Se você quer pintar janela de madeira e não sabe como fazer isso, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender como proceder com uma pintura de janela simples, fácil, rápida e sem complicação.
Mesmo que você nunca tenha pintado uma parede antes ou mesmo que você nunca tenha mexido com pintura em outras esferas, não se preocupe: você vai conseguir pintar a sua janela de madeira.
O passo mais importante, aqui, é não ter pressa e fazer as coisas com calma e organizar tudo antes mesmo de abrir a lata de tinta. Quando você organiza tudo antes, o trabalho é muito mais rápido e fácil.
E para entender como fazer isso, continue lendo!
Aprenda como pintar janela de madeira passo a passo
Para pintar janela de madeira de maneira prática e rápida, basta seguir este passo a passo.
- Passe uma lixa fininha para criar porosidade na madeira;
- Passe um pano úmido para retirar todo o pó da lixa;
- Faça o isolamento dos locais que não quer pintar;
- Comece a pintura com tinta esmalte;
- Passe uma segunda demão para o acabamento final;
Vamos explicar cada passo detalhadamente a partir de agora. Então, continue lendo, pegue lápis e papel para anotar as dicas e mãos a obra!
Passe uma lixa fininha para criar porosidade na madeira
O primeiro passo para que você possa pintar janela de madeira, é lixar a madeira em si. Afinal, sem lixar, a tinta dificilmente vai criar “pega” na madeira e, por isso, você terá que fazer muitas outras demãos depois.
Passe uma lixa bem fininha na madeira. Se a janela já tiver outra cor, você não precisa tirá-la. Lixar a madeira vai servir muito mais para criar uma porosidade, do que para remover a tinta antiga.
Por isso, você só precisa fazer movimentos circulares, só com a força do braço. Não precisa emprestar força demais para realizar este trabalho. Apenas a força necessária para deixar a madeira porosa.
Se a madeira for crua, você deverá lixar um pouco mais para tirar as farpas e fazer um acabamento melhor.
Veja alguns modelos de janela de madeira.
Passe um pano úmido para retirar todo o pó da lixa
O segundo passo para que você possa começar a pintar janela de madeira, é retirar todo o pó que a lixa criou. Este passo é fundamental para que a tinta fique “embutida” na madeira, e não apenas em cima do pó da lixa.
Se você não limpar o pó da lixa, a tinta vai começar a criar bolhas. E isto demandará um retrabalho: você terá que lixar de novo e começar a pintar de novo.
Passe o pano de baixo para cima, de modo que a madeira não fique muito úmida, mas que o pó possa grudar no pano e ser removido por completo.
Faça o isolamento dos locais que não quer pintar
Depois que a janela estiver pronta, lixada e limpa, é hora de começar a fazer o isolamento dos locais que não podem receber tinta. Esta é uma etapa fundamental para que você possa fazer um trabalho profissional.
Este isolamento pode ser feito com fita adesiva. Portanto, cole fita adesiva em todas as superfícies que não devem receber tinta, como trincos e outros locais – como a própria parede.
Veja como escolher uma boa tinta para casa.
Comece a pintura com tinta esmalte
Depois que as áreas estiverem isoladas, é hora de começar a fazer a pintura em si. Para isso, use tinta esmalte. Esta tinta vai criar uma sensação de que a janela está “plastificada”. Fica muito legal!
A cor vai depender do seu gosto pessoal. Escolha uma cor que combine com a decoração do ambiente!
Passe uma segunda demão para o acabamento final
E por fim, basta esperar a primeira demão secar para, então, passar a segunda e assim finalizar o trabalho de pintar janela de madeira. A tinta esmalte poderá ficar muito boa já na primeira demão. E a estrutura que estiver por baixo da nova tinta vai indicar quantas demãos você precisará dar.
Mãos a obra!
Deixe seu comentário