As cubas para cozinha são um acessório indispensável para tornar essa importante área do imóvel ainda mais bonita e funcional. Mas na hora de escolher a melhor opção para a sua a casa, é preciso levar em conta uma série de fatores e características.
A cuba deve ser simples ou dupla? Qual o melhor material? E o formato, influencia em alguma coisa? Essas são apenas algumas das dúvidas que podem aparecer na hora de construir ou reformar a cozinha.
Pensando em quem possui tais questionamentos a respeito da utilização deste acessório, preparamos 5 dicas para escolher a melhor opção de cubas para cozinha, que podem ajudar bastante a solucionar muitas dúvidas. Confira a seguir!
1- Escolhendo uma cuba simples
Existem diversos modelos de cubas para cozinhas, e entre eles o da cuba simples é o mais tradicional nas casas brasileiras. Ideal para as cozinhas pequenas, onde é preciso dividir o espaço do balcão com a pia, ela apresenta apenas um compartimento.
Mesmo se tratando de uma versão mais compacta, ela pode trazer acessórios extras que facilitam a sua utilização, garantindo mais funcionalidade ao lavar louças, higienizar e preparar alimentos.
2- Quando a cuba dupla é a melhor opção
Já para cozinhas grandes e com bancada espaçosa, a melhor opção é a cuba dupla, modelo que traz dois compartimentos para oferecer mais conforto ao usar a pia, principalmente se a família é grande e usa muitas louças.
Essa versão permite separar as louças em cada pia ou então realizar duas atividades ao mesmo tempo, como lavá-las e higienizar os alimentos, caso haja duas torneiras na bancada. O modelo pode ser usado até em cozinhas pequenas, escolhendo a versão em que as cubas têm tamanhos diferentes.
Precisa de mais espaço? Há a cuba tripla, versão ainda mais funcional e uma ótima escolha para quem usa bastante a cozinha. Nesse caso, geralmente as cubas das extremidades são maiores, enquanto a parte central é reduzida, permitindo acabar com a bagunça da cozinha.
3- Escolhendo o modelo
Os formatos mais encontrados no mercado são a cuba redonda, que oferece um visual mais descolado para a cozinha, é ótima para usar nos cantos e prática para ganhar espaço, e o retangular, que comporta uma maior quantidade de louças.
Entre os modelos de cubas, vale destacar ainda as versões de sobrepor, semi-encaixe e embutir, que são as mais fáceis de instalar. Com relação ao material, a cuba de aço inox é a mais procurada.
4- Cuba com acessórios
Há diversos acessórios para cubas, que deixam o item muito mais prático, como o cesto coador (auxilia no escoamento da água das louças, no descongelamento dos alimentos, etc.), a tábua para ajudar na preparação de alimentos e até um triturador de alimentos.
Esses acessórios podem ser usados mesmo nas versões simples.
5- Verifique as instalações da sua cozinha
Entre as dicas para escolher cuba de cozinha, um lembrete importante é averiguar se o modelo desejado possui compatibilidade com as instalações da sua cozinha, como com o tampo da pia e se ele tem furo para torneira.
Atenção também com o tamanho da cuba, que precisa ser compatível com as dimensões da sua bancada.
Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil escolher a melhor cuba para a sua cozinha.
Deixe seu comentário