Limpar vidros pode ser considerada uma tarefa fácil, a princípio. Mas se o trabalho não for feito da maneira correta, o vidro pode acabar ficando manchado e adquirindo aspecto embaçado, com o passar do tempo.
Para manter uma boa aparência, o vidro precisa ser limpo regularmente, com a utilização de produtos adequados e na quantidade certa. Isso vale para mesas de vidro, janelas, portas de vidro e também espelhos, entre outros itens.
Quer saber como limpar vidros corretamente e com eficiência? Então veja, a seguir, o passo a passo que preparamos com dicas infalíveis para limpar vidros!
Materiais necessários para limpar vidros
Antes de aprender a limpar janelas, box de vidro, mesas, portas e espelhos, anote os materiais necessários para essa importante tarefa:
- Panos de malha, fraldas de pano ou qualquer outro tipo de pano que não solte fiapos
- Esponja macia
- Álcool
- Limpa-vidros para sujeiras comuns
- Sabão neutro para sujeiras mais pesadas
- Água
- Papel toalha
Você também deve ficar atento à lista de produtos que devem ser evitados na limpeza de vidros e espelhos, como cloro, água sanitária e amoníacos, pois a ação forte deles pode gerar alguns danos à superfície do vidro.
Posso usar vinagre na limpeza de vidros? Bastante utilizado na limpeza em geral, o vinagre, assim como outros produtos ácidos, deve ser riscado da lista de produtos necessários para limpar vidros, pois pode criar novas manchas na superfície e desgastá-la.
Cuidado também com aquelas misturas caseiras para limpar vidros, que prometem fazer milagres. Elas podem trazer alguns dos produtos citados, que causam as mais diversas reações, e acabar estragando o vidro.
Passo a passo para limpar vidros
Agora, vamos ao passo a passo para limpar vidros e janelas:
- Comece retirando o pó em excesso do vidro, usando um pano seco ou espanador.
- Aplique algumas gotas de detergente na esponja macia, umedeça-a e passe cuidadosamente sobre o vidro, para remover a sujeira mais pesada e gorduras (se houver muita gordura, você pode usar um desengordurante).
- Na sequência, passe um mano macio na superfície para secá-la e remover o excesso de água e detergente.
- Logo após, despeje um pouco de álcool ou limpa-vidros em outro pano limpo e passe no vidro.
- Para finalizar a limpeza e dar brilho ao vidro, passe papel toalha na superfície.
Vale lembrar que as dicas também servem para a limpeza de espelhos e outros objetos de vidro.
Dicas importantes
Confira outras dicas para limpar vidros:
- Evite borrifar água ou produtos de limpeza diretamente no vidro
- Esqueça a técnica de polir vidro com jornal amassado, pois a tinta contida nele pode passar para o vidro aos poucos e resultar em manchas
- Cuidado com a água em excesso na limpeza, já que a água da torneira tem muito cloro
- Faça a limpeza durante um horário em que a luz do sol não incida na janela, pois ela acelera o processo de secagem, aumentando os riscos de manchar o vidro
- Se você vai limpar uma área grande, divida-a em partes menores, para tornar o processo mais rápido e evitar manchas
- Caso a superfície tenha dois lados, como janelas e tampo da mesa de vidro, por exemplo, faça movimentos verticais de um lado e horizontais do outro, para facilitar a identificação de manchas e sujeiras
2 Comentários
Oii preciso mais dicas
Óptimo bem esplicada