Sabia que você pode ter uma pequena horta em um cantinho da sua cozinha, na parede da área de serviço ou até mesmo em um pedacinho da sua varanda ou sala? Basta criar uma horta vertical suspensa, opção disponível inclusive para quem mora em apartamentos e casas de espaço reduzido.
Práticas, bonitas e muito fáceis de fazer, as hortas verticais facilitam o acesso a hortaliças frescas e de alto valor nutritivo, contribuindo também para a preservação do meio ambiente, já que para desenvolvê-las são utilizados materiais reaproveitáveis, que se descartados incorretamente trariam problemas para a água, o solo e o ar.
Além disso, as hortas suspensas ajudam a garantir uma boa economia, pois ao invés de ir ao supermercado e à feira para adquirir alimentos geralmente mais caros, você vai produzir os seus próprios alimentos saudáveis em casa.
Materiais necessários para a Horta Vertical Suspensa
Uma das principais tendências em paisagismo, a horta vertical é também uma opção interessante para escolas e escritórios, podendo trazer diversas opções de hortaliças e vegetais que ajudam a montar um cardápio saudável.
O ideal é que ela seja cultivada em locais ventilados e com acesso a água facilitado, em que a luz do sol esteja disponível pelo menos três horas por dia. Também é essencial ter disciplina ao cuidar das plantas, para que elas se desenvolvam bem.
Agora que você sabe desses detalhes, confira a lista de materiais para fazer uma horta vertical suspensa:
- Escada de madeira em bom estado, grade, latas, canecas ou garrafas PET;
- Barbantes, arames ou fios;
- Parafusos, pregos ou ganchos;
- Sementes e mudas;
- Terra.
Passo a passo
Como fazer horta em casa? Confira, a seguir, o passo a passo para fazer horta vertical suspensa.
- Escolha o recipiente em que vai fazer a sua horta suspensa, como a garrafa PET, por exemplo, e faça pequenos furos na parte inferior, para o escoamento da água.
- Coloque terra até a metade do recipiente, e disponha as sementes escolhidas ou mudas. A seguir, complete com a terra, deixando espaço de 1 a 2 cm da borda (se usar mudas, cubra apenas a raiz).
- Para uma horta na parede, use telas de metal para amarrar uma garrafa PET ao lado da outra, ou uma acima da outra (nesse caso, será possível aproveitar, nas garrafas de baixo, a água escoada das mudas de cima).
- Se você prefere uma horta suspensa no teto, faça três ou quatro furos na borda da garrafa, amarre fios ou arames neles e prenda-os em ganchos no teto (da cozinha, por exemplo).
- Prefere uma maior mobilidade? Coloque as garrafas, potes ou vasinhos nos degraus de uma escada de madeira e apoie-a na parede. Essa versão permite que você mude a horta de lugar, evitando que ela tome sol em excesso.
Viu como é fácil fazer horta suspensa para usar em diferentes locais? Depois de criar a sua horta, não se esqueça de cuidar muito bem dela, para aumentar a sua vida útil. Tenha atenção à rega (algumas hortaliças exigem mais água, enquanto outras nem tanto) e coloque pratinhos cheios de areia por baixo da horta, caso não haja local para a água escoar.
Exemplos
Para lhe ajudar a escolher o modelo ideal, abaixo você encontra alguns modelos para começar e fazer em casa. Pode usar sua imaginação e usar materiais recicláveis ou não.
Diante de tantos modelos de horta vertical suspensa, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer em casa! Sem preguiça e mãos a obra.
1 comentário
Gostei da criactividade. Penso que posso utilizar o meu espaço para plantio de vegetais. Adorei essas ideias.
Muito Obrigado.