No artigo de hoje, vamos aprender como fazer escada de madeira simples, fácil e prática para usar no dia-a-dia. Afinal, a gente sabe que este é um dos utensílios mais práticos e importantes para usar nas mais diversas atividades, não é mesmo?
Portanto, continue lendo e, com poucos materiais e com alguma dedicação, hoje mesmo você poderá fazer a sua escada de madeira em casa.
Vamos lá?
Aprenda como fazer escada de madeira passo a passo
Este aqui é o passo a passo básico para aprender como fazer escada de madeira. Veja:
- Defina a altura da escada (cuidado para não ser muito alta) e corte os sarrafos laterais;
- Corte os degraus e coloque-os com 35cm de espaço entre um e outro;
- A parte de baixo da escada precisa ser mais larga;
- Faça os degraus encaixados – Evite pregá-los de maneira muito rígida;
- Faça um acabamento com lixa e verniz;
Não se preocupe: falaremos sobre cada uma das etapas detalhadamente a partir de agora. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Caso seja do seu interesse, veja também como fazer vasos de madeira.
1- Defina a altura da escada (cuidado para não ser muito alta) e corte os sarrafos laterais
O primeiro passo que devemos levar em consideração para aprender como fazer escada de madeira, é ter cuidado para que ela não seja muito alta.
A altura, neste caso, pode ser um fator impeditivo para construir uma escada segura, visto que a madeira precisa receber alguns tratamentos e cortes especiais para que a escada possa ser alta (as vezes, até uma escada extra encaixada será necessária para fazer uma emenda).
Ao cortar os sarrafos, opte por um corte vertical, de modo que a fibra da madeira fique bem rígida. Evite usar sarrafos muito finos e na horizontal, pois esta posição pode fazer a escada quebrar caso receba peso, ok?
2- Corte os degraus com 35cm de espaço entre um e outro
O segundo passo para aprender como fazer escada de madeira, é cortar os degraus. Estes, da mesma forma que os sarrafos laterais, precisam ter um corte de forma que a fibra da madeira não fique frágil.
Opte por um espaçamento de 30 a 35 centímetros entre um degrau e outro, para que a subida não seja um problema e, tampouco, a descida.
3- A parte de baixo da escada precisa ser mais larga
Você já reparou em algumas escadas de madeira que a sua parte inferior é mais larga do que sua parte superior? Isto acontece por um motivo: segurança e estabilidade.
Portanto, considere fazer a escada de maneira que os primeiros degraus sejam maiores do que os últimos. Assim, a sua escada terá uma curvatura (ela ficará mais aberta) na parte inferior, o que fará com que ela tenha mais suporte no chão.
Esta abertura pode ter de 10 a 15 centímetros a mais do que a largura padrão da escada, ok?
E por falar em madeira, talvez este artigo seja do seu agrado: É possível construir prédios de madeira?
4- Faça os degraus encaixados – Evite pregá-los de maneira muito rígida
Por mais que a gente queira fazer uma escada segura e rígida, é importante que os degraus tenham algum tipo de maleabilidade. Ou seja, você não precisa fazer os degraus soltos – mas eles não podem estar totalmente rígidos de maneira que possa causar rachaduras.
Portanto, evite pregar os degraus e opte por um encaixe. Faça furos no sarrafo lateral de modo que o degrau possa ser ali encaixado. No entanto, se você preferir pregar os sarrafos, também poderá. Só que evite pregos muito espessos e muito próximos a lateral do degrau – pois o degrau poderá rachar.
5- Faça um acabamento com lixa e verniz
E por fim, é hora de fazer os acabamentos. Para fazê-lo, você poderá lixar a escada e aplicar verniz. Assim a escada ficará bem bonita e será uma ferramenta de trabalho pronta para ser usada.
Se você não sabe muito bem como aplicar verniz, este artigo vai te ajudar: Como aplicar verniz corretamente. Aproveite as nossas dicas e coloque-as em prática!
Deixe seu comentário