Aprender como limpar piscina é fundamental para que você possa mantê-la sempre em dia para o uso. Só que esta é uma tarefa que, muitas vezes, é complicada. Principalmente se a piscina estiver muito suja, a limpeza pode ser um verdadeiro desafio.
Por mais que haja serviços especializados para isso, muitas vezes você mesmo poderá realizar o trabalho e, assim, economizar um dinheiro com mão de obra.
Para te ajudar nisso, vamos entender, no artigo de hoje, como limpar piscina corretamente. Continue lendo.
Como limpar piscina: Passo a passo completo
A ideia de fazer uma piscina em casa pode ser o sonho de muita gente. Afinal, este pode ser um local amplo para os dias de folga e também para receber amigos.
Só que, ao ter uma piscina em casa, você terá que aprender, também, como limpá-la corretamente. É a partir da limpeza que a piscina ficará hábil para o uso e também continuará bonita. Afinal, uma piscina suja cria uma sensação de desconforto no ambiente.
Para te ajudar, separamos 5 dicas práticas para aprender como limpar piscina de fibra ou de concreto corretamente. Veja:
- Comece limpando as áreas externas da piscina – Cuidado para não levantar muito pó;
- Entre com a peneira para pescar as sujeiras flutuantes;
- Faça a escovação das laterais da piscina;
- Aspire a piscina lentamente e devolva a água limpa;
- Faça um tratamento na água para atingir o pH correto;
Vamos explicar o passo a passo em detalhes a partir de agora. Portanto, para aprender como limpar piscina corretamente, continue lendo.
Comece limpando as áreas externas da piscina – Cuidado para não levantar muito pó
Antes de mais nada, precisamos limpar as áreas externas da piscina. Ou seja: bordas e pátio. Por que isto é importante? Porque se você deixar para limpar a área externa no fim, toda a sujeira e pó vão cair dentro da piscina limpa!
Portanto, faça a limpeza da área externa de forma adequada, mas sem levantar muito pó e tomando cuidado para que a sujeira não entre na água. Depois, sim, você poderá partir para a limpeza da piscina em si.
Entre com a peneira para pescar as sujeiras flutuantes
Com a área externa já bem limpa e com a sujeira mais densa afastada das bordas da piscina, podemos começar a limpar a água em si. Para isso, você terá que começar com uma peneira específica para piscinas.
Vá passando a peneira lentamente em cima da água para remover todas as sujeiras flutuantes. Neste caso, você vai recolher folhas e demais elementos leves que estejam boiando na água.
Esta peneira você encontra em lojas do ramo. O ideal é que ela tenha um cabo bem grande para que você não precise entrar na água. Mas, para quebrar um galho, uma peneira de cozinha também pode ajudar. O importante é que as tramas sejam bem fechadinhas para que a sujeira não caia fora.
Faça a escovação das laterais da piscina
Agora que a sujeira mais densa e flutuante já foi toda recolhida, é hora de começar a fazer a escovação das bordas laterais da piscina. E aqui, você precisará tomar muito cuidado para escolher uma escova correta.
Evite usar escovas de aço ou que possam gerar pó ou escamas. Se estas partículas caírem na água, você corre o risco de ter que fazer a troca da água ou um tratamento demorado e cansativo.
Evite usar produtos químicos que possam contaminar a água. Recomendamos que você compre escovas e produtos de limpeza somente em lojas especializadas, ok?
Aspire a piscina lentamente e devolva a água limpa
Pronto, agora os processos iniciais da limpeza já estão prontos. No entanto, a parte mais demorada e complexa vem agora: você vai precisar aspirar toda a piscina!
Muitas lojas especializadas vendem aspiradores portáteis para este trabalho. Opte por um modelo adequado para o tamanho da sua piscina, seja ela de fibra ou de alvenaria.
O processo de aspirar a piscina é demorado e deve ser feito lentamente, para que a água não se movimente demais. Passe bem em todos os cantos da piscina. A sujeira mais densa e pesada vai afundar e ficar presa na parte inferior da piscina – e só o aspirador poderá removê-la.
Este tipo de aspirador vai jogar a água de volta na piscina e vai filtrar a sujeira. Por isso, é importante que você limpe o aspirador de tempos em tempos. Quando notar que a água já não está mais voltando com pressão, é hora de limpar o filtro.
Depois que você aspirar toda a piscina, deixe a água se acalmar para que o restante da sujeira assente ao fundo novamente. Passe o aspirador novamente e o resultado de limpeza será muito promissor.
Faça um tratamento na água para atingir o pH correto
Depois que a água estiver bem limpinha e sem nenhum tipo de sujeira visível, é hora de tratar a água. Muitas bactérias e microorganismos, mesmo que não sejam vistos, estão na água e precisam ser eliminados para que a qualidade da água seja boa.
Você pode usar alguns produtos para tratar a água, como:
- Cloro;
- Clarificantes;
- Barrilha leve;
- Redutor de pH;
- Algicidas;
Cada piscina vai precisar de um tipo específico de tratamento na água. Por isso, peça ajuda para o vendedor da loja em que você for comprar estes materiais.
Mas de maneira geral, você precisará medir o pH e ele precisa ficar entre 7,2 e 7,4. Se estiver fora disso, use os produtos corretos para o tratamento adequado.
Quantas vezes por mês limpar a piscina?
Limpar piscina não é fácil. É preciso agir durante a semana para que a água não fique em um estado de inutilização. Mesmo no inverno, a água da piscina precisa receber o tratamento adequado.
Por isso, é fundamental que você cuida da piscina pelo menos uma vez por semana – todas as semanas. Limpe a sujeira superior, aspire ela pelo menos uma vez a cada quinze dias e faça os procedimentos corretos com os produtos químicos.
Estes procedimentos vão te ajudar a ter uma piscina sempre limpa e sem acúmulo de trabalho. Vale mais a pena investir uma hora por semana para limpar a piscina, do que investir cinco ou seis horas em um único dia para um trabalho muito mais pesado e complexo.
Deixe seu comentário