Comigo ninguém pode é considerada uma planta para decoração, deve ser colocada em um ambiente com sombra e longe do contato com animais. Presente em muitas decorações de interiores e jardins, a Dieffenbachia da família das aráceas possui folhas verdes com detalhes em branco. Por mais que seja bonita, a planta comigo ninguém pode é venenosa. Se ingerida ou em contato com os olhos pode trazer bastante desconforto para sua saúde.
Para conhecer mais sobre as principais características, cuidados e dicas para cultivar comigo ninguém pode, continue a leitura deste artigo do Tudo Construção!
Comigo ninguém pode (Dieffenbachia) – Conheça mais sobre esta planta
Bastante popular no Brasil, a planta comigo ninguém pode (Dieffenbachia) está presente nas casas, comércios, jardins e ambientes corporativos. São ideais para ornamentar cômodos e também jardim de inverno, pois exigem um local com sombra. Nesta versão de planta é possível encontrar dois tipos: o macho e a fêmea. No caso do macho, este possui folhas maiores, sem muitos detalhes e caule mais comprido.
No caso da comigo ninguém pode fêmea, o caule é um pouco mais baixo, as folhas são verdes e com centro em detalhes em branco. Ambas podem ser cultivadas em vasos, desde que não tenham contato direto com sol e animais, pois ela é venenosa para pessoas e pets.
Comigo ninguém pode sintomas
A planta exige alguns cuidados para evitar intoxicações de crianças, adultos e animais de estimação. Sendo considerada uma planta tóxica, a planta deve ser colocada em um local seguro, ensinando as crianças a não mexerem nas suas folhas ou caule. O comigo ninguém pode sintomas traz muitos desconfortos, podendo causar diferentes reações ao serem ingeridas ou em contato com os olhos.
Confira a lista de sintomas da planta comigo ninguém pode:
- Náuseas
- Diarreia
- Asfixia
- Dificuldades para engolir
- Salivação excessiva
- Irritação nos olhos
- Inchaço na boca, olhos e língua
- Lesão na córnea
- Sensação de ardência
- Queimação na pele ou local de contato.
Em casos de intoxicação de comigo ninguém pode, lave o local com água e sabão em abundância. Porém, se a planta comigo ninguém pode for ingerida também é importante lavar a boca, não ingerir nenhum outro líquido ou forçar um vômito. O melhor será consultar um médico imediatamente, somente o profissional poderá prescrever o tratamento com medicamentos para desintoxicação por plantas.
Como cuidar da planta comigo ninguém pode
Você sabe como cuidar da planta comigo ninguém pode? Uma boa notícia é que ela não exige muitos cuidados. Ela pode ser cultivada tanto em vasos, jardins, floreiras e canteiros, que tende a crescer sem nenhum problema em um solo adubado e, pelo menos, em meia-sombra.
Local adequado para plantar comigo ninguém pode
O local adequado para plantar comigo ninguém pode é um ambiente em sombra ou meia-sombra. É uma planta com menos exigências à luminosidade no espaço, não gosta de sol direto, podendo queimar as suas folhas. Se for cultivar comigo ninguém pode dentro de casa, procure colocar perto de janela, portas e num local alto para proteção das crianças e pets.
Regas do comigo ninguém pode
As regas do comigo ninguém pode não precisam ser frequentes, ela não gosta de um solo encharcado para se desenvolver. Uma dica para regar a planta comigo ninguém pode é sempre aguardar a secagem da terra, perceba que ficará mais seco indicando o momento da rega. A quantidade não precisa ser muita, em um vaso bem drenado ela sobrevive à dias sem precisar de uma nova rega.
Na hora das regas, nunca jogue água diretamente nas folhas ou caule da planta, priorize a rega na terra onde está plantada. Ela tolera cerca de 30 a 65% de água. Mais do que isso poderá apodrecer a sua raiz e prejudicar o desenvolvimento da plantinha.
Podas da planta comigo ninguém pode
As podas da planta comigo ninguém pode não possui muitos segredos, mas precisa ser realizada com bastante cuidado. O sinal de que a planta precisa de poda é quando as folhas estão enfraquecidas e murchas, sendo este um comportamento comum das plantas que precisam de podas. Use uma faca limpa para tirar as folhas envelhecidas e para cortar o caule, meça 15 centímetros do solo para podar.
Como evitar acidentes com a comigo ninguém pode
Quando falamos de uma planta fácil de cultivar e com um aspecto belo, a comigo ninguém pode se destaca. Porém, será preciso aprender como evitar acidentes com a comigo ninguém pode. Veja algumas dicas a seguir.
Invista em cuidados com crianças e animais domésticos
Uma dica para evitar acidentes com a planta comigo ninguém pode é investindo em cuidados com as crianças e animais domésticos. Quando plantadas em vasos, fica mais fácil transportar a planta para um local seguro e mais alto.
No caso de gatinhos e cachorros, apenas colocando a planta no alto poderá funcionar, mas com as crianças é preciso explicar o quanto a plantinha pode ser prejudicial. Mas quando a comigo ninguém pode é plantada no jardim, uma cerca pode ajudar, assim como outros obstáculos que dificultam o acesso.
Use sempre uma luva ao manipular a planta
Para cuidar da sua planta use sempre uma luva ao manusear a comigo ninguém pode. Afinal, isso ajuda a proteger de irritações na pele e consequentemente nos olhos. Durante o manuseio, a planta solta uma espécie de líquido gosmento que pode irritar a pele, os olhos e a boca.
Uma luva de jardinagem ou látex já resolve a questão, ela protege as mãos e unhas no contato com a planta tóxica. Para completar o cuidado com a planta, sempre lave as mãos após o manuseio da comigo ninguém pode. Assim você previne contaminações dos olhos, boca e nariz.
Evite plantar comigo ninguém pode perto de hortas
Uma dica de cuidado é com o local de plantio da comigo ninguém pode, evite plantar comigo ninguém pode perto de hortas. Como a planta não deve ser ingerida, você evita acidentes como confundir a planta com alguma hortaliça. Essa planta não deve ser usada no consumo de chás, saladas ou remédio caseiro, podendo causar sintomas bem graves para a saúde. É importante escolher um local seguro para não haver acidentes com a ingestão da planta comigo ninguém pode.
Deixe seu comentário