A casa de tijolo ecológico tem sido cada vez mais procurada na hora de construir ou reformar. Isso porque além de promover um cuidado a mais com a natureza, ela também apresenta um acabamento rústico bastante interessante, capaz de deixar o seu lar mais agradável e aconchegante.
Neste texto, reunimos uma série de informações sobre esse tipo de casa para que você possa tirar as suas dúvidas e avaliar se é ou não uma boa opção para você e toda a sua família. Acompanhe e saiba mais.
Como é feito o tijolo ecológico?
Basicamente, o tijolo ecológico é feito por meio de uma mistura de argila, água e cimento. A quantidade de cimento é menor do que a que encontramos em outros tipos de tijolos, apenas o suficiente para garantir a rigidez e a durabilidade do material. Assim sendo, trata-se de um material bastante durável e que também afeta muito menos o meio ambiente, considerando a quantidade de ingredientes utilizados em sua formação.
Quais as vantagens da casa de tijolo ecológico?
Uma casa de tijolo ecológico é capaz de proporcionar uma série de benefícios e vantagens para o dono da construção. Isso porque ela possui características diferentes das casas convencionais, promovendo redução de custos da obra, diminuição dos impactos na natureza, entre outros pontos. A seguir, elencamos algumas vantagens para que você saiba mais sobre o assunto.
1. Redução dos custos e do tempo de obra
Os custos da obra tendem a reduzir em cerca de 40%, quando comparados ao preço que costumam ser cobrados em obras comuns de alvenaria. Além disso, a redução de custos também está associada a um menor valor pago pela mão-de-obra, uma vez que o tempo de construção pode ser reduzido, pois o serviço na casa de tijolo ecológico tende a ser muito mais prático e rápido. Logo, forma-se um verdadeiro combo de economia.
2. Redução de resíduos e do impacto ambiental
A redução de resíduos na obra é outro diferencial interessante quando pensamos na construção de uma casa de tijolo ecológico. Você terá menos resíduos para jogar fora, facilitando a limpeza do canteiro de obra e agilizando o processo como um todo.
Além do mais, essa redução de resíduos também promove um menor impacto ambiental, assim como a escolha do tijolo ecológico por si só.
3. Conforto térmico
A estrutura do tijolo ecológico também tem o benefício de fornecer um maior conforto térmico para os moradores. Isto é, a composição do tijolo mantém a temperatura interna mais agradável, impedindo que o frio ou o calor entrem dentro da sua casa. Logo, isso pode proporcionar mais conforto e bem-estar de uma maneira geral, além de ser uma forma de reduzir os custos com o uso do ar condicionado, por exemplo.
4. Promove conforto acústico para o lar
O conforto acústico é algo que pode fazer toda a diferença no dia a dia de qualquer casa. Sendo assim, saiba que o tijolo ecológico é capaz de tornar o ambiente mais agradável nesse sentido, evitando eco ou outros problemas que poderiam produzir efeitos sonoros negativos.
Além do mais, o isolamento acústico também é bem interessante, garantindo mais conforto e privacidade para toda a família, a qualquer hora do dia.
Quais as desvantagens da casa de tijolo ecológico?
Apesar de ser um material de construção bem interessante e que promove uma série de benefícios, como vimos acima, ainda assim existem dois pontos que devem ser postos na “balança” na hora de escolher investir em uma casa de tijolo ecológico. Isso porque nem tudo são flores, não é mesmo? Veja quais são as desvantagens desse método:
1. Dificuldade para encontrar mão-de-obra qualificada
Embora a casa de tijolo ecológico esteja cada vez mais popular, não podemos contar com a possibilidade de encontrar algum profissional qualificado para desenvolvê-la e construí-la. Isso porque a mão-de-obra especializada ainda é bastante escassa, sem contar que há chances de contratar um profissional iniciante que pode colocar a obra em risco, caso execute alguma etapa de forma equivocada.
2. Custos e dificuldades na manutenção e reforma
Outro ponto que você deve colocar na balança antes de decidir ter uma casa de tijolo ecológico é o fato de que a manutenção pode ser mais cara e mais complicada do que quando comparamos com as casas de alvenaria comuns. Afinal, a infraestrutura do tijolo e a forma como ele é colocado oferece um acabamento diferente, que pode exigir um cuidado a mais na hora de derrubar uma parede, por exemplo.
Além disso, o fato de haver a dificuldade para encontrar mão-de-obra também se repete na hora de fazer a reforma da sua casa, o que pode desacelerar aquele seu projeto de deixar a sua casa ainda mais bonita e completa.
Será que vale a pena?
Na realidade, não podemos dar uma resposta concreta para essa pergunta, afinal, tudo depende do que pode ser bom e funcionar para você e sua família. O ideal é que você pense nos prós e contras e avalie se realmente faz sentido para você investir em uma casa de tijolo ecológico.
Opções de casa de tijolo ecológico para você se inspirar
Agora que você já sabe tudo sobre o uso de tijolo ecológico na construção de casas, veja as inspirações que trouxemos para você conhecer um pouco mais sobre essa possibilidade de deixar o seu lar ainda mais bonito e sustentável:
Perceba que o tom terroso deixa a casa muito mais agradável visualmente, além de deixá-la charmosa e com um aspecto de casa do campo.
Você pode investir em uma casa feita com o tijolo ecológico de qualquer tamanho, o que torna a economia ainda maior. Ou seja, você pode procurar por plantas de casas pequenas para investir na sua construção e ter resultados incríveis.
São diversas as possibilidades de composição e acabamento para a sua casa. Na imagem acima, você pode observar que o piso é de madeira, o que cria ainda mais um aspecto rústico para o ambiente.
Sem dúvidas, as casas ecológicas e sustentáveis têm ficado cada vez mais bonitas e atraentes, concorda? Agora nos conte, nos comentários, se você gostaria de investir em uma casa de tijolo ecológico. Vamos adorar a sua participação aqui no blog!
1 comentário
boa noite, gostei muito, só gostaria de saber a onde encontrar e o custo do tijolos ecológicos e mão-de-obra???
obrigado