Aprender como reformar guarda-roupa é muito fácil. Afinal, tudo que você vai precisar fazer está associado, principalmente, com sua criatividade. Por isso, a reforma não será complicada e você poderá economizar bastante para deixar o móvel como novo.
Por isso, no artigo de hoje, vamos aprender o passo a passo de como fazer uma reforma competente, que deixe o guarda-roupa bonito e novo, de novo.
Acompanhe.
Como reformar guarda-roupa: Deixe-o como novo, gastando pouco!
Gastar dinheiro na hora de reformar guarda-roupa é muito comum. Afinal, você precisará, sim, comprar alguns itens indispensáveis para a reforma. No entanto, a economia pode surtir efeito justamente quando os materiais são otimizados e simples.
Para te ajudar, listamos estes 4 passos simples com ideias de reforma para personalizar seu guarda-roupa e deixá-lo do seu jeito. Veja:
- Faça a manutenção de gavetas, corrediças e pegadores;
- Passe uma lixa na tinta velha para removê-la por completo;
- Revestir o guarda-roupa com vinil adesivo;
- Revestir o guarda roupa com pintura;
Explicaremos em detalhes cada item a partir de agora. Continue lendo.
Faça a manutenção de gavetas, corrediças e pegadores
O primeiro passo que você deve considerar na hora de como reformar guarda-roupa, é pensar nos detalhes mais simples e que podem passar despercebidos, como as corrediças, dobradiças, etc.
Estas peças geralmente podem ser encontradas em lojas de materiais de construção a um custo bem baixo. Então, antes mesmo de colocar a mão na massa, faça uma análise completa do seu guarda-roupa e veja quais peças devem ser trocadas.
Faça testes em gavetas, portas e demais itens “metálicos” do guarda-roupa, para saber exatamente o que comprar. Desta forma, assim que você puder começar o serviço, já terá tudo que precisa em mãos e não deixará nada para trás!
Muitas vezes a maior parte da reforma vai ser justamente nestes aspectos mais “burocráticos”. Ou seja, você terá que parafusar, desparafusar, ajustar e tudo mais. Por isso, não deixe esta etapa pra trás, pois ela é muito importante, ok?
Passe uma lixa na tinta velha para removê-la por completo
Esta é uma etapa que pode dar bastante sujeira. Por isso, recomendamos que você leve seu guarda-roupa para uma área aberta e com ventilação. Mas, caso não consiga fazer isso, não há problema: dá pra fazer dentro de casa também.
Agora, é hora de lixar! Compre uma lixa simples, aquelas manuais, e comece a lixar todas as superfícies. Se preferir, poderá comprar uma máquina automática de lixar. Elas são bem simples de usar e vão deixar o trabalho mais rápido.
O importante é fazer a remoção de toda a tinta velha. Mas o mais importante, é remover imperfeições, como relevos e outras coisas.
Um dica bem legal para te ajudar a deixar a madeira lisinha, é corrigir furos e imperfeições com gesso. Basta fechar os buracos com a massa e fazer os acabamentos necessários para deixar a madeira lisinha novamente.
Caso não saiba aplicar gesso, veja este artigo aqui: Como preparar gesso para pequenos reparos.
Revestir o guarda-roupa com vinil adesivo
Agora é a parte mais legal: dar uma cara nova para o guarda-roupa. Afinal, reformar guarda-roupa é muito mais uma questão estética do que necessariamente mecânica. A gente o reforma para ele ficar mais bonito!
E uma das dicas para que ele fique lindo e do jeito que você sempre quis, é revesti-lo com vinil adesivo. Este é um material de revestimento muito prático e que se assemelha ao papel contact.
Você poderá encontrar inúmeras opções diferentes de vinil adesivo no mercado e poderá escolher aquela que mais faz sentido para o seu quarto. Existem cores neutras, estampas coloridas, com personagens ou desenhos geométricos.
Para aplicar, basta deixar a madeira bem limpinha (não pode haver pó de jeito nenhum) e, então, aplicar o vinil adesivo. Simples assim.
Revestir o guarda roupa com pintura
E por fim, mais uma opção de revestimento, é a tinta. Se você não quiser optar por revestir o guarda-roupa com vinil adesivo, poderá revesti-lo, então, com uma pintura comum.
Só que é muito importante que esta pintura seja feita com tinta spray ou outro método que não seja pincel, pois o pincel deixará marcas de cerdas e, talvez, o acabamento não fique tão bom.
Anote todas as dicas e mãos a obra!
Deixe seu comentário