Você está na fase elétrica da obra e precisa calcular preço do material elétrico na construção? Essa pode ser uma fase complicada, especialmente se a construção é grande, com vários pontos de energia e muitas ligações diferentes. Mas não se preocupe, pois neste artigo, o Tudo Construção te ajuda a resolver tudo isso com dicas e ideias de como calcular preço do material elétrico na construção. Considerando o seu projeto, as suas necessidades e também o seu próprio orçamento.
Continue lendo!
Veja como calcular preço do material elétrico na construção
Para aprender como calcular preço do material elétrico na construção, é preciso olhar para vários critérios relacionados a fase da obra, estágio da construção e outros detalhes. A hora certa para comprar os materiais elétricos também entra na conta, já que a compra antecipada demais pode gerar furo de caixa para comprar outros suprimentos que também são necessários na obra.
Então abaixo, veja 10 dicas práticas de como calcular preço do material elétrico:
- Faça a sua lista de materiais com ajuda de um eletricista
- Considere uma margem de erro na sua lista
- Comece com uma pesquisa de mercado em várias lojas de material
- Compre tudo de uma vez para ganhar descontos
- Não subestime a qualidade em detrimento do preço
- Nem sempre comprar tudo de uma vez é o mais indicado
- Esqueça as marcas genéricas e sem padrão de qualidade
- Deixe que o eletricista faça as compras por você
- Pesquise também online
- Comprar materiais de construção e materiais elétricos na mesma loja pode gerar descontos
Bora entender mais sobre isso? Continue lendo e veja essas dicas em detalhes.
Veja também um orçamento para reforma elétrica residencial: tabela, quanto custa e escopo de orçamento.
Faça a sua lista de materiais com ajuda de um eletricista
A primeira fase para montar um orçamento de materiais elétricos para a obra é justamente fazer um planejamento de tudo o que você precisa comprar. A famosa listinha de materiais é indispensável e ela precisa ser feita de forma técnica, ponderada e sempre olhando para a segurança do imóvel.
Como fazer isso? Basicamente, contando com a ajuda de um profissional da área, que poderá te ajudar a montar uma lista viável, considerando uma margem de erro adequada e assim guiando o seu orçamento de maneira muito mais próxima da realidade. Não se iluda com “jeitinhos” de ter uma obra mais barata ou com menos investimento inicial.
E por falar em lista, veja também a Lista de Material para Parte Elétrica que montamos aqui no Tudo Construção pra você.
Considere uma margem de erro na sua lista
A margem de erro não é para deixar a sua lista de materiais elétricos mais inchada. Mas sim, para que você não tenha problemas futuros com emendas, jeitinhos e gambiarras. Isso não é saudável para a parte elétrica do seu imóvel e, portanto, contar com uma margem de erro adequada é fundamental. O eletricista pode recomendar cerca de 10% a mais de material, entre tudo o que você vai comprar. Isso evita atrasos na obra por falta de suprimentos e possíveis variações de preço. Ou seja: a margem de erro no orçamento só traz benefícios!
Comece com uma pesquisa de mercado em várias lojas de material
Isso você já sabe, mas não custa lembrar: nunca orce somente em um lugar. E por isso, a importância de ter uma lista de material elétrico bem estruturada, com descrições precisas e detalhes técnicos importantes. Com essa lista, você poderá fazer orçamentos próximos da realidade em várias lojas de material de construção. Isso não só lhe ajudará a encontrar as melhores ofertas, mas também a conhecer a variedade de produtos disponíveis no mercado.
Assim sendo, a nossa recomendação é que você pesquise em pelo menos 3 lojas diferentes. E se possível, até mesmo em diferentes cidades. Muitas vezes algumas cidades podem oferecer preços mais acessíveis para o tipo de projeto elétrico que você quer colocar em prática.
Veja como funciona o financiamento de material de construção.
Compre tudo de uma vez para ganhar descontos
Você quer desconto? Quem não quer, não é mesmo? No entanto, para ganhá-lo, é preciso oferecer algo “em troca” na loja que você vai comprar os materiais. Um pagamento a vista ou mesmo uma compra grande podem ser motivadores para que a loja dê um bom desconto na compra.
Afinal, muitos distribuidores oferecem descontos significativos para compras em grandes quantidades. Ao adquirir todos os materiais de uma só vez, você pode economizar uma quantia considerável, que pode ser reinvestida em outras etapas da obra ou até mesmo na compra de itens elétricos ainda mais seguros e tecnológicos.
Não subestime a qualidade em detrimento do preço
Essa é uma velha máxima que vale em todos os âmbitos da obra (e também outras áreas da vida): o barato sai caro. Pode não sair caro no curto prazo, mas no longo prazo, certamente vai. Então na parte elétrica, o mesmo é válido: não subestime a qualidade do produto, olhando somente para o que está mais barato. Lá na frente, com certeza, você terá problemas e gastos com manutenção que poderiam eventualmente ser evitados.
Nem sempre comprar tudo de uma vez é o mais indicado
Da mesma forma que comprar tudo de uma vez pode ser vantajoso do ponto de vista de descontos, pode não ser vantajoso do ponto de vista financeiro. Afinal, muitas vezes você terá que investir aquele dinheiro em outra etapa da obra que ainda vai ser feita antes da parte elétrica.
Além disso, os preços podem cair com o tempo ou determinados produtos podem entrar em promoção. O que também faria você economizar. Então às vezes é mais estratégico adquirir certos materiais em etapas. Isso ajuda a gerenciar o fluxo de caixa e garante que você compre apenas o que realmente precisa no momento.
Esqueça as marcas genéricas e sem padrão de qualidade
Essa é uma questão fundamental para economizar no longo prazo. Afinal, marcas genéricas podem ser atrativas pelo preço, mas muitas vezes não oferecem a qualidade e garantia que sua obra merece. Então, priorize sempre marcas reconhecidas e certificadas, garantindo a durabilidade e segurança dos materiais.
Deixe que o eletricista faça as compras por você
Uma outra dica bem legal de como calcular preço do material elétrico na construção, é deixar que o eletricista faça tudo por você: listas, orçamentos e compras. Ou seja, profissional técnico vai saber o que comprar e você deve dar uma certa “carta branca” a ele, de modo que ele tenha autonomia para comprar o que precisa, observando sempre a segurança da obra.
Pesquise também online
Que tal dar uma olhadinha nos preços online? Essa também é uma boa maneira de fazer orçamentos precisos, já que muitas lojas entregam os materiais no seu endereço, sem você precisar sair de casa. Grandes redes de lojas, hoje, já atendem online e isso pode otimizar muito o seu tempo de orçamentos.
Comprar materiais de construção e materiais elétricos na mesma loja pode gerar descontos
E por fim, a última dica para calcular preço do material elétrico da construção é considerar uma compra completa em uma única loja: assim, você vai ter o poder de negociação nas mãos, que é justamente oferecer uma compra grande em troca de um bom desconto.
Então com essas 10 dicas, faça a sua lista, encontre boas lojas e comece a orçar ainda hoje!
Depois, veja também o orçamento para reforma hidráulica.
Deixe seu comentário