A construção Steel Frame nada mais é do que um sistema construtivo a seco. Trata-se de um sistema formado por peças de aços galvanizados, que juntas são responsáveis por desenvolver um elemento estrutural.
Sendo assim, um tipo de construção em grande expansão, embora ainda não seja tão conhecido no Brasil. Para saber mais sobre esta opção, acompanhe o texto de hoje.
O que é construção Steel Frame?
Como mencionamos logo acima, a construção Steel Frame recebe este nome por ser formada por peças de aço galvanizado, que formam um elemento estrutural que será vedado mais tarde.
Esta vedação poderá acontecer de diversas maneiras, dependendo dos investimentos e das necessidades construtivas do projeto. Conheça alguns tipos de vedação:
- Painéis e placas de madeira;
- Placas cimentícias;
- Painéis de alumínio composto; e até mesmo
- Drywall.
Apesar de não ser tão mencionado, como a alvenaria aqui no Brasil, a construção Steel frame tem sua origem há muitos anos. A revolução do setor metalúrgico, que ocorreu nos EUA, foi responsável por transformar o aço em um material muito abundante.
Desse modo, passou a ser utilizado com mais frequência nas construções do país. Atitude essa, que mais tarde, originou o sistema que conhecemos de “construção a seco”, ou Steel Frame.
Como funciona o Steel Frame?
Primeiramente, a construção deverá ter o desenvolvimento da sua fundação da obra. Feito isso, os perfis de aço começarão a serem colocados até que formem o formato desejado.
Em seguida, os painéis ou placas (que podem ser de diversos materiais) servirão como o suporte de vedação e fechamento, sendo acoplados nas laterais.
Por último, os profissionais trabalharão no telhado da obra. Aqui, será possível utilizar lajes de aço galvanizado ou lajes pré moldadas de concreto, finalizando com telhas de cerâmica.
O Steel Frame pode ser utilizado em praticamente qualquer edificação, desde que não ultrapasse o limite de pisos.
Vantagens de investir na construção Steel Frame
Entendido o funcionamento de uma construção Steel Frame, vamos agora pôr na ponta do lápis todos os benefícios deste tipo de obra. A partir disso, será mais fácil analisar a possibilidade de investir em um projeto neste sentido, ou não. Acompanhe abaixo:
Menos entulhos e resíduos
Os entulhos gerados na obra são uma verdadeira preocupação para qualquer construtora e profissional da construção civil. Isso porque costumam ocupar espaço, ocasionar dificuldades na transição, além de necessitar de gastos maiores com a limpeza da obra.
Sendo assim, a construção Steel Frame pode ser uma boa solução para estes impasses. Tenha resultados mais rápidos e com menos geração de resíduos. Crie algo sem a necessidade de ocupar grandes espaços para descarte, além de ter menos gastos com a limpeza.
Agilidade na construção
Quando a construtora se compromete à entregar empreendimentos de alvenaria estrutural, inevitavelmente está disposta a investir um tempo a mais nos seus projetos.
Em contrapartida, as construções que levam em conta a possibilidade de estruturação a seco, não terão tantas “dores de cabeça” neste sentido. Isso porque a estruturação dos aços, somando com a vedação das placas, tende a ser muito mais rápido e fácil do que toda a fundamentação e levantamento de um projeto de alvenaria.
Por conta disso, este tipo de construção vem sendo procurada para quem necessita pôr em prática projetos com prazos apertados.
Sustentabilidade
Sabemos que construções sustentáveis são cada vez mais necessárias e imprescindíveis para que o nosso futuro e o futuro da humanidade seja mais promissor. Dessa maneira, esta é mais uma vantagem da construção Steel Frame: Você estará diante de uma possibilidade qualificada e que impacta menos o meio ambiente.
Isso porque sabemos que os materiais de construção, para projetos de alvenaria, costumam prejudicar mais o nosso planeta do que uma opção que sequer utiliza água para o seu desenvolvimento.
Maior precisão nos resultados
A forma na qual se é possível estruturar os projetos feitos de aço galvanizado faz com que haja mais precisão nos resultados. Isso porque não terá que contar com contingências que possam atrapalhar severamente o desempenho.
Afinal, estamos lidando com algo rápido e pré-estruturado, que nos mostrará, de antemão, quais resultados são almejados.
Ganho no espaço interno disponível
Nos dias atuais, não podemos deixar de discutir o quanto o ato de otimizar espaço é de suma importância no campo da construção. Isso se deve ao fato de que os grandes centros se desenvolvem a cada dia, e encontrar espaços adequados para ter qualidade de vida tem se tornado uma verdadeira caça ao tesouro!
Entretanto, com o uso da construção Steel Frame este tipo de cenário pode ser facilitado. Isso porque esta estruturação não necessitará de acabamentos que usem vigas para a sua estrutura. Logo, o espaço interno tende a ser mais bem distribuído.
Desvantagens da construção Steel Frame
Até aqui você já pôde entender quais são as vantagens da construção Steel Frame. Entretanto, podemos ainda trabalhar e avaliar como poderão ser as desvantagens deste tipo de construção. Atente-se:
Falta de mão de obra especializada
Infelizmente, ainda não temos tanto costume de utilizar os aços galvanizados para as mais diversas obras. Essa falta de procura gera um impacto direto na formação de profissionais. Afinal, com a demanda de mercado baixa, poucas pessoas se especializam na área.
Com isso, encontrar mão de obra adequada pode ser difícil. E quando encontra, é possível que os preços sejam mais elevados que o esperado.
Limitação de andares
Outro ponto que pode ser entendido como uma desvantagem da construção Steel Frame é que, por não contar com vigas, não pode receber diversos andares. Assim, há uma limitação de altura, que pode variar de acordo com o seu projeto.
Entretanto, se a sua ideia é apenas fazer uma construção simples e de um andar, certamente é a opção mais interessante para economizar tempo e material.
De qualquer forma, lembre-se que conversar com um profissional qualificado é importante para ter os melhores resultados.
Deixe seu comentário