Você sabe o que é o contrapiso? Esse é um item que tem como principal função deixar regular a base da obra, do chão, antes da aplicação do piso. O contrapiso é usado para regular a base e ajuda no caimento da água de forma adequada.
Como fazer contrapiso: Do que o contrapiso é feito?
Antes de aprender como fazer o contrapiso saiba que ele é feito de argamassa, formado por água, cimento e areia, com um pouco de uma medida de cimento para aplicação de um quatro de areia. O ideal é colocar no contrapiso areia média, sempre peneirada para fazer a eliminação de impurezas. A água precisa ser adicionada de pouquinho em pouquinho, até ter uma massa úmida, com uma consistência parecida como uma farofa.
Ferramentas necessárias
- Uma pá,
- um carrinho de mão,
- uma colher,
- uma enxada,
- um soquete,
- um sarrafo,
- uma desempenadeira
- uma régua de alumínio.
Aprenda a fazer o passo a passo do contrapiso
– Passo 1
Depois de limpar a base e remover o restante da argamassa que vai sobrar, os entulhos para fazer a base ou qualquer outro componente usado para dar aderência, comece fazendo a transferência de nível sempre usando um nível de mangueira (ou outro item que possa usar para isso) sempre partindo do nível com sendo a referência.
– Passo 2
É necessário ter em mãos uma trena, pois isso, faça a marcação da altura do contrapiso. É necessário que fique reto para evitar desnível.
– Passo 3
Depois que a superfície estiver mais limpa coloque uma mistura de água e com bianco na área aonde as taliscas precisam ser executadas.
– Passo 4
Em cima da mistura é necessário jogar um pouco de cimento.
– Passo 5
Nesse momento é necessário pegar o vassourão para que possa escovar a massa. Essa mistura é a que vai dar aderência entre a laje e o contrapiso.
– Passo 6
Nesse passo você precisa colocar a argamassa em cima da superfície.
– Passo 7
Após nivelar a argamassa adicione a talisca uma peça de cerâmica ou até uma madeira.
– Passo 8
Observe o detalhe. Com o auxílio da trena e prevendo o caimento no sentido dos ralos, conforme o projeto confira a altura do nível do contrapiso. Faça as outras taliscas do local.
– Passo 9
Estique um fio e veja a altura da taliscas.
– Passo 10
Coloque em cima de toda a base e a mistura de aditivo e água.
– Passo 11
Polvilhe em cima da massa cimento.
– Passo 12
Com a ajuda do vassourão é necessário escovar toda área.
– Passo 13
Nesse momento coloque em cima a farofa do contrapiso.
– Passo 14
Com o auxilio de uma enxada, vá fazendo o preenchimento dos intervalos que ficaram entre as taliscas, espalhando sempre a argamassa em movimentos bem continuados, tudo para que não acontece uma secagem mais rápido.
– Passo 15
Pegue um soquete de madeira e comece a compactar a argamassa. Deixe bem nivelado e somente depois disso pare.
– Passo 16
Depois de fazer a compactação da argamassa, coloque uma régua grande de madeira nas taliscas e faça o movimento de vai e vem.
– Passo 17
Precisa sarrafear (passar no movimento de vai e vem a régua) a sobra até que a superfície chegue a níveis das faixas em cada parte do contrapiso.
– Passo 18
Sobre falhos e pequenos buracos, coloque um pouco de argamassa e nivele a superfície até ficar totalmente lisa.
– Passo 19
A massa pode ficar empenada e você pode ir desempenando e dando o acabamento para que fique bem lisinho.
– Passo 20
Deixe descansar por seis horas e estará finalizado.
Deixe seu comentário