Será que o assoalho de pinus é bom? Veja aqui quais são os prós e contras dessa madeira versátil muito usada para piso de casas, decks de piscina e móveis. Saiba quanto custa colocar um piso de pinus e dicas para conservar a madeira sempre bonita.
Quando falamos de revestimento para piso, logo as dúvidas podem surgir quanto ao tipo de material usado para construção de assoalhos. No caso do piso de madeira, a escolha do tipo de matéria-prima conta bastante, já que existem diversas madeiras para assoalho.
Muitas pessoas escolhem o pinus por ser uma das madeiras mais baratas do mercado, comparado à madeira maciça e entre outras opções. Mas afinal, o assoalho de pinus é bom? Quais os cuidados necessários? Continue a leitura para saber mais sobre essa matéria-prima para revestimento de piso.
Assoalho de pinus é bom? Conheça as suas características
Antes de saber os prós e contras e saber se o assoalho de pinus é bom, vamos conhecer suas principais características de sua origem e como ele é tratado para ser utilizado como matéria-prima para pisos e móveis.
O pinus é produzido a partir de árvores de pinheiro, principalmente as espécies que pertencem ao gênero pinus. Sendo assim, a sua origem canadense e estadunidense. Aqui no Brasil também pode ser encontrado esta árvore através das florestas de reflorestamento em regiões como sul e sudeste do país. Saiba que este tipo de pinus é tão resistente que resiste a geadas e pode chegar aos 30 metros de altura.
Para uso na construção civil e carpintaria, a árvore de pinus precisa ter em média 15 anos e necessita ser tratada para uso comercial. No caso de madeira de reflorestamento, é importante salientar que após o corte da árvore, outra deve ser plantada no lugar. A escolha do pinus como revestimento para assoalho se dá também por causa das suas cores, a madeira costuma ter uma tonalidade bem próxima ao marfim.
Prós e contras do assoalho de pinus
Após conhecer a origem e as principais características da madeira, para saber se o assoalho de pinus é bom, vamos conhecer os prós e contras deste material tão usado para o revestimento de pisos.
Pinus é um material sustentável
O pinus é um material sustentável. Antes de ser utilizado na carpintaria e construção civil ele passa por um tratamento autoclave. Esse tratamento consiste em preservar a madeira contra organismos xilógrafos, que são insetos que causam sua deterioração. Além de ser uma matéria-prima sustentável, o pinus é uma madeira produzida a partir de florestas para fins ecológicos, pois ao cortar uma árvore, outra deve ser plantada no lugar do pinus anterior.
Durabilidade após tratamento
Outra vantagem é que com o tratamento adequado e cuidados necessários, o pinus pode durar 50 anos. Por isso, o assoalho de pinus é bom acabamento para decoração. Mesmo com clima mais úmido, a durabilidade da madeira de pinus não deixa a desejar e é uma ótima opção para a construção de decks perto da piscina.
Isolante térmico para a residência
O assoalho de pinus é bom isolante térmico para as residências, protegendo naturalmente o piso em ambientes frios e quentes. Ele se adapta às temperaturas do ambiente, trazendo mais rendimento para os espaços climatizados com ar condicionado e calefação.
Madeira de pinus promove conforto
Outra vantagem do piso de madeira com pinus é o conforto ao pisar no revestimento. Como possui um isolamento térmico natural, andar descalço sobre o pinus será bem prazeroso tanto no inverno quanto no verão.
Além disso, o assoalho com madeira de pinus é bem higiênico, não acumula ácaros ou qualquer tipo de sujeira que possa causar alergias respiratórias. É ideal para casa com moradores com alergias como rinite e sinusite.
Preço do assoalho de pinus
Comparado aos revestimentos como porcelanato, o piso de madeira em geral tende a ser mais caro. Porém, o pinus em madeira de demolição é mais barato que os demais tipos de madeiras para assoalho. Talvez o preço do assoalho de pinus seja uma desvantagem para quem procura um piso barato para investir. No entanto, os valores tendem a variar conforme o orçamento para a compra.
No caso de pinus tratado para assoalho, uma placa de madeira com medidas 50x50cm costuma ser cobrada em média R$ 22 a unidade. Esse valor pode variar de uma região para outra. Por isso, vale a pena pesquisar os valores do pinus para assoalho na sua cidade.
Piso delicado para assoalho
Uma das desvantagens do piso de madeira, incluindo o pinus, é que esse material está mais propenso a arranhões, perda do brilho com o tempo e danos por produtos químicos. Por isso, necessita de mais cuidados especiais no seu dia a dia, principalmente ao arrastar os móveis e durante a limpeza.
Assoalho de pinus requer manutenção
Com o tempo, o assoalho de pinus requer manutenção como uma boa demão de verniz, reparo com massa de madeira e troca de placa quando necessário. Fazendo os cuidados corretos, o assoalho de madeira com pinus costuma durar mais de 15 anos, sendo esta uma vantagem pela beleza que o revestimento promove.
Decoração com assoalho de pinus
Falando em resistência para o acabamento, uma das grandes vantagens do assoalho de pinus é sua contribuição com a decoração. Se você procura um material charmoso e autêntico para decoração de casa de campo, veraneio ou até casa na cidade, o pinus é uma ótima opção de assoalho. Inclusive, esta é uma sugestão para revestimentos de piso interno e externos.
Dicas para preservar assoalho de pinus
Após avaliar se o assoalho de pinus é bom, confira as dicas para preservar a beleza e durabilidade do piso de madeira. A primeira dica é não usar produtos químicos abrasivos para a limpeza do assoalho de madeira de pinus, eles podem tirar o brilho do piso e ainda causar manchas.
Na hora de varrer o assoalho de pinus, evite usar vassoura com cerdas de aço ou esponja que possa riscar a superfície na hora de remover manchas. O mais indicado na hora da limpeza do assoalho de pinus é usar produtos próprios para limpar a madeira e preservar seu aspecto bonito.
Deixe seu comentário