Os cactos são plantas ideais para se ter em casa, elas decoram o ambiente e se tornam bem fáceis de cuidar. Mesmo para você que tem dificuldades em cuidar de plantinhas ou uma rotina diária bem atarefada, saiba que os cactos e suculentas não necessitam de muitos cuidados.
Ideais para cuidar em casa, apartamento e também espaço comercial, os cactos embelezam qualquer ambiente com suas folhas de espinhos almofadadas e até mesmo com a presença de flores na maioria das espécies. Quer saber mais sobre as principais características, significados da planta na decoração e demais pontos relevantes sobre os cactos? Então é só continuar a leitura deste post!
Cactos – Conheça suas principais caraterísticas
Uma das principais características dos cactos é sua resistência à seca, podem ficar bastante tempo sem receber água. Por esse motivo, essa é uma das plantas ideais para se ter em casa, mesmo com uma rotina corrida.
Características do Cactus
Com caule suculento cheio de espinhos, os cactos são plantas com características únicas e fazem parte da família das suculentas. Em seu interior existe 92% de água, por isso podem ficar bastante tempo sem regas e ainda continuam verdes.
Algumas espécies de cactos, como a palma, são comestíveis e fazem parte de várias receitas típicas do nordeste brasileiro. São plantas encontradas em diversos tamanhos, com flores, tons e desenhos bem diferenciados. Para cultivar a suculenta, você pode cultivá-la em vaso, mesmo com um vaso pequeno ela se manterá saudável devido ao seu desaceleramento do crescimento.
Também são plantados em canteiros, inclusive, no cultivo com outras plantas e flores que desejar. Um dos pontos vantajosos do cacto é que ele não necessita de podas, não requer tantos cuidados como outros tipos de suculentas.
Significado dos Cactos
Assim como diversas outras plantas, os cactos também possuem significados e um deles, segundo a geomancia chinesa Feng Shui, é considerada uma planta guardiã. Segundo ainda essa arte chinesa, os cactos ajudam as pessoas que estão solitárias e tristes a encontrem força interior. Para decorar os ambientes, eles também ajudam a purificar o espaço, trazendo harmonia e paz. A água em seu interior simboliza os sentimentos e emoções boas que despertam nas pessoas.
Além disso, os seus espinhos também possuem significados incríveis, servem como protetores contra visitas invejosas e indesejadas no ambiente. Sua exuberância é tão notória, que o significado dos cactos está atrelado a uma força, poder e elegância por causa de suas principais características.
Como cuidar de cactos?
Como citamos acima, aprender como cuidar de cactos não tem muitos segredos, é preciso cuidar com as regas, preparar o solo, ambiente e outras dicas a mais que vamos aprender a seguir.
Rega dos cactos
Os cactos são conhecidos por serem resistentes à seca, podem ficar bastante tempo sem receber regas. Dentro do seu caule fofo e espinhoso possui muita água, por isso, se torna resistente às altas temperaturas e períodos de seca. No entanto, é importante que as regas dos cactos sejam feitas uma vez por semana se forem plantados ao ar livre ou a cada 15 dias quando cultivados dentro de casa.
Um dos sinais que indicam que os cactos estão precisando de água é quando a terra estiver mais seca, isso tende a acontecer com mais frequência quando estão sendo cultivados diretamente no sol. Mas quando os cactos são cultivados dentro de casa, eles podem ficar dias sem receber regas: entre 15 a 20 dias mais ou menos.
Cuidados com o solo
Na hora de plantar o cacto no vaso, escolha um modelo com furo no fundo para a água passar com facilidade. É importante drenar bem o vaso usando telhas, cascalho e uma pequena quantidade de manta bidim, pois os cactos e suculentas não gostam muito de água e podem apodrecer com a umidade em excesso. Saiba que essas plantas não se adaptam muito bem a solos argilosos ou terra vermelha, que não possuem componentes orgânicos.
Escolha do ambiente para os cactos
A escolha do ambiente para os cactos não requer muitas dúvidas, eles adoram a presença de sol direto e indireto. Podem ser cultivados ao ar livre, em canteiros junto de outras plantas e flores, com uma terra nutritiva com fósforo e nitrogênio. Já no cultivo de cactos dentro de casa, prefira os ambientes mais arejados e contato com o sol, a iluminação natural é importante para seu desenvolvimento saudável.
Veja também se é melhor vaso de madeira é a melhor opção.
Adubação da terra
A adubação da terra para o plantio do cacto apresenta grandes benefícios, entre eles o seu crescimento saudável. Você pode escolher entre o adubo orgânico com cascas de ovos (rico em cálcio), cinzas de madeira (potássio) e farinha de ossos, rica em fósforo. Em floriculturas e lojas de jardinagem existem fertilizantes próprios para suculentas e cactos. Essa adubação da terra pode ser feita uma vez por ano no verão ou a cada 3 meses, se a terra for pobre de nutrientes.
Cuidados com as pragas no cacto
Assim como toda planta, os cactos precisam de cuidados com as pragas e insetos, como por exemplo a aranha vermelha e lesmas. Para proteger os cactos lave bem as suas folhas com água, coloque-os em uma estufa ou aplique veneno para acabar com as pragas e insetos que possam roubar a beleza da planta.
Onde comprar cactos?
Disponíveis em tamanhos mini, médios e grandes, tudo depende de onde comprar os cactos. Eles estão disponíveis para compras em diversos estabelecimentos como as tradicionais floriculturas, lojas de jardinagem, loja de decoração e até em atacados online ou físicos. Os tipos de cactos mais raros, como por exemplo, o bola-de-ouro, podem ser mais difíceis de encontrar. No entanto, os cactos mais populares são encontrados em lojas como floriculturas e até em supermercados.
Preço do cacto
O preço do cacto varia bastante conforme seu formato, espécie e raridade, os minis cactos por exemplo, podem custar a partir de 2 reais. Já os cactos mais raros e de tamanhos grandes ou médios podem custar a partir de 30 reais, dependendo do estabelecimento. Como é uma planta resistente, os cactos podem ser comprados na internet e entregues no seu endereço sem sofrer danos severos comparados a outros estilos de plantas.
Se preferir compre sementes de cactos e cultive em seu jardim ou vaso dentro de casa, mas sempre priorizando a boa iluminação natural.
Deixe seu comentário