A maquete é bastante utilizada em trabalhos de escola e outros tipos de apresentações, possibilitando representar um ambiente real em escala reduzida. Quer aprender a fazer maquete? Então, não deixe de conferir as dicas e o passo a passo a seguir!
Feitas de papelão, isopor, madeira, gesso e outros materiais, as maquetes também são utilizadas por construtoras para apresentar, aos seus clientes, novos projetos de casas e condomínios cuja construção está para ser iniciada.
Com as novas tecnologias, as maquetes digitais, feitas em softwares de computador, já são bastante utilizadas, mas a clássica versão da miniatura, em papel ou isopor, ainda tem o seu lugar de destaque.
Passo a passo para fazer maquetes
Como fazer maquetes? Se você vai colocar a mão na massa e preparar a sua própria miniatura, confira o passo a passo abaixo, muito útil para aprender a fazer maquetes de casas.
- Passo 1: Antes de começar o projeto, você deve ter em mãos uma imagem da casa que deseja representar.
- Passo 2: Escolhida a imagem, defina de que será feita a base da maquete (caixa de papelão, compensado de MDF, folha de isopor, etc.).
- Passo 3: Com a base pronta para iniciar o trabalho, marque nela o local onde ficará a casa. Se houver outros itens que serão representados, como piscinas, quintais ou galpões, por exemplo, também é bom marcá-los na base.
- Passo 4: Agora, é a hora de montar a casa. Para fazer a estrutura, é possível usar papelão, palitos de picolé ou isopor. Se quiser um modelo mais elaborado, com divisão de cômodos, inspire-se em plantas de casas disponíveis na internet. E caso tenha dificuldade, vale apelar para as peças de montar, como o Lego.
- Passo 5: Terminada a estrutura da casa, use papel crepom para fazer o jardim, palitos para fazer árvores e cercas e papel cartão ou cartolina para as ruas.
- Passo 6: Quer dar um toque mais realista à maquete? Use terra, folhas e pequenas vasilhas com água (pode ser aquelas vasilhas de casinhas de boneca), em determinados pontos.
- Passo 7: Carrinhos de brinquedo e pequenas figuras de animais, além de pequenos bonecos de brinquedo, também podem ser usados na maquete, finalizando o trabalho.
Dicas importantes
Para uma maquete mais bem feita e parecida com a casa real, não se esqueça de fazer o telhado (com papelão ou palitos) e de colocar alguns detalhes do imóvel. Para pintar a casa e as marcações da rua, você pode usar tinta acrílica para artesanato ou tinta guache.
Outra dica essencial é tomar muito cuidado na hora de transportar a maquete, para que o seu trabalho não seja desfeito em poucos segundos. O ideal é que ela seja transportada em um carro, para evitar quedas, mas se tiver que levá-la no ônibus tente colocá-la em uma caixa grande e bem fechada.
Essas dicas também podem ser usadas para produzir diversos tipos de maquete escolar, bastando substituir a casa pelos imóveis ou objetos que precisam ser representados no trabalho.
Modelos de maquetes
Veja alguns modelos de maquetes para inspirar o seu trabalho.
3 Comentários
Olá Boa Tarde !!!
como fazendo quero Maquete de isopor de casas
Gmail conversar cambrina
trablhei projetos de engenharia e arquitetura.
Boa noite! Meu filho irá confeccionar uma maquete parecida com essa do site para a feira de ciências da escola. Vocês poderiam me indicar materiais recicláveis que podem ser usados para fazê-la? O tema é matrizes Energéticas. O projeto de vocês ficou show. Agradeceria imensamente as dicas!!
PS: Maquete com objeto para gerar energia eólica.