Quer entender como atualizar sistema elétrico antigo? No artigo de hoje vamos trazer algumas dicas de como reformar e sugestões de quando é hora de fazer a troca desse sistema. O sistema elétrico da casa exige muitos cuidados, com o tempo ele pode se danificar e necessitar de uma reforma. Alguns especialistas afirmam que a fiação elétrica precisa ser trocada a cada 5 anos, já os interruptores têm uma vida útil de aproximadamente 10 anos. Além disso, com o tempo os disjuntores podem apresentar problemas e causar sérios riscos para seu imóvel.
O primeiro passo de como atualizar sistema elétrico antigo é procurar um profissional qualificado e que tenha acesso à planta elétrica da sua casa.
Como atualizar sistema elétrico antigo – Veja as dicas
Aprender como atualizar sistema elétrico antigo contribui para o bom funcionamento dos eletrodomésticos, adequada distribuição de energia nos cômodos e uso de equipamentos que compreendem as necessidades do seu lar. Por isso, investir em uma reforma na instalação elétrica ajuda a economizar na conta de luz e previne acidentes como um incêndio, por exemplo, causado por um curto-circuito de fios desencapados. Para te ajudar nessa tarefa, conte com um profissional qualificado para o serviço, sendo necessária uma primeira avaliação do que precisa trocar e reformas. A seguir, vamos trazer algumas dicas de como atualizar sistema elétrico antigo, com os principais pontos a serem considerados.
Veja depois por que o fogão elétrico fica estalando.
Siga a planta elétrica da casa
O primeiro passo para atualizar o sistema elétrico de uma casa antiga é seguir a planta elétrica com os pontos principais da instalação e infraestrutura. Se necessário, a planta elétrica poderá necessitar de uma atualização, adequando às necessidades dos moradores da residência.
Substitua os fios antigos de energia
Para fazer a atualização correta de energia elétrica em cada cômodo será preciso substituir os fios antigos de energia. Observe se a fiação está exposta, com fios desencapados e substitua por novo aqueles com fita isolante em volta. Os fios precisam ter uma certa espessura e acompanhar a potência da corrente elétrica dos equipamentos.
Atualize as tomadas, interruptores e pontos de energia
Além de atualizar toda a fiação da residência, atualize as tomadas, interruptores e pontos de energia, se necessário. Os equipamentos precisam acompanhar a potência e especificações durante o uso da energia elétrica. As tomadas e interruptores muito perto de pias podem trazer insegurança para as pessoas que estarão usufruindo do local. Por esse motivo, a solução é trocar de local para evitar qualquer acidente de contato do eletrodoméstico com a água.
Depois, veja também como fazer projeto elétrico.
Avalie os circuitos elétricos de cada cômodo
Outra dica de como atualizar sistema elétrico antigo é avaliando os circuitos elétricos de cada cômodo. Por exemplo, a eletricidade de um ambiente de até 6 metros quadrados precisa ter uma carga mínima de 100VA (Volt-Ampère). Nesta etapa, os pontos de luz precisam acompanhar as particularidades do imóvel, como exemplo da quantidade de tomadas em cada cômodo. Em instalações elétricas muito antigas, é comum ter uma quantidade mínima de tomadas e interruptores, por isso, a importância da atualização.
Troque o quadro elétrico se necessário
Para obter maior segurança para o imóvel, talvez seja necessário trocar o quadro elétrico de energia. Aqui você precisa avaliar o local do quadro, bem como, a troca de equipamentos como disjuntores e todo o material elétrico que faz a conexão. O resultado é um sistema elétrico seguro, prevenindo curto-circuito que possam gerar um princípio de incêndio.
Considere a mudança de ponto de energia
Um grande problema de casas velhas são as localizações dos pontos de energia, elas podem ser insuficientes para as necessidades da família. A cozinha por exemplo, para se tornar eficaz para o seu uso diário, será necessário um ponto de luz a cada 3 metros. No caso das salas de tv, as tomadas precisam ser instaladas a cada 5 metros para evitar sobrecargas e trazer mais funcionalidade. Para realizar esse trabalho de atualizar o sistema elétrico antigo, conte com um profissional qualificado que irá avaliar todas as necessidades e montar um orçamento em cima desses pontos principais.
Saiba que a metragem do espaço também influencia no valor final do orçamento, por isso, considere esse ponto na hora de pedir orçamento para refazer ou atualizar o sistema elétrico residencial.
Quando reformar a instalação do sistema elétrico antigo?
Alguns sinais indicam quando reformar a instalação do sistema elétrico antigo, em alguns casos, esses sinais são fáceis de observar. Confira!
Veja também tudo que você precisa saber sobre projeto elétrico.
Quando a fiação estiver exposta ou com cheiro de queimado
Um dos sinais mais evidentes que o sistema elétrico precisa de atualização é quando a fiação estiver exposta ou com cheiro de queimado. Geralmente, as fitas isolantes perdem a funcionalidade com o tempo, tornando os fios mais evidentes na instalação. Quando você ligar um eletrodoméstico e vier um cheiro de queimado, essa também é uma prova que a fiação precisa ser trocada.
Superaquecimento de interruptores e tomadas
Outro ponto a se considerar na hora de atualizar sistema elétrico antigo é quando ocorre o superaquecimento de interruptores e tomadas. Você pode perceber ao utilizar um eletrodoméstico que as tomadas estão mais quentes, bem como os interruptores de luz quando ligam.
Frequentes quedas de disjuntores
As frequentes quedas de disjuntores enquanto você toma banho, liga o ar condicionado ou secador de cabelo também são sinais de que você precisa saber como atualizar sistema elétrico antigo. Muitas vezes o quadro elétrico apresenta defeitos que serão solucionados com a instalação de um quadro novo.
Descarga elétrica ao usar eletrodomésticos
Mais um indício que será necessário refazer a instalação elétrica é quando ocorre descarga elétrica ao usar eletrodomésticos. Isso ocorre com frequência ao ligar o chuveiro, resultando em um “choquinho” ao abrir o registro do chuveiro. Além de ser desconfortável, esse pode ser um sinal que a fiação e equipamentos estão velhos e precisam de reparos ou substituições.
Variação da energia elétrica
Em alguns casos, as variações da energia elétrica como “estado de meia fase” indicam que o sistema elétrico precisa de cuidados. As oscilações de energia precisam ser investigadas, podendo resultar em danos ao sistema elétrico e também os aparelhos que estarão conectados na tomada. Saber como atualizar sistema elétrico antigo também serve como uma ação preventiva para prevenir problemas com curto-circuitos, incêndios e choques mais sérios.
Deixe seu comentário