O canto alemão tem a sua origem, obviamente, na Alemanha. Foi desenvolvido com o intuito de otimizar espaço e trazer mais aconchego e sofisticação, ao mesmo tempo. Tudo isso considerando sua funcionalidade que é capaz de fazer com que uma cozinha ganhe de 2 a 4 lugares a mais na mesa! Quer saber como? Então acompanhe o guia de hoje.
O que é o canto alemão?
O canto alemão, como o próprio nome sugere é, na prática, um sofá de canto, ou melhor, um estofado, que foi feito para otimizar o espaço na cozinha de muitas casas. Ele pode ser de 3, 4, 5, 6 lugares. Tudo dependerá da necessidade do imóvel e da família em questão.
Ele não necessariamente vem acompanhado de uma mesa. Mas sim, você pode comprar apenas o estofado e depois adquirir uma mesa e as outras demais cadeiras. Assim, é possível aproveitar móveis que você já tem em casa, complementando apenas com o estofado de canto.
Todavia, é claro que você pode encontrar opções completas, com todas as cadeiras e com a mesa. Mas, obviamente, este tipo de canto alemão poderá requerer maiores investimentos.
Entendido o que é o canto alemão, vamos pensar em como ele poderá ser interessante para a sua cozinha americana:
Aproveite o espaço em sua cozinha de maneira inteligente
Você pode usar o canto alemão para ampliar o ambiente e aproveitar a sua cozinha de maneira inteligente. Isso porque estamos tratando de um cômodo de confraternização. Ou seja, há uma grande circulação de pessoas, eventualmente.
Por isso, é preciso espaço para que todos possam “ir e vir” com bastante tranquilidade. Isso nos sugere que uma mesa de canto alemão pode ser mais interessante do que uma grande mesa central. O conforto dos convidados e moradores precisa ser mantido. Por isso, o espaço central é uma boa opção para a circulação de pessoas.
Sofás de canto podem ser um bom baú
Precisando de um espaço para guardar objetos, ferramentas para pedreiro ou qualquer outro tipo de produto que você possui em sua casa, ocupando espaço? Então experimente um canto alemão que pode ser um bom baú em sua cozinha!
Assim, você pode esconder aqueles materiais que criam uma atmosfera de bagunça, além de mantê-los organizados e à mão, todos os dias. Tudo isso sem ocupar um novo espaço, mas sim, aproveitando o que já existe em sua casa.
O canto alemão não precisa ser no canto!
Pode parecer curioso e até mesmo contraditório, mas a verdade é que um canto alemão não precisa, necessariamente, ser de canto. Você pode usá-lo, por exemplo, para dividir cômodos. Assim, o canto do estofado servirá como um delimitador de uma parte e de outra.
Por exemplo, quando a sala de jantar é integrada com a varanda, um bom canto alemão poderá nos “avisar” de onde é sala e onde é a varanda.
Canto alemão pode ser em forma de L ou não
Você pode apostar em dois tipos de canto alemão para a sua cozinha ou sala de jantar: Aquele que possui o estofado em forma de L, ou aquele que conta com um formato reto, como de bancos de lanchonete. Tudo dependerá do espaço que você tem em sua cozinha, e se você o colocará de canto ou de maneira mais centralizada.
Dicas para escolher o melhor canto alemão para sua casa
Agora que você já sabe tudo sobre os cantos alemães, é hora de entender quais são os pontos que precisam ser considerados na hora de escolher um para você. Assim, você não erra na escolha do tamanho, textura, cor e material. Vamos lá?
1- Use a mesa adequada às cadeiras e ao espaço
Sim, parece óbvio, mas quando pensamos em transformar ou reformar alguma parte de nossas casas, podemos nos esquecer de algo muito importante: O móvel fará parte de um contexto.
Ou seja, você precisa, ao comprar na loja de móveis, imaginar como ele ficará na composição com os demais móveis da sua cozinha. Assim você poderá ter uma melhor visualização do que encaixará em perfeita harmonia na sua decoração.
Mas isso não se limita apenas no aspecto decorativo. O funcional também precisa ser considerado com muito cuidado e muita cautela. Se você tiver um canto alemão muito grande, ele poderá até comportar muitos visitantes, mas no dia a dia poderá se transformar em um verdadeiro “estorvo” na sua cozinha, especialmente na hora da limpeza! Por isso, atenção aos mínimos detalhes.
2- O canto alemão precisa complementar a sua decoração
Seguindo o raciocínio acima, lembre-se que o canto alemão precisa estar harmonicamente encaixado no espaço, no tamanho, na textura e com toda a decoração. Apenas dessa forma ele atingirá a sua funcionalidade de maneira plena. Por isso, paciência é importante na hora de compor um novo ambiente.
3- Destaque o móvel com iluminação direta
Vamos supor que você já escolheu o seu canto alemão dos sonhos. Tudo está harmonicamente combinando em sua cozinha planejada nos mínimos detalhes. Porém, como deixar tudo ainda mais lindo e completo? Você pode apostar no tipo de iluminação adequada para este tipo de móvel.
Estamos falando da luz direta! Ela, através de pendentes em cima da sua mesa, criarão um efeito qualificado e lindo. Assim, deixará a sua casa impecável e muito aconchegante, especialmente para jantares mais românticos.
Inspirações que lhe ajudarão na sua escolha
Agora que você já sabe tudo sobre o incrível canto alemão, é hora de se deparar com mais inspirações que irão lhe auxiliar no seu planejamento e escolha, não é mesmo? Para isso, acompanhe o nosso compilado com lindas imagens que irão certamente lhe inspirar!
Uma opção mais incrível que a outra, não é mesmo? Agora é só você escolher o melhor estilo (retangular, quadrada ou redonda) para a sua mesa e um canto alemão que se encaixe perfeitamente com ela. Transforme a sua cozinha gastando pouco para isso!
Deixe seu comentário