Você já ouviu falar de construção ecoeficiente? Esta é uma alternativa bastante interessante para as pessoas que não abrem mão da importância de cuidar do meio ambiente, como forma de proporcionar qualidade de vida para as pessoas no médio e longo prazo.
Uma obra de construção civil, como você sabe, pode impactar diretamente o meio ambiente, de forma positiva e negativa. Só que a grande maioria das obras, infelizmente, só impacta negativamente, desmatando áreas para depois ter que instalar ar-condicionado ou causado erosões que depois terão que receber estruturas de concreto para haver viabilidade de uma obra.
E a construção ecoeficiente promete, então, fazer com que o útil se una ao agradável, de forma que haja a possibilidade de uma boa obra no local, aproveitando o meio-ambiente ao máximo. Vamos entender tudo sobre o assunto a partir de agora. Continue sua leitura.
Construção ecoeficiente – O que significa isso?
Uma construção ecoeficiente nada mais é do que uma obra ecologicamente eficiente. Mas, o que significa que uma obra é ecologicamente eficiente? É muito simples de entender. Por exemplo, enquanto que uma obra convencional vai precisar de ligações elétricas e encanamento para água da rede, uma obra ecoeficiente, não. Ela é totalmente sustentável, de forma que o projeto garanta a coleta da água da chuva, a energia dos raios de sol, etc.
Isto parece muito longe da realidade para muitas pessoas. Mas a verdade é que é plenamente possível e muito acessível, principalmente quando os valores são colocados em um plano de longo prazo. Neste caso, as chances de alguém topar a realização de uma obra ecoeficiente são ainda maiores. Afinal, é semelhante a energia solar: no início, é caro. Mas com o tempo, se paga, pois você nunca mais precisará pagar energia elétrica.
Hoje em dia já existem empresas de construção civil especializadas neste tipo de obra, visto que é uma tendência que está surgindo com a necessidade de cuidar do nosso planeta, para que a vida humana possa continuar daqui pra frente. Mas, como uma casa pode ser sustentável? O que você precisa fazer para que ela seja ecoeficiente? Vamos entender isso a partir de agora.
O projeto é o ponto-chave: É onde estruturaremos a construção ecoeficiente
Tudo começa pelo projeto. É a partir do projeto de uma construção ecoeficiente que você poderá definir como serão as instalações elétricas e de água, de forma que isto seja eficiente e sustentável. É a partir do projeto, também, que devemos entender a necessidade de cada proprietário, de forma que a casa possa ser construída sempre respeitando o que as pessoas realmente precisam e também levando em consideração o tamanho da família.
É no projeto que será definida a reutilização da água e também os projetos de energia, de forma que eles possam ser instalados em ambientes específicos e alimentando áreas específicas. E depois do projeto, mãos a obra! Vamos entender, abaixo, como se faz para construir uma edificação ecoeficiente.
Como fazer uma construção ecoeficiente?
Basicamente, você precisará seguir 5 passos para fazer uma construção ecoeficiente, respeitando a natureza e também o projeto em si. Vamos entender como fazer isso a partir de agora. Continue a leitura.
1- A direção do sol para captar luz solar
O sol é a fonte de energia que a terra precisa para sobreviver e dar a possibilidade para que a vida humana também exista. E em uma construção ecoeficiente, ele também é muito, mas muito importante. Afinal, é com a posição do sol que poderemos aproveitar ao máximo a nossa casa, de forma que as luzes possam ficar apagadas durante o dia inteiro, pois somente a luz do sol será suficiente para a residência.
E por isso, é importante fazer a obra em uma posição que a luz do sol seja captada de maneira efetiva em todos os horários do dia. Tudo para que a casa seja a mais eficiente possível.
2- Construção com captação de água da chuva
Se o sol é importante para a vida humana, a água também é. Sem estas duas fontes de energia, não há como sobreviver. E por isso, estes elementos são considerados básicos em qualquer residência. Só que em uma casa ecoeficiente, a água é captada da chuva de maneira inteligente, como forma de evitar uma conta de água e também como forma de aproveitar o que a natureza já nos dá, sem desperdícios.
Há um processo de tratamento da água para aproveitá-la no consumo, e há também uma captação para aproveitá-la em locais como banheiro e mangueira. Assim, a casa será sustentável e não desperdiçará nada do meio ambiente.
3- Diminuição de entulhos com plantas abertas
Além da economia de energias básicas, como água e luz, há também a diminuição de entulhos criados na obra, pois as plantas de casas ecoeficientes geralmente são abertas. Ou seja, a planta da casa não recebe paredes que possam gerar lixo na obra, e nem causará transtornos para quem vai morar na casa e precisa, eventualmente, derrubar uma parede para fazer outra.
Veja aqui algumas plantas abertas para casas.
4- Materiais reaproveitados de outras obras – madeira de demolição é interessante
O quarto elemento que faz uma obra ecoeficiente ser uma boa ideia, é o fato de que ela não usa madeira “nova” ou exclusiva. Afinal, tudo é pego de obras de demolição ou reaproveitadas de alguma estrutura que está em reformas.
Por mais que isto pareça estranho, saiba que não é sinônimo de má qualidade. Pelo contrário! As madeiras reutilizadas terão excelente acabamento e tratamento para que durem mais alguns bons anos.
5- Investimentos em circulação de ar e iluminação natural
E por fim, uma obra ecoeficiente terá em sua primazia, uma boa circulação de ar e também uma boa iluminação natural, fazendo com que você não precise de ar-condicionado em dias muito quentes ou iluminação extra em um dia ensolarado.
Isso tudo faz parte de um projeto de construção que envolve muito mais do que uma linda fachada ou a realização da casa própria. Envolve diversos cuidados com o planeta para que ele seja habitável por muitos anos ainda.
Deixe seu comentário