Construção sustentável é sinônimo de saúde, cuidado e economia. Isso porque esta expressão está atrelada a tudo que há de melhor no mercado da construção civil. Porém, muita gente ainda desconhece o seu rela significado, e tampouco conhece a importância deste tipo de planejamento.
Portanto, para te ajudar nós elaboramos um guia completo sobre o assunto. Acompanhe a seguir e saiba mais sobre a sustentabilidade na construção.
O que é sustentabilidade na construção?
De maneira geral, uma construção sustentável nada mais é do que uma construção que se preocupa tanto com o meio ambiente, quanto com a sua própria sustentabilidade com o passar dos anos. Isto é, estamos cuidando do planeta e também cuidando do bolso de quem irá morar no empreendimento. Pois a sustentabilidade se dá a partir de:
- Menos impacto ao meio ambiente: Pelo simples fato de utilizar materiais inteligentes e que priorizam o cuidado com o ambiente, como por exemplo, materiais de construção feito de produtos reciclados.
- Sustentabilidade por toda uma vida: A partir de uma elaboração inteligente de energia solar, por exemplo, que sustentará a casa durante anos, economizando na conta de energia e reduzindo o consumo excessivo e maléfico.
Como fazer uma construção sustentável?
Para uma construção deste tipo, obviamente, você precisa de materiais sustentáveis. Isto é, você precisa de diversos componentes que diminuam o impacto da construção no meio ambiente e que promovam uma sustentação mais barata e saudável ao longo dos anos. Abaixo nós exemplificamos como você pode pôr isso em prática:
1- Utilize tijolo sem queima de madeira na composição
Que existem diversos tipos de tijolos, isso a gente já sabe. Porém, para quem busca uma construção sustentável, é ideal que se atente para a composição deste material. Apenas assim será possível começar o seu planejamento com o pé direito.
Neste caso, a dica que lhe damos é que você procure sempre questionar se na composição do material há o uso da queima de madeira, por exemplo. Ou se então ele possuem outros ingredientes que não agridem tanto o meio ambiente. Assim você já estará caminhando rumo a construção consciente.
2- Invista em telhas de fibra vegetal
As telhas de fibra vegetal também são ótimas aliadas da construção saudável. Isso porque elas não agridem o meio ambiente, no momento em que são feitas, e também são muito mais resistentes. É possível que a telha da sua casa dure mais de 15 anos por conta disso.
3- Cimento CPIII
Este tipo de cimento também é muito resistente e durável, além de ser impermeável. Dentre os tipos de cimentos existentes, esta é a opção que menos impacta o meio ambiente. Uma vez que é preparado a partir de resíduos de altos fornos de siderúrgicas.
4- Descarga dupla
Com toda a estrutura da sua obra considerando sempre o que é ecologicamente correto, é hora de pensar nos itens internos que também poderão cumprir com esta função. Neste caso, a descarga dupla vem como uma opção muito interessante para você.
Simplesmente porque ela possui duas formas de descarregar água: a para dejetos sólidos e a para dejetos líquidos. Em uma o consumo é de 6 litros de água, enquanto que para a segunda opção o consumo é de apenas 3. Em grande escala esta pequena diferenciação pode gerar milhares e milhares de litros de água economizados ao longo dos anos.
Portanto, não basta apenas investir na estrutura menos impactante. É preciso também investir em todos os componentes que serão utilizados no dia a dia na obra.
5- Torneira de toque
A torneira de toque é outra opção bastante interessante para quem pensa em apostar em uma construção sustentável. Como ela apenas ejeta a água necessária para lavarmos as mãos, as chances de haver desperdício de água é quase zero. E assim, o consumo diminui, bem como a conta no fim do mês. E, dessa forma, todo mundo sai ganhando com esta atitude!
Além disso, você pode deixar o seu banheiro ainda mais bonito, apostando em torneiras com acabamentos diferenciados para este fim. E vale ainda lembrarmos que este tipo de torneira é mais saudável, já que não há o toque das mãos limpas para desligá-la.
6- Cabos e tubulações menos agressivas e de materiais reciclados
Sempre quando você estiver escolhendo os materiais para a sua construção sustentável, lembre-se de questionar o vendedor acerca de todos os componentes presentes. Assim você poderá constatar se o item escolhido é agressivo para o meio ambiente ou não.
Além disso, outra forma muito interessante de evitar uma construção agressiva é justamente questionar quais são os materiais provenientes do processo de reciclagem. Pois dessa forma você dará uma nova utilidade para aquilo que seria descartado sem muito cuidado ou critério.
7- Construção sustentável com instalação de captação de água da chuva
Até aqui você já pôde aprender sobre os materiais que podem fazer a diferença tanto no seu bolso, quanto no impacto ao meio ambiente. Porém, é preciso também que você pense na sustentação que o seu novo empreendimento terá. Isto é, a captação de água da chuva, por exemplo, é uma excelente maneira de economizar a água utilizada para a limpeza e higienização dos ambientes.
Logo, você não somente diminui a sua conta de água, como você também acaba cuidando muito mais do seu planeta. Afinal, estará utilizando a água de um modo consciente, diminuindo as chances do consumo desenfreado ocorrer.
8- Placas fotovoltaicas
Do mesmo modo que você pode economizar na sua conta de água, com o uso da captação de água da chuva, você também pode economizar na sua conta de luz com o uso de placas fotovoltaicas. Assim você estará mantendo a sustentabilidade do projeto, por tempo indeterminado, além de impactar menos o meio ambiente.
Sustentabilidade na construção: Uma realidade
A construção sustentável já é uma realidade. Cabe a você adotar as medidas que destacamos acima para impulsionar o cuidado com o meio ambiente. Vá em frente! Não somente o seu planeta agradece, como também todos aqueles que economizarão um bocado a partir destes cuidados na hora de elaborar o seu projeto.
1 comentário
Casa térrea 3 suítes