Já pensou em trocar o telhado tradicional por um telhado de vidro? Uma das maiores tendências no mercado de construção civil, o teto transparente dá ao imóvel um visual muito mais moderno e chamativo, valorizando bastante a residência.
Mas na hora de deixar de lado as telhas convencionais, que impossibilitam visualizar a parte externa da casa totalmente, aumentando a sensação de privacidade, muitas pessoas relutam e ficam em dúvida.
Será que compensa fazer essa mudança? Quais as vantagens do telhado de vidro? E as desvantagens? Veja as respostas para essas e outras perguntas nos tópicos a seguir.
O que é telhado de vidro?
Construído com telhas de vidro laminado ou temperado, que apresentam grande resistência e durabilidade, o teto transparente substitui a cobertura comum, feita de tijolos, que é utilizada na maioria dos imóveis. Vale lembrar que sempre é preciso pensar nos projetos para telhados afim de pensar na inclinação e também em todos os detalhes.
Na maior parte dos casos, os acabamentos do telhado transparente são feitos com peças de inox ou esquadrias de alumínio, resultando em uma aparência mais leve e elegante, ideal para as pessoas apaixonadas por uma decoração moderna e inovadora.
Os telhados de vidro podem ser instalados em toda a extensão do imóvel, mas há também a possibilidade de usá-los em apenas algumas partes, como sob garagens, áreas de piscinas, coberturas e varandas. Outro espaço que costuma receber esse teto é o jardim de inverno.
Quais os benefícios de ter um telhado de vidro?
A lista de benefícios é bastante ampla, a começar pela economia de energia que ele proporciona, pois favorece a iluminação natural, permitindo deixar as lâmpadas desligadas por mais tempo. E a boa notícia é que os materiais usados nesse teto trazem proteção contra raios solares.
A cobertura de vidro também proporciona uma visão incrível do céu. Para quem adora observar as estrelas e outros astros, esse teto permite fazer as observações do céu sentado no sofá da sala ou até mesmo deitado em sua cama. O mesmo vale para as pessoas que gostam de apreciar a chuva caindo no teto.
Outras vantagens do telhado de vidro são:
- Sensação de ampliação do espaço, graças ao efeito causado pelo vidro.
- Rapidez e facilidade de instalação do material.
- Baixo custo de manutenção.
- Ótima opção para quem tem plantas em casa.
E as desvantagens?
Antes de optar pelo uso desse material, também é preciso conhecer as desvantagens do telhado de vidro. Uma delas é o alto preço das telhas de vidro, que custam bem mais do que as telhas de cerâmica.
Além disso, a cobertura transparente pode não ser uma boa pedida para determinadas regiões. É que elas retêm mais calor, e em locais de clima muito quente podem deixar o ambiente ainda mais aquecido. Outro ponto negativo do telhado de vidro é a baixa capacidade de isolamento acústico.
Uma boa alternativa para quem está pensando em utilizar esse tipo de teto é começar fazendo a mudança em apenas uma parte do imóvel, como a varanda, por exemplo, e posteriormente adotar o teto em toda a casa.
Vale lembrar que há ainda outras coberturas transparentes, como o teto de acrílico e o teto de policarbonato.
1 comentário
Desejo dados para uma cobertura de vidro que possa atender uma área de uns 200m2.
Trara_se de uma varanda numa Pousada.Grato.