Já pensou em deixar a cozinha ainda mais bonita e elegante, sem precisar mexer com grandes obras? Um passo simples está na utilização de pendentes para cozinha, acessórios práticos e modernos que, além de muito úteis, podem ser uma peça decorativa bastante interessante.
Um bom projeto luminotécnico tem a capacidade de mudar totalmente as características de qualquer ambiente, podendo deixá-lo mais aconchegante ou mais vibrante, por exemplo. E na cozinha, isso não é diferente.
Ótima opção para mudar a cara desse cômodo utilizado para o preparo dos alimentos, para as refeições e para reunir a família e os convidados, o pendente proporciona iluminação direta, permitindo dar destaque a algum ponto do cômodo.
Pendentes x Lustres
Na hora de trocar a iluminação da cozinha, algumas pessoas ficam em dúvida se devem usar pendentes ou lustres. Muitas chegam até a confundir as duas peças, que guardam algumas pequenas semelhanças, mas têm várias diferenças.
O pendente é uma peça com identidade visual mais contemporânea e minimalista, que propicia iluminação direta, como já comentado, possibilitando focar em um determinado ponto do ambiente, como bancadas, cantos das paredes e mesas.
Já o lustre possui um visual mais clássico e imponente, apresentando uma maior quantidade de lâmpadas e detalhes em seu design. Outra diferença é que ele oferece uma iluminação difusa e mais abrangente.
Dicas para usar pendentes na cozinha
A decoração com pendentes na cozinha é muito charmosa e possibilita personalizar o ambiente, valorizando ainda mais esse cômodo da casa. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de instalá-los.
Para começar, escolha o tamanho do pendente de acordo com o tamanho da cozinha. Se ela é pequena, aposte em pendentes menores, mas se há espaço de sobra no ambiente, você pode optar por peças maiores e com design diferenciado.
Fique atento também à altura dos pendentes. Eles não devem ficar rentes ao teto nem tão baixos ao ponto de atrapalhar a circulação pelo cômodo. Se você quer usá-los para destacar a mesa de refeições ou a bancada, por exemplo, instale o pendente de modo a deixar entre 70 cm e 1 metro de altura em relação à superfície dos móveis.
Outro detalhe é em relação à limpeza do acessório. Como se trata de um ambiente em que a gordura e a fumaça estão sempre presentes, o ideal é usar modelos de pendentes mais simples e fáceis de limpar, pois a manutenção terá que ser constante, para manter o visual mais bonito.
E para finalizar as dicas para decorar cozinha com pendentes, utilize lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas e não aquecem demais (lembre-se que a luz estará bem mais próxima ao seu rosto).
15 modelos de pendentes para cozinha
Há uma enorme variedade de modelos de pendentes, apresentando diferentes formatos, materiais de fabricação e cores, entre outros aspectos, tornando essa peça uma das melhores escolhas para usar em seu projeto de iluminação.
Se você está na dúvida sobre qual opção escolher, não deixe de conferir a lista abaixo com 15 modelos de pendentes para cozinha e inspire-se para o seu projeto!
Deixe seu comentário