Será que ainda vale a pena comprar apartamento na planta? Esta é uma dúvida bastante comum de quem vai comprar o seu primeiro imóvel, pelo simples fato de que a compra na planta se tornou bem famosa nos últimos anos aqui no país, onde os preços podem ser muito, mas muito mais baratos.
Só que o comprador não pode simplesmente olhar para o valor final do projeto. Afinal, ele estará comprando um projeto, e não uma casa pronta. Ou seja, é um investimento que envolve riscos e você precisa estar atento a eles, de modo que tudo dê certo do início até o final da obra.
Para te ajudar a entender melhor tudo isso, acompanhe o texto de hoje. Aqui, você vai descobrir se ainda vale a pena comprar apartamento na planta e também vai conhecer algumas armadilhas que poucos revelam.
Acompanhe!
Comprar apartamento na planta vale a pena? Não sem antes saber de algumas coisas
A planta de uma casa é o passo zero para que um projeto saia do papel. Ou seja, é apenas um esboço daquilo que se pretende construir. E é justamente isso que você estará comprando: um projeto.
Por mais que o seu foco e o seu olhar estejam centrados no fim da obra, quando o apartamento é entregue, saiba que não é bem assim. Existem muitas armadilhas que podem ser bastante negativas para quem vai ter sua primeira experiência com uma compra na planta.
Você sabia que o imóvel pode não ser entregue, mesmo depois que você já assinou os contratos e já pagou a entrada? Pois é! Esta é apenas uma das situações que listamos abaixo e que você precisa se atentar. Veja:
- O imóvel pode não sair do papel caso não haja um faturamento mínimo para viabilizar a obra;
- Atrasos podem (e vão) acontecer – Então não compre sem ter um planejamento de datas;
- Busque informações sobre a construtora e veja seu crédito no mercado;
- Não compre no planta só pelo projeto 3D, pois a obra final pode não ficar exatamente assim;
- Contrate um advogado, corretor ou especialista para ler e analisar todo o contrato;
Vamos explicar cada um destes tópicos a partir de agora, para que você possa fazer um excelente negócio. Acompanhe!
O imóvel pode não sair do papel caso não haja um faturamento mínimo para viabilizar a obra
Antes de sair comprando qualquer imóvel na planta, sem saber exatamente como é este negócio, é fundamental que você saiba exatamente o que está comprando. Conforme entendemos anteriormente, se trata de um projeto, não de um imóvel. Então, há várias cláusulas que você precisa conhecer, como a cláusula de desistência da obra.
A construtora pode desistir de fazer o imóvel, caso não haja uma procura alta ou mesmo a valorização do imóvel não aconteça. Mesmo que você já tenha feito a entrada e já esteja pagando as parcelas mensais. Curioso, não é mesmo? Por isso, é muito importante que você saiba o que está fazendo, de modo a encontrar bons projetos e que sejam viáveis.
Lembre-se sempre disso, ok?
Atrasos podem (e vão) acontecer – Então não compre sem ter um planejamento de datas
Comprar um imóvel (seja casa ou apartamento) na planta, requer muito planejamento de datas. Afinal, é bem importante você entender que uma obra pode e geralmente vai atrasar. Por mais que isso seja um descompromisso bem grande com o cliente e não é nada legal, é fundamental você considerar estas situações no seu plano de mudança.
Por exemplo, se você pretende se mudar exatamente na data de lançamento prevista, recomendamos que você faça um remanejo e repense, pois a obra pode sim atrasar e tudo que você planejar em cima da data estipulada pela construtora, pode ir por água abaixo.
Por mais que atrasar seja um ato de descaso (afinal, o que está combinado não sai caro), é muito importante que você tenha isto em mente de forma a não ter dor de cabeça com eventuais outros compromissos que tenha marcado para próximo da data de entrega.
Busque informações sobre a construtora e veja seu crédito no mercado
A próxima dica para comprar um imóvel na planta, é buscar informações pertinentes da construtora. Ou seja, você precisa entender exatamente quem vai construir a obra, para que você saiba como será o trabalho e como a empresa costuma trabalhar.
Antes de sair fechando qualquer compra de imóvel na planta (o vendedor vai querer empurrar pra você de qualquer jeito), dê alguns passos atrás, pesquise, busque mais informações e tenha certeza do negócio que está fazendo. Não aja por impulso só porque o imóvel parece muito barato. Afinal, o barato pode sair caro no fim das contas.
Recomendamos a leitura deste artigo depois: Como escolher uma construtora para a sua obra.
Não compre no planta só pelo projeto 3D, pois a obra final pode não ficar exatamente assim
Muitas vezes a compra de um imóvel na planta se dá pelo fato estético. Afinal, isso é tudo que você tem para decidir se vai ou não comprar o imóvel, visto que ele ainda não existe. Só que este pode ser um erro muito grave, visto que nem sempre a obra vai ser exatamente como está no projeto 3D.
Ou seja, é bem importante que você saiba algumas características básicas do imóvel, mas não pense que ele será entregue exatamente como no projeto. Muitas pessoas pensam que o apartamento vem, inclusive, mobiliado, só pelo fato de ter móveis nos desenhos. Muito cuidado para não se frustrar, ok?
Contrate um advogado, corretor ou especialista para ler e analisar todo o contrato
E por fim, você terá o contrato para ler e assinar. Este costuma ser um passo pouco estudado, visto que as pessoas acabam decidindo por comprar, muitas vezes, de maneira emocional. Só que o racional é fundamental. E ler o contrato e entendê-lo é essencial.
Se você não conseguir compreender as cláusulas, não hesite em procurar um advogado ou um especialista para uma assessoria de interpretação do que você está assinando. Afinal, você não vai assumir compromissos que não quer assumir, não é mesmo?
Bons negócios!
Deixe seu comentário