Para escolher o melhor terreno para comprar ou construir, não basta simplesmente aceitar a primeira oferta que você tiver na mesa. Na verdade, este é um processo que deve ser feito com calma e com muito estudo, de forma que você possa definitivamente fechar o melhor negócio.
Ter um terreno, muitas vezes, é um estímulo bem grande para quem está planejando a casa própria. Afinal, com o terreno, você poderá construir e ir planejando a sua casa aos poucos, com calma e com dedicação. O que é bastante saudável para não se endividar e conseguir fazer algo que você sempre sonhou.
Inclusive, se você quiser se inspirar um pouco, leia nosso artigo com Plantas de Casas. Mas se você quer saber exatamente o que considerar para comprar o melhor terreno, continue lendo!
Como escolher o melhor terreno para comprar e construir
O processo de escolha e decisão pelo melhor terreno para comprar e construir, passa muito pelo fator financeiro de cada pessoa. Ou seja, você não pode comprar um terreno que foge totalmente das características financeiras que você se propôs a investir. Caso contrário, o cronograma da obra pode atrasar.
Só que além disso, é preciso pensar também em critérios de gostos pessoais e também alguns critérios técnicos, para não comprar gato por lebre. E uma das primeiras dicas que podemos dar aqui, é: desconfie de preços muito baixos. Um terreno muito barato pode sair caro, pois ele pode estar cheio de limitações para construção.
Veja algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor terreno:
- Verifique a topografia do terreno e acrescente isto aos custos da obra;
- O solo precisa ser sondado e estudado;
- Veja o tamanho útil do terreno, considerando recuos e limitações;
- Observe a vizinhança, estrutura do bairro e posição do sol;
- Cuidado com terrenos com matas nativas ou áreas protegidas;
- Observe todas as dívidas e documentações do terreno;
Quer se aprofundar um pouco mais nestes detalhes e saber exatamente o que levar em consideração? Então, continue lendo o artigo, pois é justamente isso que vamos entender a partir de agora.
Verifique a topografia do terreno e acrescente isto aos custos da obra
O primeiro passo para que você possa escolher o melhor terreno para comprar e começar a construir, é observar a topografia. Nem todos os terrenos planos são as melhores opções para construção, e nem todos os terrenos inclinados são as piores alternativas.
Ou seja, você pode comprar um terreno bem interessante, mesmo que este esteja em um aclive. Ou, poderá comprar um terreno pouco utilizável, mesmo que este seja planificado.
A questão aqui é entender exatamente qual é o seu projeto e o quanto você quer investir na sua casa. Haja vista que terrenos em morros podem precisar de um investimento um pouco maior para aterros e planificações. Ou, você pode explorar a estrutura da obra para construir no terreno mesmo que em aclive.
Por outro lado, os terrenos planos parecem mais satisfatórios e fáceis de construir. Só que se houver nascentes, muitos recuos ou estiver em um local que pode sofrer com enchentes, talvez ele não seja a melhor opção – mesmo que seja plano.
Estude as características de acordo com o projeto e coloque pontos positivos e negativos na balança. É fazendo isso que você encontrará valor em um bom negócio.
Leia também nosso artigo sobre como conseguir o alvará para construir.
O solo precisa ser sondado e estudado
Simplesmente começar a construir em cima de um terreno é, sem dúvida nenhuma, uma das piores coisas que você pode fazer. Afinal, você não sabe como é o terreno, o que tem por baixo e qual é a estrutura física dele – características importantíssimas para o projeto da obra em si.
Portanto, o solo precisa ser sondado e estudado a fundo – literalmente. Pois é somente assim que você poderá saber qual deve ser a profundidade do fundamento, que tipo de estrutura fazer e que tipo de concreto utilizar. O fundamento é o passo número zero da obra e pode levar bastante tempo até ficar pronto. Só que depois disso, a construção estará muito mais segura!
Contratar uma empresa de sondagem de terrenos pode ser um investimento recusável. Mas para projetos sólidos e feitos da forma certa, será indispensável. Inclusive, algumas prefeituras tornam este processo obrigatório para conseguir o alvará de construção.
Veja o tamanho útil do terreno, considerando recuos e limitações
Você sabia que se você escolher o melhor terreno da sua cidade, mesmo assim, pode ser que ele não seja tão bom assim? Por exemplo, se o terreno tiver muitas limitações e recuos, pode ser que você não tenha área útil suficiente para construir a sua casa.
Portanto, é de suma importância que você veja o tamanho útil do terreno, considerando rios, recuos por conta de rodovias e recuos com relação a limitação do terreno lateralmente. Isso tudo você poderá conseguir através dos documentos do terreno, que estarão nas mãos da imobiliária ou com o proprietário – caso opte por comprar de forma particular.
Nunca projete uma casa ou um sonho sem ter em mente as limitações que o terreno impõe, ok? Afinal, isto pode gerar muita frustração, pois são regras que precisam ser seguidas. Construir sem respeitar estas regras pode fazer a prefeitura embargar a obra e até mesmo fazer a demolição da sua casa!
Observe a vizinhança, estrutura do bairro e posição do sol
Esta é uma condição totalmente subjetiva, mas que precisa ser considerada para escolher o melhor terreno para comprar e construir. Afinal, você não pode mudar o terreno de lugar. Por isso, você precisa gostar do local e precisa, também, se sentir bem com relação a vizinhança, estrutura do bairro e até mesmo a posição do sol!
Projetos de arquitetura que priorizam luz natural e uma utilização adequada do terreno, podem fazer com que qualquer terreno seja verdadeiramente útil e legal. A valorização do imóvel passa, também, por este tipo de planejamento.
Por exemplo, você pode construir a casa de maneira que o sol invada o ambiente pela manhã. Ou, na parte da tarde. Isto é realmente incrível e deixa o imóvel fantástico.
Cuidado com terrenos com matas nativas ou áreas protegidas
Se você encontrou um terreno muito barato, mas que precisa receber a poda ou o corte de algumas árvores, desconfie. Afinal, pode ser que o terreno tenha várias proteções ambientais e limitação de cortes de árvores, algo que é importantíssimo para o meio-ambiente.
Conseguir licenças para cortar árvores antigas e protegidas pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Inclusive, pode ser que você nem consiga em, alguns casos, esta liberação. Portanto, antes mesmo de fechar negócio, procure a prefeitura para verificar a possibilidade de cortes, ok?
Leia também nosso artigo sobre Licença para construção.
Observe todas as dívidas e documentações do terreno
E por fim, não deixe de fazer um levantamento sobre as dívidas do terreno, para saber exatamente se o negócio vale mesmo a pena para você.
Afinal, se o terreno tiver muitas dívidas de IPTU e outros tipos situações limitantes, você, como novo proprietário, terá que arcar com tudo. E isto pode ser bastante ruim para o negócio como um todo, principalmente se tiver dívidas ativas na prefeitura.
Busque as certidões negativas do terreno ou peça para que o proprietário quite tudo antes de você comprar. Assim, você garante um melhor aproveitamento do terreno e do seu investimento como um todo.
E se você gostou destas dicas de como escolher o melhor terreno para comprar e construir, compartilhe o artigo com mais uma pessoa!
Deixe seu comentário