Azulejo hidráulico: O que é, como usar e diferenças 

O azulejo hidráulico é uma ótima opção para revestir paredes nos ambientes, seja no interno quanto no externo. Venha conferir tudo sobre esses revestimentos, formas de usar as diferenças do ladrilho hidráulico, também muito usado na decoração.

Você que está pensando formas de decorar a sua casa, os azulejos são ótimas opções para revestir paredes e adicionar detalhes estilosos a sua decoração. A partir deste material você encontra diversas padronagens, mix de cores e até formas que montam um mosaico de desenho. Uma dica para combinar com a decoração é sempre considerar a paleta de cores e estilo a decoração do espaço. Conheça mais sobre o azulejo hidráulico e suas mais variadas formas de aplicação, já que o tipo de azulejo é bastante versátil. azulejos hidráulicos

Azulejo hidráulico – Veja o que é o revestimento

Para quem tem dúvidas, o azulejo hidráulico nada mais é do que um revestimento cerâmico bastante resistente, ideal para revestir paredes e adicionar detalhes à sua decoração. O acabamento é bem semelhante aos ladrilhos hidráulicos, com estampas geométricas, coloridas e com desenhos. Os primeiros registros de azulejos foram na Mesopotâmia e no Antigo Egito, porém, o revestimento se popularizou no século 17, após um terremoto em Lisboa.

Sendo assim, para reconstruir a cidade, os portugueses buscaram alternativas e encontraram nos azulejos um revestimento acessível, contribuindo com a produção em grande escala do material. Uma das vantagens deste tipo de revestimento é que não precisa ser impermeabilizado com o tempo, diante disso, se torna simples de fazer a manutenção.

Veja mais ideias de revestimento para fachada de casas. Azulejo hidráulico

Tipos de azulejos

Depois de conhecer o que é o azulejo, vamos conhecer alguns dos tipos de azulejos mais populares.

Azulejos portugueses

Um dos azulejos mais populares é o português, um clássico na decoração portuguesa, decorando o interior e exterior das casas. Suas principais características são o fundo branco com desenhos em azul, com padronagens e desenhos variados. Eles são bastante usados na fachada de casa, paredes internas e muros das residências portuguesas, devido ao formato e cores bastante versáteis.

Saiba mais sobre o azulejo português.

Azulejos mudéjar

Outro tipo de azulejo é o mudéjar ou hispano-mourisco, criados na Península Ibérica com uma variedade maior de cores do que os azulejos portugueses. Entre as cores do azulejo mudéjar estão o branco, azul, castanho-preto, verde e o amarelo, formando desenhos geométricos com padronagens bastante diferentes. O ideal é apostar nos tipos de cores, estampas e formatos que combine com sua ideia, apostando na beleza desse tipo de azulejo.

Azulejos holandeses

Mais uma opção de azulejos é o holandês ou figura avulsa, sendo marcado pela presença única de desenhos como flores, animais, objetos e até figuras ou paisagens mais detalhadas. Assim como os azulejos portugueses, os azulejos holandeses também são produzidos nas cores branco e azul, em sua grande maioria é produzido artesanalmente à mão. Além de decorar casas, esse tipo de azulejo também decora templos religiosos, fachada de comércio e entre outros espaços.

Azulejos hidráulicos

O azulejo hidráulico, por sua vez, é feito a partir de cerâmica e dispensa a aplicação de impermeabilizantes. Contudo, o resultado deste revestimento é uma combinação incrível com sua decoração, valorizando seu espaço e contribuindo com um revestimento resistente para ambiente externo e interno. Azulejo hidráulico

Como usar o azulejo hidráulico?

Afinal, como usar o azulejo hidráulico na sua decoração? Será que pode ser usado na parte externa? Pela versatilidade do material, ele pode ser aplicado de diversas formas, valorizando ambientes e revestindo paredes com uma camada de material pré-impermeabilizado. Agora que já conhece o azulejo hidráulico, veja a seguir, como usar o revestimento em sua decoração de ambiente interno e também no externo.

Fachada de casa

Uma das principais formas de usar os azulejos hidráulicos é na fachada da casa, uma prática bem comum em fachada de casas portuguesas. Por serem produzidos a partir de cerâmica, esse revestimento é bem fácil de manter a limpeza, bem como, mantendo o seu acabamento em estampas e mix de cores. Escolha uma estampa ou cor que combine com sua estrutura, considerando a paleta de cores e estilo da sua casa. Como mostramos acima, existem modelos de azulejos que formam desenhos e isso também se aplica ao modelo hidráulico.

Paredes de ambientes internos

Nas paredes de ambientes internos os azulejos hidráulicos também podem ser usados, principalmente para criar artes e decorações autênticas. Alguns modelos formam figuras e formatos geométricos que combinam com uma decoração no quarto, sala, banheiro e na cozinha. Na cozinha, o azulejo é ótimo para colocar atrás da pia, fazendo uma proteção para a parede e decorando o seu espaço. Ele também é ideal para aplicar no banheiro, já que o efeito impermeabilizante é uma das vantagens desse material. azulejos hidráulicos

Ambientes externos

Nos ambientes externos o azulejo hidráulico também pode ser usado, decorando e protegendo muros, paredes e até revestindo o interior da piscina de alvenaria. É um material resistente, podendo ser usado também em pisos, desde que seja produzido para essa finalidade. Com os diferentes modelos, você cria desenhos, monta formas e decorar da maneira que desejar. É ideal para combinar com uma paleta de cores neutras e também coloridas, como na decoração retrô.

Em áreas com jardins, os azulejos hidráulicos ficam incríveis, pois muitos deles formam desenhos e traços muito bonitos para complementar uma decoração externa ou projeto de paisagismo. Experimente usar os azulejos para produzir uma arte de mosaico, tornando sua decoração externa autêntica e encantadora.

Diferenças entre azulejo hidráulico e ladrilho hidráulico

Como vimos, os azulejos hidráulicos e ladrilhos hidráulicos possuem bastante semelhança, porém, não se trata do mesmo material. Uma das diferenças entre azulejo hidráulico e ladrilho hidráulico é sua forma de produção. No caso do ladrilho, ele é fabricado artesanalmente a partir de uma base de cimento. Já os azulejos são produzidos a partir da cerâmica, um material resistente que não necessita de impermeabilização como os ladrilhos. O material do ladrilho é poroso, diferente do azulejo que é mais liso (não precisa ser impermeabilizado) e com acabamento espessura fina de 0,5 cm, aproximadamente. 

A espessura do ladrilho, por sua vez, é mais grossa, variando na faixa de 1,5 centímetros da peça. Falando em acabamento, saiba que o ladrilho dispensa uso de rejunte, mas para o azulejo esse material é indispensável na instalação das peças. 

Essas foram as formas e dicas para usar o azulejo hidráulico. Gostou? Então comenta aqui embaixo onde você usaria esse revestimento.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.