Você já ouviu falar em cômodos multitarefas? Sabe do que se trata? Se ainda não, está mais do que na hora de você conhecer essa possibilidade! Isso porque este estilo de cômodo, além de muito produtivo, também otimiza espaço em sua casa.
Sendo assim, lhe convidamos a seguir em nosso guia para ficar por dentro de tudo sobre esta tendência.
O que são os cômodos multitarefas?
Os cômodos multitarefas, como o próprio nome nos dá a entender, são feitos para que possamos cumprir diversas atividades, ao longo do dia, em um mesmo espaço. É a arte de aproveitar os pontos altos de cada parte de nossa casa, otimizando espaço e garantindo mais funcionalidade e conforto para o dia a dia.
Um exemplo, seriam quartos estrategicamente divididos para que, além do espaço de descanso, com a cama, você também pudesse ter um canto de leitura, e outro para meditar, se alongar, praticar exercícios, etc. Cabe ainda uma escrivaninha de estudo para tornar o ambiente ainda mais completo.
Ou seja, os cômodos multitarefas são capazes de criar uma atmosfera agradável para diferentes obrigações, sem tornar nenhuma sobrecarregada ou cansativa. Mas sim, ligando uma possibilidade na outra, de maneira harmoniosa.
Por que são importantes?
Estes cômodos multitarefas são importantes pois tornam a casa mais funcional e prática. Além de que tudo terá um espaço específico para cada atividade, tornando-se tudo mais organizado e bonito.
Você poderá aproveitar cada cantinho de uma maneira mais estratégica, ampliando ambientes e tendo um dia a dia mais harmonioso e confortável.
Quais os benefícios?
Os benefícios dos cômodos multitarefas são inúmeros, e você poderá se deparar com as seguintes possibilidades:
- Mais organização: Já que você poderá criar espaços com mais de uma função, onde você saberá em que ambiente precisa estar para cumprir uma tarefa do dia. Por exemplo, filhos em idade escolar podem “bagunçar” a casa com material, caso não tenha um espaço de estudos específico para ali deixar os livros organizados.
- Otimiza espaço: Conseguir estudar um espaço de um modo que ele seja mais dividido e preparado pode, consequentemente, otimizar o mesmo. Afinal, você saberá o quanto deverá que dividir cada ambiente, e o quanto precisa para cada tarefa. Com isso, impede de haver exagero de espaço em um cômodo e falta em outro.
- Praticidade: Ter um ambiente preparado para cada atividade torna tudo mais prático. Voltando ao exemplo dos estudos das crianças, elas saberão que na escrivaninha terão tudo que precisam para estudarem, todos os dias. Tornando a rotina muito mais ágil e prática.
- Mais disposição: Você sabia que quando estamos em um ambiente projetado para uma atividade, que é organizado e preparado para isso, tendemos a ter mais disposição? Isso mesmo! Você conseguirá praticar exercícios, ler e estudar de uma maneira mais assertiva e efetiva.
- Preenche o tempo ocioso: Quando estamos muito tempo em casa, podemos nos deparar com algo um tanto quanto desgastante: o tédio. O tempo ocioso não é nada agradável, em nenhum momento de nosso dia a dia. Por conta disso, ao ter cômodos multitarefas você sempre terá uma atividade interessante para cumprir. E assim, a sua rotina fica preenchida de um jeito interessante.
- Traz novos ares para a sua casa: Criar ambientes multitarefas é, antes de qualquer coisa, transformar a sua casa de uma maneira positiva. Com isso, melhora o clima e a decoração de cada espaço.
Viu só como os benefícios são inúmeros? Agora, no entanto, está mais do que na hora de você aderir a este modelo de construção e organização, para assim deixar a sua casa perfeita para você.
Como transformar um cômodo comum em multitarefa?
Mas como você pode criar cômodos multitarefas em sua casa? Para isso, basta seguir um passo a passo simples e prático. Veja abaixo:
1- Entenda suas necessidades
Entender quais são as suas necessidades diárias é o primeiro passo. Para isso, você deverá colocar diretamente na ponta do lápis uma lista de todas as atividades que você costuma praticar em sua casa. Para lhe ajudar, fizemos uma lista de inspiração:
- Descanso.
- Momento de leitura.
- Alimentação.
- Meditação.
- Exercícios físicos.
- Oração.
- Estudos.
- Trabalhos diversos.
- Assistir a filmes e séries.
- Escrever.
2- Meça e divida os espaços
Com todas as suas atividades anotadas no papel, você deverá começar a medir cada cômodo da sua casa. Assim, você poderá anotar ao lado de cada atividade, a quantidade de espaço que você necessita. Por exemplo: para estudar, um pequeno canto com escrivaninha e cadeira já mais do que o suficiente.
Portanto, vá anotando todos estes insights, preenchendo os cômodos da sua casa. Veja o nosso exemplo:
- Quarto: Leitura, escrita, estudo, meditação.
- Sala: Assistir filmes e séries, praticar exercícios, fazer lanchinhos.
- Cozinha: Alimentação, organização e limpeza.
E assim por diante. Quando você conseguir dividir todas as suas tarefas em cômodos, poderá partir para o passo seguinte.
3- Invista em móveis multifuncionais
Entendido como serão divididos os seus cômodos multitarefas, é hora de investir em algo que poderá trazer bons frutos para o seu dia a dia: os móveis multifuncionais. Com isso, você poderá tornar tudo ainda mais organizado e interessante.
Por exemplo, que tal usar um pufe baú no canto da leitura e, dessa maneira, guardar os livros dentro dele? Assim você economiza um espaço e tanto, conserva os seus livros e ainda cria o seu cantinho aconchegante!
4- Busque auxílio de um profissional
Por fim, com tudo posto na ponta do lápis, você poderá ainda entrar em contato com um profissional. Desse modo, pode investir em móveis sob medida, e ainda criar uma decoração que deixe a sua casa ainda mais incrível.
Portanto, está na hora de se render as tendências de morar bem e assim criar cômodos multitarefas para dias mais rentáveis e interessantes. Vamos lá?
Deixe seu comentário