Que tal aprender a como fazer uma brinquedoteca em casa de maneira simples e fácil? E assim, transformar a rotina das crianças, mantendo-as entretidas e em constante desenvolvimento cognitivo com um espaço feito especialmente para elas? Então não deixe de acompanhar este guia completo que preparamos para você!
Acompanhe a seguir e saiba mais.
Por que fazer uma brinquedoteca em casa?
Antes de aprender a como fazer uma brinquedoteca em casa, queremos que você reflita um pouco sobre a importância do espaço. Muita gente acha que é apenas uma “regalia” para as crianças, o que não é verdade. Ter uma brinquedoteca induz diversos benefícios para toda a família, sendo eles:
- Mais organização: Só quem é mãe e pai sabe da desorganização que os brinquedos espalhados podem deixar em casa. Quando há um espaço especial para as brincadeiras, a tendência é que tudo fique mais ajeitado.
- Desenvolvimento cognitivo: Com um espaço específico para as crianças, você poderá elaborar alguns cantinhos lúdicos interessantes que são responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo do pequeno.
- Entretenimento: Ter um espaço para brincar dentro de casa é muito importante para manter o entretenimento das crianças, especialmente quando elas passam o dia inteiro sem sair (como nas férias, por exemplo).
Estas são algumas vantagens que podemos citar, mas, sabemos que um espaço específico para as crianças pode ser responsável por criar responsabilidade nas mesmas (para organizarem as coisas), estimula a criatividade, gera privacidade, conforto, bem estar, dentre outros benefícios.
Veja mais: Horta dentro de casa: Como fazer e dicas
Como fazer uma brinquedoteca em casa
Agora que você já pôde entender porque a brinquedoteca é uma ótima ideia para a sua casa, é hora de aprender a fazer uma em casa. Acompanhe e entenda.
1- Elabore um plano
Antes de qualquer coisa, você precisa de um plano. Se você tem mais de uma criança em casa, precisará de um espaço um pouco maior. Lembre-se também que é importante considerar a visita de amigos e, portanto, o espaço também não pode ser muito pequeno.
Além disso, procure por um espaço que tenha entrada de sol e circulação de ar, a fim de manter o ambiente sempre agradável e saudável para a criança. Planeje a mudança que acontecerá nos cômodos em sua casa, para que tudo se adapte da melhor maneira possível.
2- Pense no efeito lúdico
Quando você encontrar o espaço perfeito em sua casa, é hora de pensar no efeito lúdico da disposição de móveis. Para isso você pode investir em quadros negros, espaços para desenhos e pinturas, entre outros cantinhos, como de leitura, descanso, organização de brinquedos, etc.
É importante que você invista em bastante brinquedos, mas, que permita que haja a disposição equilibrada dos mesmos. Abaixo falaremos sobre isso.
Leia mais: 10 Formas de Aquecer sua Casa no Inverno
3- Deixe os brinquedos à disposição
Seguindo o tópico anterior, é preciso que você deixe os brinquedos à disposição da criança, desde que haja uma organização consistente para tal finalidade. Ou seja, não adianta deixar TUDO amostra, pois assim a criança poderá simplesmente querer tirar tudo do lugar e não irá se atentar à nenhuma atividade.
Além disso, é preciso que você crie uma lógica acessível. Você pode, por exemplo, investir tanto em armários, quanto em nichos, a fim de fazer com que a criança escolha um ou dois brinquedos para se divertir.
4- Invista em um bom revestimento e iluminação adequada
Não importa qual seja a idade da criança, elas sempre irão brincar no chão e isso é extremamente saudável. Porém, é preciso que você escolha um bom revestimento para o piso a fim de garantir o conforto e bem estar do pequeno.
Pois não dá para apostar em um granito rosa que seja super gelado, não é mesmo? Tampouco em um carpete que pode ser sujado por tintas e outros materiais. Dessa maneira, estude possibilidades como madeira, taco, piso térmico, etc.
5- Nichos e prateleiras são bem vindos
Outro forma de manter tudo sempre no lugar e organizado é investindo em nichos e prateleiras. Dependendo da altura que você colocar as mesmas, elas podem não só servir para a organização, como também poderão ser utilizadas para a diversão das crianças.
Um nicho poderá, por exemplo, virar uma casinha de boneca, desde que esteja em uma altura adequada para a criança.
6- Mantenha sempre a organização
Por fim, lembre-se de sempre manter a organização. Afinal, saber como fazer uma brinquedoteca em casa está diretamente relacionado com criar um espaço harmonioso, organizado e limpo para os seus filhos sempre se divertirem no dia a dia.
Dicas adicionais
Agora que você já sabe como fazer uma brinquedoteca em casa, vamos ainda lhe dar algumas dicas adicionais para lhe ajudar a deixar o espaço sempre interessante e atrativo para os pequenos.
-
Faça uma troca recorrente de brinquedos
É muito importante que você faça uma troca, ou então, um “rodízio” de brinquedos de um modo frequente. Assim você estimula a criatividade da criança, além de evitar o tédio na mesma que sempre verá a mesma organização na sala de brinquedos.
Leia também: Bancada para Quarto – Fotos de diferentes modelos
-
Utilize cores para estimular a criança
É muito interessante você utilizar cores atrativas em pontos estratégicos, como nas mesinhas e cadeiras, nas almofadas, nos tapetes, enfim! Porém, cuidado com a poluição visual: o excesso poderá sobrecarregar o ambiente e deixar tudo muito estimulante, desenvolvendo até o estresse no pequeno.
-
Experimente criar circuitos
Para estimular ainda mais o desenvolvimento dos seus filhos, experimente criar circuitos para os mesmos. Ou seja, crie um caminho que ele possa explorar para descobrir novas possibilidades. Você pode criar túneis, tapetes sensitivos, entre outras atividades.
-
Lembre-se de estimular todos os sentidos
Para que a criança tenha uma experiência de qualidade, você pode estimular todos os sentido da mesma de diferentes maneiras. Desse modo, lembre-se de investir em lixas, para o tato, perfumes para o olfato, e assim por diante…
Porém, cuidado novamente com os excessos, ok? É preciso equilíbrio, não sobrecarregue os sentidos dos pequenos.
-
Mantenha a limpeza do local
Independente da idade da criança, o local deve permanecer sempre bem limpo e organizado. Especialmente no caso de crianças pequenas, você deverá evitar que haja sujidades no chão que possam ser prejudiciais para a saúde da mesma.
-
Cuide da segurança da criança
E por falar em sujidades, cuide da segurança da criança como um todo. Para isso, dê uma olhadinha nas quinas, nas alturas, nas tomadas, enfim! Crie um ambiente seguro para que a criança possa explorá-lo sem grandes complicações.
Como fazer uma brinquedoteca em casa: 15 modelos incríveis
Veja a seguir 15 modelos de brinquedoteca em casa para lhe inspirar.
Tantas opções lindas, não é mesmo? É hora, portanto, de pôr a mão na massa para criar algo lindo e único em sua casa. Aposte nas inspirações e crie um espaço para o desenvolvimento das crianças.
Leia mais: Quarto Gamer – Setup ideal para seus jogos
Deixe seu comentário