Se você busca uma opção diferenciada para mudar a decoração da sua casa e adicionar aquele toque de personalidade ao projeto não pode deixar de conhecer o Cobogó, estilo que tem aparecido cada vez mais em decorações modernas e elegantes.
Também conhecidos como elementos vazados, os cobogós são ideais para valorizar a luz natural em ambientes externos, além de proporcionarem uma melhora significativa na ventilação, características bastante interessantes para as pessoas que residem em regiões de clima mais quente.
Eles podem ser usados em residências, escritórios, lojas, escolas, faculdades e até no segmento industrial, aparecendo em praticamente qualquer tipo de cômodo, conferindo sempre um ar diferenciado à decoração desses locais.
O que é Cobogó
Bloco vazado cuja inspiração veio da arquitetura árabe, o cobogó é uma estrutura que pode ser usada para substituir a parede convencional na divisão de ambientes ou até mesmo em fachadas de casas e imóveis comerciais.
A palavra tem uma sonoridade diferente e ortografia estranha, mas o cobogó é originário do Brasil, mais especificamente do estado de Pernambuco. O nome surgiu a partir da junção das iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes.
Sucesso na primeira metade do século XX, aparecendo em destaque na arquitetura modernista brasileira, o cobogó vem ganhando força novamente, agora surgindo de maneira repaginada na decoração de interiores.
Inicialmente, os blocos vazados eram feitos apenas de cimento, mas hoje em dia já são encontrados em uma grande variedade de materiais, incluindo cerâmica, resina, plástico, madeira, concreto, vidro, mármore e metal, entre outros, em diversos modelos, cores e tamanhos.
Como usar na decoração
A decoração com cobogó é bastante eclética, combinando com os mais variados tipos de projetos, trazendo um efeito estético incrível e muito chamativo. Em apartamentos pequenos, por exemplo, o cobogó pode ser usado como uma espécie de divisória entre a cozinha planejada e a sala de estar.
Quem pretende usar cobogó na decoração tem ainda a possibilidade de investir nesses elementos vazados para separar um cantinho da sala para o home office ou para integrar o quarto com a varanda. Ele também ajuda a dar destaque a alguma parte do ambiente que você queira colocar em evidência.
Sabia que dá para usar cobogó no banheiro? Nesse caso, o bloco de tijolos vazados pode substituir o box tradicional (os espaços entre os tijolos devem ser menores, caso você queira uma maior privacidade) ou funcionar apenas como um elemento decorativo mesmo.
E como falamos anteriormente, também é possível decorar a fachada com cobogó. Mas nesse tipo de projeto, é preciso verificar se o estilo não vai prejudicar a privacidade dos moradores. Além disso, os elementos vazados na parte externa podem ainda facilitar a entrada de poeira no interior do imóvel.
Fotos de decoração com Cobogó
Procurando ideias e sugestões para se inspirar? Confira algumas fotos de ambientes decorados com cobogó!
Deixe seu comentário