Que tal valorizar o teto e as paredes da sua sala, quarto, cozinha ou outros cômodos da casa? Para tanto, você pode investir na instalação de uma sanca de gesso, que vai dar um novo e charmoso visual para esses ambientes.
A sanca é uma espécie de moldura ou acabamento em gesso, instalada no ponto em que o teto e a parede se encontram, podendo ser conjugada com a iluminação do ambiente ou aparecendo sozinha, como uma peça decorativa diferenciada.
Diferentemente do forro de gesso (também conhecido como rebaixamento de teto), a sanca não esconde o teto. Ela faz justamente o oposto, deixando-o à vista e utilizando-o como um refletor.
Modelos de sanca de gesso
Uma das tendências em design de interiores mais fortes do momento, o uso de sancas de gesso na decoração contribui para deixar o ambiente mais moderno e refinado, sem a necessidade de fazer grandes obras no local.
No mercado, atualmente, é possível encontrar três modelos de sanca de gesso:
- Sanca de gesso aberta
Como o próprio nome indica, a sanca aberta possui uma abertura na parte central, estrutura que permite a instalação de um sistema de iluminação para criar uma luz indireta, que reflita no forro e ilumine o ambiente. Essa versão é ótima para quem quer um estilo mais intimista e acolhedor.
- Sanca de gesso fechada
Já a sanca fechada apresenta acabamento fechado nas laterais, sem qualquer tipo de abertura em toda a sua extensão. Com essa característica, a utilização de luzes só é possível se forem instalados spots na própria moldura. De acabamento mais simples, ela combina bem com a decoração minimalista.
- Sanca de gesso invertida
Conhece o efeito de teto flutuante? Ele é criado com a utilização da sanca invertida, muita parecida com a versão aberta. A diferença entre elas é que o modelo invertido possui abertura voltada para a parede. Ela fica a uma distância de cerca de 15 cm da parede, e é nesse vão que vai a iluminação, geralmente feita por fitas de led, criando efeitos incríveis.
Como usar
O acabamento em gesso pode ser aplicado em praticamente qualquer cômodo da casa, para destacar algum canto ou objeto em especial, como a bancada da cozinha ou a mesa de jantar na sala específica.
No caso da sanca de gesso para sala, os modelos aberto e invertido surgem como boas opções, podendo destacar a parte central do cômodo (aberta) ou um item específico, como a TV ou um quadro na parede (invertida).
O mesmo estilo pode ser seguido na sanca para quarto, onde ela vai dar destaque a algum objetivo decorativo, como um mural de fotos, ou à própria cama. Já a sanca na cozinha é ótima para ressaltar a bancada ou ilha central, usando a versão fechada do acabamento.
A decoração do banheiro também pode ganhar sanca de gesso, sendo que a escolha do modelo vai depender do efeito que você deseja criar nesse cômodo. Para um clima mais relaxante, opte pela sanca aberta, mas se a intenção é melhorar a iluminação, invista na sanca fechada.
E se você quiser valorizar ainda mais a decoração, considere investir em sancas de gesso coloridas (escolha tons que combinem com o resto do ambiente).
Fotos de Sanca de Gesso
Veja abaixo lindos projetos de sanca de gesso em diferentes ambientes da casa. Antes de decidir fazer é necessário fazer uma pesquisa de modelo e preço da obra para não ter nenhuma dor de cabeça futura. Através das fotos abaixo você vai conseguir identificar o que você busca para a construção ou reforma da sua casa:
Outros modelos de sancas para casa
Veja outros modelos para diferentes ambientes da sua casa. Fique atento também a iluminação das sancas pois esse é um fator determinante para que tudo fique lindo:
1 comentário
[…] casa. Você também pode combinar outros elementos decorativos, como por exemplo, um teto de gesso, sanca de gesso e lustres no […]