10 dicas de como economizar com material de construção

Construir ou reformar um imóvel é uma tarefa um tanto complicada. Afinal, as reformas ou construções fazem muita bagunça. Porém o que mais preocupa é a questão do preço dos materiais de construção.

É preciso gastar uma certa quantia em materiais para que a reforma ou construção saia exatamente como desejamos. Por isso, separamos 10 dicas infalíveis de como economizar com material de construção.

Veja também como fazer financiamento de material de construção.

10 Dicas para economizar com material de construção

como economizar com material de construção
  1. Antes de tudo, é preciso planejar sua reforma ou construção. Ou seja, colocar todos os gastos expostos num papel, assim como a quantia de dinheiro destinada a essa reforma ou construção. É importante definir o quanto pretende gastar. Porém, sempre reserve uma quantia a mais, no caso se houver algum improviso.
  2. Comece a pesquisar o profissional que irá realizar a obra. É importante tentar negociar ao máximo o valor a ser cobrado. Lembrando que esse profissional precisa ser de confiança. Não se esqueça de estabelecer um contrato com o mesmo.
  3.  Após contratar o profissional, peça para que o mesmo faça uma lista de todos os materiais necessários para a obra. Já com a lista nas mãos, pesquise os valores por pelo menos três lojas. Nunca compre na primeira loja que entrar. Tenha no mínimo mais duas opções de preços além da primeira.
  4. Uma forma de economizar com materiais de construção e não deixar faltar nem sobrar material é comprá-lo a cada término de uma fase. Ou seja, quando o profissional terminar de construir um cômodo, você comprar os materiais para o próximo cômodo.
  5. Comprar materiais ecológicos podem ajudar com a economia. Esse materiais são mais em conta e não agridem o meio ambiente.
  6. Construir uma casa com materiais pré-moldados também é uma ótima opção. Além de economizar dinheiro, há também uma economia de tempo. As casas pré-moldadas demoram em média sete dias para ficarem prontas.
  7. Cuidado ao economizar demais. Gastar demais e com coisas desnecessárias não é legal. Porém, comprar materiais que duram pouco ou deixar de construir um cômodo que deseja por medo de gastar muito são duas situações que não compensa. Procure construir com materiais duráveis e da maneira que deseja, pois uma boa construção evita gastos futuros.
  8. Se conhecer alguém que também esteja construindo, tente comprar os materiais em conjunto, algumas lojas oferecem descontos especiais para compras em grande escala.
  9. Tente entrar em contato com os fornecedores dos materiais de construção. Normalmente eles cobram um preço mais acessível do que as lojas de construção.
  10. Procure por materiais de construção que possam ser reutilizados. Nas lojas de demolição, podem ser encontrados alguns materiais que estão em perfeitas condições e podem ser utilizados em sua obra.

Com estas dicas, com certeza você conseguirá economizar com material de construção. No entanto, é preciso, também, considerar outros aspectos importantes que vão fazer esta economia valer a pena.

Veja mais algumas dicas extras de como economizar com material de construção. como economizar com material de construção

Comece planejando a obra

Não há como começar algum projeto, sem um planejamento prévio. Sem um plano adequado, fica difícil saber por quais caminhos a obra deverá seguir. E isto, claro, é uma das coisas que mais fazem uma obra ficar cara, uma vez que a falta de entendimento de todos os passos pode gerar custos elevados.

Portanto, comece planejando. Escreva em um papel todos os passos da obra. Saiba quando vai ser o começo, o meio e o fim da obra. Isto garante que você consiga acompanhar mais de perto toda o processo, encontrar potenciais falhas para corrigir e, claro, aproveitar os acertos para tentar repeti-los.

Isto serve tanto para obras do zero, quanto para obras de reforma. Afinal, para reformar uma casa simples, complexa ou um rancho, é preciso, também, um bom planejamento.

Estabeleça um limite de orçamento

Outra maneira de economizar com material de construção, é estabelecendo um limite de orçamento para a obra. Esta é uma prática bastante eficaz que faz com que as coisas andem na linha de maneira organizada, de modo que haja metas diárias para seguir para conseguir continuar otimizando o orçamento.

Muito embora o limite do orçamento faça com que a obra caminhe de maneira mais otimizada, é preciso entender também que uma margem de segurança é importantíssima. Ou seja, você não pode trabalhar com o orçamento sempre no limite, pois isto criará uma pressão ruim para a obra e, portanto, fará com que as coisas deem errado.

Antes de definir o teto de orçamento, é muito importante ter em mãos um orçamento completo de toda a obra. Pois é isto que poderá servir de guia base para saber o que é um orçamento alto e o que é um orçamento baixo.

Por exemplo, se você quer fazer determinado tipo de acabamento na sala e o orçamento apontou um valor X, não adianta reduzir o teto de gastos, pois o orçamento já prevê este valor para fazer o acabamento que você quer.

Pesquise e compare preços

dicas para economizar na obra

Não há nada mais importante, na hora de fazer um orçamento, do que comparar preços. A comparação de preços é imprescindível para que você saiba onde vale mais a pena comprar um material de construção ou outro e, assim, economizar com material de construção.

Muito embora a comparação de preços dê trabalho, ela é fundamental para que o orçamento seja montado de maneira inteligente. E as vezes, você conseguirá mais desconto em uma loja de materiais de construção, pelo fato de apresentar um orçamento mais baixo. Serve como um argumento para conseguir um preço melhor.

No entanto, é preciso levar em consideração algo muito importante na hora de comparar preços: compare sempre os mesmos produtos e nas mesmas condições. Ou seja, de nada adianta você orçar um tipo de cimento em uma loja, e um tipo de cimento em outra loja. É preciso equalizar a pesquisa e, assim, ter um padrão viável de comparação.

E outra dica, é: não compre o material de construção mais barato de todos, só porque está barato. É preciso que você analise, também, a marca e a qualidade do produto. Lembre-se que em uma obra de reforma ou construção, o barato sempre pode sair caro no fim das contas.

Controle de perto os gastos

Definir o limite de orçamento, comprar os melhores materiais de construção e autorizar o início da obra, não é o suficiente. Agora, vem uma das partes mais importantes de todas, que é a análise e o controle da obra. Ou seja, você precisará entrar em modo gestão e acompanhar tudo de pertinho para saber se, de fato, está havendo progresso.

E uma das formas de fazer isso, além de visitas periódicas, é fazer uma planilha de gastos para entender onde mais está saindo dinheiro. Fazer uma planilha para organizar as finanças da obra é tão importante que, muitas vezes, só pela leitura dos números, você saberá quais decisões tomar para melhorar aqui ou ali.

É claro que você precisa ter uma margem de segurança e uma flexibilidade em algumas situações. No entanto, acompanhar de perto e saber exatamente o que está acontecendo na obra, é o que vai fazer ela ser uma obra verdadeiramente organizada e otimizada.

Negocie descontos com os fornecedores

dicas para economizar na obra

Esta é uma prática e uma habilidade muito importante para quem busca construir uma boa economia na obra ou na reforma: poder de negociação. Só que para isso, você precisa ter bons argumentos e boas propostas. Afinal, só pedir desconto não vai resolver o problema, uma vez que uma negociação não é só isso.

Para conseguir os descontos, é preciso oferecer condições que sejam do interesse dos fornecedores. Por exemplo, pagar o material a vista, dar algum adiantamento, fazer algum tipo de reserva, manter uma fidelidade por toda a obra, etc.

Com estas dicas, certamente você conseguirá ter bons resultados de economia nos materiais de construção da sua obra!

Financiamento dos materiais de construção

Para economizar ainda mais, procure financiar os seus materiais de construção. A Caixa Econômica Federal oferece o cartão Construcard que permite o financiamento de um valor X destinado a compra dos materiais de construção.

Muito embora você tenha que pagar juros para conseguir ter acesso aos recursos, muitas vezes, o cartão Construcard te ajuda a conseguir negociar alguma compra, justamente porque o vendedor sabe que você tem recursos para usar.

Então, utilize o cartão de maneira adequada e a seu favor.

Para saber mais, acesse o site: http://www.caixa.gov.br/voce/Credito/index_construcard.asp.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.