Você sabe como construir vigas ou colunas? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre todas aquelas pessoas que estão iniciando sua jornada em canteiros de obras. Além disso, entender como construir vigas ou colunas pode ser parte fundamental para estudos ou mesmo interpretações de plantas de casa.
Por isso, no texto de hoje, vamos entender mais sobre o tema, de forma objetiva e simplificada, sem entrar em muitos critérios físicos ou matemáticos. Afinal, cada obra é única e vai requerer um estudo também único para que a construção, enfim, saia do papel. Vamos lá?
Como construir vigas ou colunas – Passo a passo
Para aprender como construir vigas ou colunas, você precisa entender o projeto como um todo. É a partir do projeto que você saberá exatamente o que fazer, quais medidas usar, qual tipo de cimento comprar e, de fato, como fazer tudo acontecer.
Porém, há também um passo a passo objetivo dos itens que são considerados essenciais para toda e qualquer viga ou coluna. Podemos dizer que a “coluna cervical” deste tipo de estrutura é todo o preparo antes de receber o concreto. Vamos ao passo a passo.
Entendendo o que é uma viga e uma coluna
Você sabe qual a diferença entre uma viga e uma coluna? Por mais que o processo de estruturação e “produção” delas sejam muito parecidos, é importantíssimos saber diferenciá-las. Então, uma viga é horizontal. É usada em lajes e pisos superiores. Já a coluna é semelhante a coluna humana (até por isso, o nome): ela é usada de forma vertical, para dar sustentação para as paredes e demais etapas da obra!
Para fazê-las, siga o seguinte passo a passo:
1- Tire as medidas e interprete a planta
Antes de mais nada, você precisa medir as vigas e colunas de acordo com a planta da casa em si. É preciso tirar da planta, todas as informações. Você não pode fazer uma viga ou coluna na base do “achismo”, colocando-as em qualquer lugar.
2- Construa as paredes considerando o espaço para as colunas
O segundo passo, é construir as paredes considerando o espaço para as colunas. Então, faça uma parede dividida em etapas, intercalando com colunas. Isto ajudará a criar consistência e rigidez na parede. A quantidade de colunas por parede dependerá do tamanho da parede em si. Quanto maior, mais colunas.
Você também pode fazer as colunas antes mesmo de construir a parede com tijolos. Neste caso, você precisará fazer as etapas do passo a passo abaixo, antes de começar o assentamento dos tijolos. Acompanhe.
3- Faça as caixarias de todas as colunas e vigas
Fazer as caixarias das vigas e colunas é fundamental. É dentro das caixarias que o concreto será armazenado. Estas caixarias podem ser feitas de madeira, com ajuda de sarrafos, pregos e arames. É importante fazer com que o cimento concentre-se dentro das caixarias sem abri-las. Então, faça-as reforçadas.
4- A ferragem é um ponto fundamental
Todas colunas e vigas são repletas de ferragens para construção. E este é um ponto fundamental, pois é nos ferros que o concreto será “abraçado”, e isto criará rigidez em paredes e lajes. Então, faça a ferragem de acordo com a planta, amarre os ferros corretamente e coloque-os dentro das caixarias.
5- Faça a concretagem
Por fim, a concretagem. Esta é a parte mais esperada de todo o processo e talvez a mais “rápida”. Afinal, basta encher as caixarias de concreto, de forma que ele fique linearmente espalhado. É importante garantir que a caixaria seja 100% preenchida com concreto, sem nenhum tipo de “vazado”, ok?
Deixe seu comentário