Como financiar construção em terreno próprio? Essa modalidade de financiamento já é conhecida por algumas pessoas, sendo uma forma para realizar o sonho da casa própria ou até mesmo para construir casas para investimento. A partir do financiamento em terreno próprio você constrói do zero um imóvel com todos os detalhes necessários e crédito disponível para garantir o término da edificação.
Muitos bancos como a Caixa Econômica Federal e o Bradesco oferecem essa modalidade de financiamento, por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre o tema. Pensando nisso, separamos um artigo para explicar como financiar construção em terreno próprio, quais os requisitos, vantagens e muito mais.
Continue lendo o artigo do Tudo Construção.
Como financiar construção em terreno próprio – Entenda aqui
Para financiar construção em terreno próprio é preciso salientar, primeiro, que essa modalidade de financiamento não cobre 100% dos gastos com a construção. Assim como outros tipos de financiamentos imobiliários, o banco não libera 100% do valor do imóvel, apenas uma porcentagem.
No caso do financiamento de construção em terreno próprio, o valor do financiamento só é liberado após as medições na obra. Ou seja, durante a execução da obra um engenheiro responsável vai até o endereço para medir o andamento da construção.
O financiamento da construção em terreno próprio não pode ultrapassar mais de 30% da renda familiar, sendo assim, a margem desse tipo de financiamento gira em torno de 80% do total da construção.
Entenda como é feita a liberação do crédito
Mas afinal, como é feita a liberação do crédito para financiar construção em terreno próprio? Essa é uma dúvida que pode influenciar na escolha dessa modalidade de financiamento, portanto, entenda como o recurso funciona.
O financiamento de construção em terreno próprio funciona como uma modalidade de crédito liberada conforme cronograma e execução da obra. Dessa maneira, o primeiro passo é executar o planejamento do cronograma físico-financeiro entregue ao banco.
Feito isso, o perito ou engenheiro da instituição irá realizar as medições, atestando se o projeto foi executado conforme cronograma. Após a visita do perito, o responsável realiza a comprovação que alinha os fatos planejamento e execução, onde a instituição libera o dinheiro do financiamento.
Veja também financiamento Imobiliário Banco do Brasil.
Vantagens de financiar uma construção em terreno próprio
Existem vantagens de financiar uma construção em terreno próprio, alguns desses destaques separamos abaixo nos próximos tópicos. Confira!
Utilizar o saldo do FGTS para cobrir gastos
Uma das vantagens de financiar uma construção em terreno próprio é a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS para cobrir gastos. Assim como outras modalidades de financiamento, você pode utilizar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para financiar o restante da obra.
Projeto de edificação conforme suas necessidades
Outra vantagem é que o projeto de edificação pode ser feito conforme suas necessidades e gostos, ou seja, você tem liberdade de escolher o tipo de edificação, metragem, layout da planta e muito mais. Mesmo se você optar por casas geminadas para vender ou alugar, é possível trabalhar com a versatilidade desse tipo de financiamento de imóvel.
Personalização no prazo de execução da obra
Você poderá realizar a personalização no prazo de execução da obra, obtendo um prazo de execução conforme suas necessidades. Mas lembrando que o dinheiro do financiamento só é liberado após a liberação do perito, sendo que o cronograma físico-financeiro precisa estar alinhado. Caso o cronograma físico-financeiro não esteja em concordância, o pagamento do recurso pode ser reavaliado ou até paralisado.
Possibilidade de financiamento do terreno e construção
Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de financiamento do terreno e também da própria construção. Esse recurso é ideal para as pessoas que não têm o terreno quitado para a construção e necessitam realizar o quanto antes a execução da obra.
Documentos necessários para financiar construção em terreno próprio
Para garantir o financiamento, é indispensável que o contratante tenha os documentos necessários para financiar uma construção em terreno próprio. Confira a lista de documentos que devem ser enviados para análise como requisito de aprovação do financiamento:
- CPF sem restrições financeiras e score adequado para contratar o financiamento;
- Possuir renda familiar com 30% no máximo para pagar as parcelas;
- Entregar documentação pessoal atualizada como certidões e comprovante de estado civil;
- Documentos do terreno: certidão negativa do terreno, matrícula atualizada, projetos da obra aprovados e alvarás liberados;
- Entrega do cronograma físico-financeiro com todos os meses para a execução da obra e os gastos.
Esses são documentos básicos que a instituição financeira poderá solicitar, além de outros documentos necessários.
Bancos para realização do financiamento de construção
Os bancos para realização do financiamento de uma construção em terreno próprio são a Caixa Econômica Federal e o Bradesco. Essas duas instituições financeiras oferecem o mesmo recurso pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) com prazo de 25 anos para quitar o financiamento.
Além disso, os bancos como Caixa e Bradesco financiam até 80% da construção, sem incluir os gastos com mão-de-obra. Você pode encontrar essa modalidade de financiamento em outras instituições financeiras como as fintechs, que oferecem empréstimos e financiamentos menos burocráticos e com juros interessantes para seu orçamento de obra.
Cuidados acerca do tipo de financiamento
Assim como todo tipo de financiamento, é preciso tomar alguns cuidados. Veja a seguir, algumas dicas de cuidados acerca do financiamento de uma construção em terreno próprio.
Fique atento à documentação
Reúna todos os documentos solicitados pela instituição financeira, prestando bastante atenção àqueles com datas atualizadas. Se estiver fazendo negócio com imobiliária, não se esqueça de checar as credenciais do corretor e acompanhe de perto os trâmites do processo. Se estiver negociando diretamente com o proprietário do terreno, talvez seja interessante consultar um advogado para auxiliar na negociação.
Faça um planejamento de obra
Como vimos acima, o cronograma físico-financeiro é de extrema importância, sem ele, não será aprovada a sua análise de crédito. A dica é se organizar para realizar o cronograma de obra, pensando na compra dos materiais, contratação de mão-de-obra e serviços terceirizados.
Tenha um planejamento financeiro
Para que tudo saia corretamente, ter um planejamento financeiro é essencial. Mesmo que a obra seja financiada, é preciso ficar atento ao cronograma.
Ao financiar uma construção em terreno próprio não estará incluso a mão-de-obra, por isso, todos os processos deverão estar bem alinhados e organizados conforme suas expectativas.
Deixe seu comentário