Os materiais de estilo rústico estão cada vez mais valorizados em projetos de decoração, conferindo um visual bastante peculiar e interessante. Entre eles, um dos maiores destaques é o tijolo de demolição, que pode ser usado em áreas internas e externas.
Anteriormente deixado de lado e tido como uma opção nada agradável, o tijolo aparente virou o jogo e se tornou uma das principais tendências em decoração da atualidade, aparecendo nos mais variados tipos de projetos.
Seja na fachada do imóvel, na cozinha ou no quarto, ele virou uma grande estrela no universo do design, trazendo muito estilo às residências. Quer saber mais sobre esse material? Continue conosco!
O que é Tijolo de Demolição
O tijolo de demolição é uma versão do clássico tijolinho a vista cuja aparência apresenta um certo desgaste pelo uso, característica que dá à peça um ar bem mais rústico, parecendo que ele foi retirado de uma construção antiga e em ruínas.
À venda em lojas de material de construção, que comercializam versões novas em plaquetas que simulam a rusticidade da peça, esse tijolo de aparência envelhecida também pode ser encontrado em lojas especializadas em materiais de obras antigas.
Também é possível encontrá-lo nas paredes de construções mais velhas, bastando descascá-las. Outra possibilidade é aproveitar os tijolos aparentes já assentados na obra, deteriorando-os um pouco e com cuidado, para que eles ganhem a aparência rústica e envelhecida.
Onde usar
Conforme dissemos no início do texto, é possível usar tijolo de demolição em praticamente qualquer parte do imóvel, a começar pela fachada, que ganha um visual incrível com o revestimento de demolição. O estilo é muito comum em sobrados, lofts, casas de campo e pequenos prédios residenciais.
Ainda na parte externa, uma ótima opção é a área de lazer com tijolos de demolição, que fica muito charmosa, combinando com a churrasqueira de tijolinhos. As varandas também costumam receber esse tipo de material, uma boa pedida para quem não quer mudar toda a fachada.
Já na parte interna, um dos destaques é a cozinha com tijolos de demolição, fazendo com que esse tradicional cômodo ganhe um ar mais nostálgico e intimista, criando um ambiente diferenciado para preparar as refeições e receber os amigos.
Para quem quer uma decoração rústica, também é possível usar tijolos de demolição na sala, nos quartos e até no banheiro, aplicando o revestimento em toda a parede ou em apenas uma parte dela.
Como aplicar
O assentamento de tijolo de demolição deve ser feito com a utilização de areia peneirada, evitando que as pedrinhas interfiram no acabamento. Também é preciso ter cuidado com os excessos de massa do rejunte, pois ela pode endurecer sobre as peças.
Dá para fazer as juntas de três maneiras: frisada (cria uma pequena profundidade entre os tijolos, retirando a massa entre eles); cheia (nivela-se a massa na superfície da peça); e seca (os tijolos se apoiam uns sobre os outros).
Ao finalizar a aplicação, recomenda-se impermeabilizar os tijolos, para retardar o desgaste e protegê-los das intempéries. Para tanto, você pode usar resina, verniz acrílico ou silicone líquido.
Deixe seu comentário