O orçamento é uma das partes mais importantes da obra, devendo ser feito antes mesmo de iniciada a reforma ou construção. E para buscar informações que ajudem a elaborar um orçamento completo, bem detalhado e sem erros, muitos profissionais da construção civil utilizam o Índice Sinapi.
Mas o que é o Índice Sinapi? Trata-se de um sistema que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência para obras e serviços de engenharia, trazendo dados importantes para ajudar na criação de parâmetros de custos para todas as etapas produtivas.
O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) é gerido pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidades responsáveis por atualizar as informações contidas na tabela.
Como funciona o Índice SINAPI
Para a elaboração da tabela Sinapi, são utilizados os dados coletados por profissionais do IBGE na famosa pesquisa mensal de preços realizada pelo órgão, em todo o país, abrangendo equipamentos e materiais de construção.
Na pesquisa, também são levantadas as informações a respeito dos salários de profissionais que atuam em estabelecimentos comerciais, industriais e sindicatos da construção civil, em todas as capitais.
Já a Caixa fica por conta da manutenção da base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e orçamentos de referência) e pelo processamento dos dados, que são atualizados mensalmente.
O Índice Sinapi traz informações como:
- Custos de Projetos: Comerciais, Residenciais, Saneamento Básico, Equipamentos Comunitários, Emprego e Renda
- Relatórios de Preços de Insumos e Custos de Serviços
- Conjuntura: Evolução de Custo e Indicadores da Construção Civil
- Consulta Pública – Composições Analíticas e a discriminação dos insumos e quantidades previstas por unidade de produção
- Encargos Sociais
Dados importantes
Entre os dados mais importantes do Índice Sinapi estão os relatórios de Insumos e Composições, que trazem os preços segmentados por capital, abrangendo itens essenciais na elaboração de orçamentos para construção civil. Nos arquivos da tabela é possível encontrar os valores e também os encargos sociais.
No caso dos insumos, você pode consultar as informações referentes a cada um deles, como o código de cada tipo, a descrição, o preço, a localidade e a origem do preço, lembrando que os dados estão em constante atualização.
Já os arquivos das composições trazem os itens considerados essenciais para a realização de cada tipo de serviço na construção, além de detalhes como suas características e critérios para quantificar os serviços.
Vale destacar também os orçamentos de referência do Sinapi, feitos a partir de projetos hipotéticos, que possibilitam ver como a tabela Sinapi pode ser aplicada na prática.
Como usar o Índice Sinapi
Interessado em fazer orçamentos para obras com base no sistema? O primeiro passo para usar o Índice Sinapi é acessar o site oficial da ferramenta, www.caixa.gov.br.
Na página, estão disponíveis todos os arquivos do Sinapi, separados por categoria (Insumos, Orçamentos, Composições, etc). Basta escolher as informações que você precisa utilizar, definir o estado cujos preços serão usados como base e efetuar o download gratuito dos arquivos para o seu computador, para acessar os dados.
Passo a passo para utilizar
Como fazer orçamento usando a tabela Sinapi? Ela traz dados bastante importantes para quem está precisando fazer o cálculo do custo de mão de obra por estado, ou mesmo como calcular o custo de construção por m2, por exemplo, ou verificar o preço de um determinado serviço ou produto, entre outras informações que ajudam a definir o valor a ser cobrado.
Confira o passo a passo para usar Índice Sinapi, a seguir:
- Acesse o site do Índice Sinapi.
- Role a página para baixo, até a parte intitulada “Preços e Custos de Referência”, e clique no estado desejado para realizar a pesquisa.
- Fazendo isso, você será direcionado para a página “Download de Arquivos” e nela terá acesso aos arquivos do Sinapi. Repare que há duas opções de tabela para cada mês, sendo uma não desonerada e outra desonerada (a diferença entre elas está na questão dos impostos). A escolha de qual tabela usar geralmente é feita pelo contratante dos serviços.
- Agora, clique na tabela referente ao mês desejado, para baixar os arquivos, lembrando de escolher o arquivo mais recente (no momento em que consultamos o site, o arquivo mais novo era o de dezembro de 2017).
- Após fazer o download, abra a pasta em que os arquivos foram salvos e clique nas tabelas baixadas, para ter acesso aos valores dos produtos e serviços pesquisados. É importante ressaltar que para visualizar os dados, você deve utilizar um programa de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel ou o LibreOffice Calc.
5 Comentários
[…] programa que permite que façamos essa conta com dados reais e atualizados, esse programa se chama SINAPI. O SINAPI juntamente com o IBGE, é responsável pela coleta de dados, ou seja, pesquisa o preço […]
Irei fazer o teste
Nao posso avaliar ainda por que não igual eu
preço da mão de obra de todos os serviços da construção civil
Olá boa tarde desejo ter tabela de preço de armazém em Portugal por m²