Aprender a como evitar insetos no banheiro não é apenas uma atitude para gerar conforto e bem-estar para que você se sinta bem neste cômodo da casa. É uma atitude, também, higiênica. Afinal, estes bichinhos somente aparecem no banheiro, caso haja algum ambiente favorável a sua proliferação, como esgoto ou sujeira parada.
Mesmo que você faça uma limpeza profunda no seu banheiro todas as semanas, saiba que isto geralmente não será o suficiente para que os locais menos acessíveis, como os encanamentos, fiquem limpos.
E para que você possa entender tudo sobre o tema e evitar as mosquinhas, mosquitinhos ou insetos que se criam no banheiro, acompanhe o artigo de hoje.
Como evitar insetos no banheiro: Acabe com as mosquinhas
Você já viu aquelas mosquinhas bem pequenas, que não fazem mal a ninguém, parece que pesam menos do que o próprio ar e que vivem dentro do box ou nas paredes do banheiro? Pois bem, se elas estão aí na sua casa, significa que algum lugar está sujo.
Isso mesmo. Estes insetos se criam através da alimentação de matéria orgânica que está presente no esgoto. Ou seja, por mais que você mantenha o seu banheiro bem limpo, há algo que ainda não está totalmente higienizado: o encanamento!
O ato de desentupir encanamento, muitas vezes, garante que estes insetos não se alojem por ali e comecem a criar suas famílias. Só que quando o encanamento está a ponto de desentupir, significa que já houve tempo suficiente para a proliferação de vida por ali – as famosas mosquinhas de banheiro.
Para eliminá-las, você precisará seguir as nossas dicas abaixo. Continue lendo.
Identifique a hospedagem dos insetos
O primeiro passo para entender como evitar insetos no banheiro, é descobrindo da onde eles estão vindo. Você pode fazer um teste aí na sua casa: mesmo que você feche todas as portas e janelas do banheiro, no dia seguinte, pode ser que o local estará cheio de mosquinhas.
Isto ocorre porque estes insetos vivem no esgoto. Ou seja, no encanamento do seu banheiro. Toda vez que a água da pia ou do chuveiro escorre pelo ralo, ela deixa por ali, também, muita matéria orgânica, como sujeira da sua pele ou cabelo. E isto é um alimento farto para que as mosquinhas cresçam com muita saúde.
Portanto, para saber da onde elas estão vindo, basta identificar qual é o encanamento mais próximo. Afinal, elas não saem para muito longe de casa, pois são bem sensíveis fora do seu habitat natural.
Outra dica bem legal para descobrir de onde elas estão vindo, é: cole uma fita no ralo, de modo a deixar metade do ralo aberto e metade fechado. Depois de alguns dias, você retira a fita e veja se há algum inseto colado nela. Se houver, significa que é dali que eles estão vindo.
Faça uma limpeza profunda no encanamento
O segundo passo depois que você identificou o encanamento infestado, é fazer uma limpeza. Isto pode ser feito de várias formas: com cloro, água sanitária, desinfetantes e produtos específicos para eliminação de insetos de banheiro, que você pode encontrar em lojas de produtos químicos para limpeza.
Esta limpeza precisa ocorrer de maneira bastante completa, de modo a remover toda a sujeira do encanamento. Antes de inserir qualquer produto no ralo para abrir o encanamento, você pode jogar de 3 a 4 litros de água quente. Isto faz com que a sujeira amoleça. Logo, a remoção será muito mais fácil.
Cuidado para não usar produtos que possam corroer o PVC, ok? Leia nosso artigo sobre como desentupir encanamento para saber mais sobre isso.
Previna a sujeira nos ralos usando coletores de matéria orgânica
Uma forma bem simples e prática de como evitar insetos no banheiro, é usando coletores de matéria orgânica nos ralos. É como se fosse uma cestinha ou um coador, que deixa a água passar mas mantém a sujeira por ali, de modo a não entupir o ralo e trazer insetos para dentro de casa.
Para algumas pessoas, isto pode parecer um pouco estranho. Mas acredite: ajuda muito a manter o seu encanamento limpo e livre de pestes que poderiam se criar por ali. Você pode usar no ralo do chuveiro e da pia, de modo a retirar e limpar todas as semanas, jogando a matéria orgânica no lixo.
Este tipo de produto ajuda, também, a evitar o mau cheiro nos ralos, visto que o encanamento não vai acumular sujidades.
Mantenha o rejunte do piso do banheiro sempre em dia
Esta é uma dica que vai melhorar, inclusive, as questões estéticas do seu banheiro: mantenha sempre os rejuntes da cerâmica bem fechadinhos, de modo que ali não se crie um vão que possa acumular sujeira e, consequentemente, proliferar insetos, como as mosquinhas.
Não deixe água parada em canaletas ou frestas do banheiro
E por fim, você ainda pode fazer uma busca por locais em que fique água parada no banheiro. Afinal, o banheiro é um lugar úmido e, quanto mais você conseguir mantê-lo seco, mais higiênico ele vai ser.
Dica: use um secador de cabelos para secar os ralos da pia e do chuveiro todos os dias antes de ir dormir. Assim, você evita que o local tenha água parada por muitas horas, fazendo com que as mosquinhas não se criem por ali.
Deixe seu comentário