Quem nunca sonhou em ter uma churrasqueira de tijolo em casa? Pois é, este é o sonho de muita gente. Seja de quem adora preparar um churrasco para os amigos ou para quem adora uma carne diferenciada sem hora marcada. Desta forma, que tal aprender a construir a sua churrasqueira de tijolo em casa? Aprenda no artigo de hoje como você poderá fazer isso.
Churrasqueira de Tijolo – Como Construir?
A primeira coisa que você precisa ter em mente quando for construir a sua churrasqueira de tijolo, é que este pode parecer um trabalho complicado. Entretanto, caso seja feito do jeito certo, o processo pode ficar muito mais simples do que parece. Assim sendo, é importante que você tenha em mãos todos os materiais para começar. Acompanhe.
Materiais necessários para construção de churrasqueira de tijolo
Como já citamos, é importante que você tenha todos os materiais necessários em mãos antes mesmo de começar o projeto. Esta é uma forma que deixará tudo mais facilitado e você não tenha que sair no meio do processo para comprar algo que tenha ficado para trás. Anote tudo e mãos à obra!
- Tijolos;
- Massa pronta para sentar os tijolos e fazer a laje;
- Tijolos de laje para o fundo da churrasqueira;
- Trena;
Começando o projeto
A primeira coisa que você precisará fazer para iniciar o projeto da sua churrasqueira de tijolo, é fazer as medições necessárias e entender onde ela será construída. Este passo será fundamental, pois é isto que guiará o restante da obra. Assim sendo, tenha certeza do local da construção e vamos começar.
- Tire as medidas do tamanho da grelha que você irá utilizar. Este tamanho servirá de base para a construção. Lembre-se que existem modelos padrões de grelhas e é importante que você faça do tamanho correto.
- Depois de entender o tamanho total da área da grelha, é hora de subir as primeiras paredes. Prepare a massa pronta em um recipiente com água e separe os tijolos para iniciar a colagem. Os tipos de tijolos ficarão por sua conta. Geralmente, os mais bonitos e com acabamentos mais decorados são os tijolos a vista.
- Comece a assentar os tijolos de modo que forme quatro paredes, que servirão de base para o restante da obra. Levante estas paredes até a altura base, que é onde ficará o fogo futuramente.
- Depois que estas paredes estiverem prontas, precisaremos construir uma base de laje. Para isso, use os tijolos de laje e crie uma estrutura que será o local onde o fogo estará. Feita esta etapa, você terá um quadrado de paredes coberto por uma estrutura de concreto.
- Agora, basta subir as paredes restantes para criar a forma de churrasqueira. Lembre-se de manter uma abertura na parte da frente, que onde você irá ter acesso a grelha e, posteriormente, produzir ótimos churrascos para os amigos e família.
- A chaminé não pode faltar! Para isso, após subir as paredes faltantes, projete a chaminé de forma que ela comece aberta e vai estreitando, criando uma espécie de funil. É isto que puxará a fumaça para fora, impossibilitando que o churrasco estrague.
A pintura é por sua conta
O melhor acabamento para esta obra, é aquele que mais ficará bom de acordo com seus gostos pessoais. Os tijolos a vista criarão este acabamento de forma automática, o que otimiza (e muito) tempo e dinheiro. Entretanto, caso faça com tijolos comuns, após o reboco, você poderá fazer uma pintura e, assim, deixar a churrasqueira de acordo com o ambiente que ela foi instalada.
Entretanto, é importante entender que churrasqueira de tijolo não pode ser pintada por dentro. A tinta possui reagentes químicos que poderão arruinar o seu projeto completamente. Por isso, preserva a parte interna do projeto deixando exatamente como está. Assim, quando você for utilizar, não causará problemas de cheiro na carne, o que seria muito desagradável.
Modelos de churrasqueira de tijolo
Agora que você já entendeu como você poderá construir a sua churrasqueira de tijolo, é hora de se inspirar para começar a projetar a sua hoje mesmo. Separamos uma série de modelos que poderão ajudar você na hora de escolher o tipo do tijolo, o formato e, até mesmo, o local da instalação. Acompanhe.
1- Modelo de churrasqueira interna, com tijolos a vista e chaminé quadrada até sair do telhado.
2- Este é um modelo de churrasqueira mais simples. Pode ser feito em ambientes externos e que permitam a produção de fumaça. Ou seja, longe de vizinhos e longe de aberturas da sua casa. Este modelo pode ser construído com muito menos recursos e é uma ótima opção caso deseje algo mais simples e prático.
3- Em contrapartida, este modelo é muito mais completo. Você poderá fazer tanto a churrasqueira de tijolo, quanto aproveitar o espaço e construir um fogão a lenha. Caso seja seu interesse, este projeto pode ser facilmente projetado, visto que você está com a mão na massa, podendo ser uma ótima oportunidade de deixar tudo mais personalizado.
4- Este também é um modelo de churrasqueira interna. Pode ser feito em áreas de festa e leva o mesmo projeto que descrevemos no passo a passo. Ou seja, paredes de tijolo, uma base com laje e a chaminé em formato de funil, o que facilita na extração da fumaça.
5- Este modelo de churrasqueira também é muito simples de ser feito e também pode ser acompanhado de um fogão a lenha. Caso não seja do seu interesse, somente a churrasqueira também é absolutamente possível de fazer.
6- Este é um modelo mais elegante. Veja que a adaptação para o forno a lenha é mais complexa. Entretanto, o modelo da churrasqueira pode ser usado como inspiração.
Vamos colocar a mão na massa?
Agora que você já aprendeu a construir uma churrasqueira de tijolo, é hora de tirar o projeto do papel. Aproveite as referências, inspire-se e comece hoje mesmo a trabalhar. Separe todos os materiais, faça um plano do que você irá fazer e aproveite nossas dicas. Lembre-se de fazer as medidas e tomar as providências necessárias. Cada projeto é único e por isso, muita atenção é necessária. Qualquer dúvida, deixe um comentário.
1 comentário
Boa tarde! gostaria de saber quanto custa para fazer uma churrasqueira desse modelo. Grato!