexos e nos tiram muito tempo (e paciência). Desta forma, uma excelente alternativa para não se preocupar com isso, é justamente contratando uma construtora especializada no tipo de obra que você vai realizar.

Assim sendo, você precisa apenas se preocupar em esperar ansiosamente pela obra pronta, sem ter que correr atrás de situações que você não gostaria.

Para entender mais sobre isso, leia este artigo: Documentação do Imóvel para Entrega das Chaves.

A construtora poderá se responsabilizar por quaisquer acidentes e danos na obra (como roubos e desperdícios)

E por fim, mais um ponto positivo de contratar uma construtora, é o fato de que ela sempre se responsabilizará por eventos imprevistos na obra, como acidentes de trabalho, roubos ou algum tipo de desperdício de material. Desta forma, a empresa trabalhará firme para que a obra fique pronta de forma rápida, otimizada e com toda a segurança necessária para o bem-estar dos trabalhadores.

Agora a decisão é sua sobre contratar ou não uma construtura para a sua obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.