Como calcular metro cúbico (m³) – Veja aqui

Como calcular metro cúbico? Esta é uma das questões que mais geram dúvidas entre estudantes ou profissionais que buscam resolver uma equação cúbica. A

notícia é boa: não há segredos para a fórmula. No entanto, alguns critérios precisam ser levados em consideração para que não ocorram problemas com os resultados. Acompanhe e entenda tudo.

Como calcular metro cúbico (m³)?

Para que possamos entender como calcular o metro cúbico (m³), precisaremos entender o que é esta unidade de medida. Afinal, pode ser facilmente confundida com as medidas do metro quadrado, uma vez que você deixe de colocar algum número da equação! Acompanhe para entender e veja a fórmula logo abaixo.

Como calcular metro cúbico
Aprenda a Como calcular metro cúbico de maneira simples e fácil.

O que é metro cúbico?

Não existe como calcular metros cúbicos se não soubermos o significado real desta medida importante.

Sendo assim, resumidamente, o metro cúbico nada mais é do que uma forma de calcular a quantidade ou volume cabível em algum recipiente ou espaço. Por exemplo, você poderá calcular o metro cúbico de um projeto de piscina para entender quantos litros de água irão dentro dela.

Ou, poderá calcular o metro cúbico de um viga para saber a quantidade de concreto armado que deverá ser usado. As possibilidades de uso são inúmeras e isso é muito interessante, pois há flexibilidade para utilização.

O metro cúbico, conforme mencionado anteriormente, é diferente do metro quadrado. O metro quadrado de uma construção, por exemplo, pode ser calculado para determinar uma área plana específica. Você pode calcular quantos metros quadrados há em uma parede para assentar cerâmica (por exemplo).

Já a metragem cúbica servirá para calcular uma área tridimensional. Ou seja, um local com três dimensões. Justamente por isso que quando pensamos em “como calcular m3”, estamos diante desse “3”, que simboliza as três dimensões.

Para calcular volume m3, siga a fórmula simples abaixo.

Fórmula para calcular o metro cúbico

Saber como medir metros cúbicos é muito mais simples do que você imagina, sabia? Para isso, alguns passos devem ser colocados em prática.

Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica da área designada. Parece confuso, mas é muito simples, desde que você tenha as informações corretas.

Entretanto, não é somente quadrados ou retângulos que podem ser medidos desta forma, não é mesmo? Podemos pedir ainda objetos cilíndricos para obter o resultado de metros cúbicos. E para isso, acompanhe as explicações abaixo. Como calcular o metro cúbico

Calcular recipientes retangulares

O metro cúbico de um ambiente retangular deve ser calculado com base na fórmula apresentada anteriormente. Por exemplo, se uma construção de piscina tiver 2 metros de altura, por 8 metros de comprimento e 4 metros de largura, qual seria o resultado da área cúbica? 64 metros cúbicos, de acordo com os dados e com a fórmula A x C x L.

No caso de uma piscina ou recipiente que vá água, você ainda poderia calcular a quantidade de litros que são equivalentes a metragem cúbica. Para isso, basta multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1.000. No exemplo da piscina, caberiam 64 mil litros de água.

Calcular recipientes cilíndricos

Já para recipientes cilíndricos, o cálculo metro cubico é um pouco diferente. Não foge as regras , mas precisamos acrescentar mais detalhes. Faça o seguinte:

  1. Faça a medição do diâmetro de um dos lados;
  2. Divida o valor por dois para descobrir o valor do raio;
  3. Faça a multiplicação do raio por ele mesmo;
  4. Multiplique o resultado por pi (π), que é 3,14. Agora você tem a área bidimensional;
  5. Meça a distância das duas extremidades do cubo;
  6. Agora multiplique esta distância pelo valor do resultado da área bidimensional (item 4);
  7. O resultado será a área em metros cúbicos!
Como calcular o metro cúbico

Lembre-se de sempre usar as mesmas unidades de medida

Não há muitos segredos para calcular m3 o metros cúbicos. Mas há fórmulas. E elas precisam ser seguidas a risca, uma vez que um número errado pode fazer a conta toda sair errada.

Além disso, é muito importante atentar-se para as unidades de medida. Utilize sempre a mesma unidade para todas as medidas que você tirar. Por exemplo, se você medir a altura em metros, meça as outras também em metros. Se misturar metros com centímetros ou milímetros, a conta dará errada.

Em caso de dúvidas, converse com um profissional que possa ajudar você a fazer o cálculo metro cubico da melhor forma possível. Ou então, use uma calculadora metro cúbico abaixo:

Leia também:

17 Comentários

  • boa tarde. valeu pela aula de calculo de metagem cúbica, simples e fácil de compreender

  • Bom dia quero mim adaptar mais em cálculo

    • Preciso de umas informações para fazer uma calcada de 60 metros quadrados

  • bom dia valeu a dica para relembrar. Preciso estudar mais formulas de calculo

    • Como podemos calcular metros cúbicos duma forma rápida

  • Aguardo a V.Ex correspondence

  • Valeu,obrigado por me relembrar.

  • Gostaria de ficar recebendo dicas sobre medidas na construção Civil

    • Ótimo! , Relembrei tempos de escola , mais tarde gostaria de dicas para cálculo de volume³ de uma represa que construí.

  • Quero receber dicas sobre medidas em geral na construção Civil

  • Boa Tarde!
    Porquê quando pego medições separadas, ou seja AXCXL dá certo, porém se eu SOMAR todos os C e todos os L e a SOMA de C e SOMA de L multiplicar por A, dá um valor diferente, ou seja Maior?
    C L A
    84 32 0,20 = 537,6 m³
    35 20 0,20 = 140,0 m³
    8,40 56,3 0,20 = 94,58 m³
    772,18 m³ <<===TOTAL
    ———————————————–
    127,4 108,3 0,20 = 2.759,48 m³ <<=== Resultado somando C e L

    No aguardo da resposta.
    Obrigado.

  • Boa Tarde!
    Porquê quando pego medições separadas, ou seja AXCXL dá certo, porém se eu SOMAR todos os C e todos os L e a SOMA de C e SOMA de L multiplicar por A, dá um valor diferente, ou seja Maior?
    C L A
    84 32 0,20 = 537,6 m³
    35 20 0,20 = 140,0 m³
    8,40 56,3 0,20 = 94,58 m³
    772,18 m³ <<===TOTAL
    ———————————————–
    127,4 108,3 0,20 = 2.759,48 m³ <<=== Resultado somando C e L

    No aguardo da resposta.
    Obrigado.

  • Boa Tarde!
    Porquê quando pego medições separadas, ou seja AXCXL dá certo, porém se eu SOMAR todos os C e todos os L e a SOMA de C e SOMA de L multiplicar por A, dá um valor diferente, ou seja Maior?
    C…… L ……. A
    84 x 32 x 0,20 = 537,6 m³
    35 x 20 x 0,20 = 140,0 m³
    8,40 x 56,3 x 0,20 = 94,58 m³
    TOTAL =======>>772,18 m³
    ———————————————–
    127,4 X 108,3 X 0,20 = 2.759,48 m³ <<=== Resultado somando C e L

    No aguardo da resposta.
    Obrigado.

    • Boa tarde Francisco

      Os valores ficam diferentes porque se voce somar todos os valores, resulta em um formato apenas, ou seja uma medida.
      Em outras palavras, o resultado da soma representa a situação de estar utilizando apenas “um recipiente” para medir, quando na verdade pelos valores mencionados, são “tres recipientes”.
      Eles tem a mesma altura (A), porém não os mesmos valores de comprimento (C) e largura (L).

  • Graças à vcs eu aprendi a calcular metros cúbicos de águas e aprendi a simbologia m3 de metros cúbicos de água muito obrigado

  • Boa tarde !
    geralmente tenho que cubicar montes de areia que as larguras e comprimentos são diferentes ex:
    comprimento A 22m
    comprimento B 20m
    largura A 22
    largura B 24
    altura 4m
    qual e a forma correta de calcular ?

  • Tenho que retirar de uma área 50.000.00 m³ cúbicos de cascalho, quantos metros quadrados teria que medir na referida área a ser explorada?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.