Você já pensou em ter uma academia em casa? Esta é uma das melhores alternativas para quem busca manter a forma e a saúde em dia, mas não quer perder tempo no trânsito e também na espera da liberação de aparelhos na academia do bairro.
Se você é do tipo de pessoa que se preocupa com o seu bem-estar para além da prática de exercícios, sabe que cuidar da saúde mental é também muito importante. E ficar em casa para poder realizar o mesmo treino que realizaria longe de casa pode ser uma alternativa bem interessante para otimizar tempo e, porque não, dinheiro.
No texto de hoje, vamos entender por onde começar e o que você precisa considerar para construir uma academia em casa de maneira bem versátil e que siga a sua viabilidade financeira e de espaço. Continue lendo!
Academia em casa – Como planejar a construção de uma academia dentro de casa?
Para planejar a construção de uma academia em casa, será fundamental que você tenha em mente alguns critérios bem importantes para dar os primeiros passos. Afinal, para fazer uma boa academia não basta apenas liberar um cômodo e colocar alguns aparelhos. No início, isto pode até resolver o problema. Mas com o passar do tempo, você poderá enjoar e não ter o desempenho que gostaria de ter, pois o espaço não foi pensado para isso.
Portanto, veja o nosso passo a passo para construir a sua primeira academia em casa:
- O primeiro passo é descobrir qual será seu objetivo: hipertrofia, manutenção da forma ou emagrecimento?;
- Escolha um local com bastante ventilação e com janelas que possam ficar abertas;
- Opte pela instalação de ao menos um espelho grande – Assim você consegue acompanhar a sua própria postura;
- Não comece com dezenas de aparelhos – Comece pelo básico para que você possa criar uma rotina (e não gastar dinheiro a toa);
- Se você tiver crianças ou pets em casa, mantenha os aparelhos sempre bem presos e os pesos bem guardados;
Falaremos especificamente sobre cada um dos itens acima, de forma que você possa começar a colocar a mão na massa, quem sabe, ainda hoje. Bora lá?
O primeiro passo é descobrir qual será seu objetivo: hipertrofia, manutenção da forma ou emagrecimento?
Sempre que você vai planejar alguma coisa, é fundamental que faça isso pensando no objetivo prático. Ou seja, para que você vai usar sua academia? Será uma academia para hipertrofia? Ou será uma academia apenas para manutenção da sua saúde? Tudo isso precisa estar bem definido, pois os aparelhos que você colocar no espaço vão demandar um tipo de espaço e configuração.
Nós recomendamos que você invista bastante tempo para planejar a obra, pois a construção dela será muito mais fácil, rápida e barata a partir do momento que há uma “trilha” e um passo a passo bem definido. Principalmente se você quer economizar na obra, planejar tudo antes é uma das melhores coisas a se fazer.
Escolha um local com bastante ventilação e com janelas que possam ficar abertas
As academias são espaços para suar. Logo, são espaços que podem acumular uma série de bactérias e diversos outros tipos de resíduos que vão ser criados a partir de um treino forte e intenso. Logo, manter as janelas bem abertas será fundamental para que haja a circulação do ar e estas bactérias e resíduos possam se dissipar e, assim, manter o ambiente bem higiênico.
Planejar a instalação de um janelão ou mesmo de um par de janelas que crie uma corrente de vento, é mais do que importante para que você possa manter a sua academia em casa em ordem, de modo que não acumule mofo e cheiro ruim. Além de que uma linda janela com uma vista bonita, deixará o treino ainda mais enérgico e motivado. Pense nisso! Leia também nosso artigo sobre janelas bay window. Quem sabe elas não são uma excelente opção para sua academia em casa.
Opte pela instalação de ao menos um espelho grande – Assim você consegue acompanhar a sua própria postura
Se você já esteve em uma academia do seu bairro, certamente percebeu que eles usam grandes espelhos em determinados locais. Mas principalmente em frente de alguns aparelhos específicos. Isto acontece por um motivo simples: ajudar os alunos a manterem a postura e, assim, exercitarem o movimento de maneira correta.
E se você achava que o espelho seria desnecessário, saiba que ele é muito importante, inclusive, na sua casa. Se possível, planeje uma parede inteira para receber um espelho bem grande. Se for inviável financeiramente, opte por um espelho menor mas com o mesmo objetivo: orientar o seu posicionamento em algum exercício. Leia também nosso artigo com 30 espelhos para decoração e veja se algum pode se encaixar na sua academia.
Não comece com dezenas de aparelhos – Comece pelo básico para que você possa criar uma rotina (e não gastar dinheiro a toa)
Depois que a estrutura da sua academia estiver montada, é hora de comprar os aparelhos. No entanto, esta compra precisa ser guiada pelo básico e pelo que pede o seu objetivo. Caso contrário, você vai comprar muitos aparelhos de uma vez e dificilmente vai usar todos. A não ser que o seu objetivo seja uma altíssima performance e você já treina há algum tempo. Neste caso, vários aparelhos com vários tipos de pesos serão necessários.
O mais importante é ter um espaço que preveja a compra de mais aparelhos, de forma que a academia não crie a sensação de falta de espaço. Afinal, você precisará de espaço para treinar.
Se você tiver crianças ou pets em casa, mantenha os aparelhos sempre bem presos e os pesos bem guardados
E por fim, uma dica importantíssima: você sempre precisará manter a sua academia segura, principalmente se você tiver crianças ou pets em casa. Então, nunca deixe pesos pendurados de forma incorreta ou aparelhos mal encaixados e que podem provocar acidentes.
De preferência, compre aparelhos que sejam viáveis para a sua academia do ponto de vista de organização. Compre prateleiras ou suportes para deixar barras, pesos e cordas.
Bons treinos!
Deixe seu comentário