Ganhar dinheiro com quitinetes pode ser uma excelente alternativa para quem busca uma diversificação de investimentos. Afinal, a quitinete é a “queridinha” do brasileiro que busca pelo clássico investimento em imóveis. Neste artigo, o Tudo Construção te ajuda a entender mais sobre a viabilidade desse projeto e como ganhar dinheiro com quitinetes. Veja também alguns projetos para que você considere fazer.
Continue lendo!
Como ganhar dinheiro com quitinetes passo a passo
Ganhar dinheiro com quitinetes pode ser fácil ou difícil: tudo vai depender do seu projeto e do seu planejamento inicial, assim como qualquer outro tipo de investimento. Para investir em quitinetes, você precisa fazer contas. Mas de maneira geral, o ideal é que você chegue uma rentabilidade próxima de 0,8% ao mês do valor que você investiu em determinado imóvel. Se você não chegar perto desse valor, lembre-se que há outros tipos de investimentos mais rentáveis e viáveis. Até mesmo construir para vender pode ser uma boa alternativa, onde nesse caso você ganharia dinheiro com a valorização da propriedade.
Abaixo, veja algumas dicas fundamentais para conseguir ganhar dinheiro com quitinetes passo a passo:
- Avalie o investimento e o retorno.
- A localização dos imóveis importa muito.
- Estrutura e tipos de acabamento.
- Trabalhe sempre com contratos.
- Contrate uma administração de condomínios para facilitar.
- Ofereça benefícios para que os inquilinos fiquem mais tempo.
Continue lendo e saiba mais.
Avalie o investimento e o retorno
Uma das principais circunstâncias que te levam a investir em quitinetes, é a promessa de uma boa rentabilidade mensal para o seu capital investido. No entanto, é preciso olhar pra isso de forma técnica e responsável. Se você perceber que, ao longo do tempo, a sua propriedade vai rentabilizar menos do que 0,6 a 0,8% ao mês, esse pode não ser o melhor local para investir os seus recursos. Afinal, lembre-se que ao longo de toda essa equação há também a inflação e a necessidade de investimentos em manutenção e reformas. Tudo isso, ao longo do tempo, tira a rentabilidade do seu projeto, caso ele não esteja muito bem planejado.
Por exemplo:
Se você gastar R$100.000,00 para construir uma quitinete, ela precisa render mensalmente pelo menos R$800 para que o investimento faça sentido (0,8%). Caso contrário, poderá ser um investimento com pouca rentabilidade que vai perder até mesmo para a inflação do Brasil.
Veja também alguns Modelos de Quitinetes (Kitnet).
A localização dos imóveis importa muito
Outro aspecto muito importante pra você que está pensando em investir em quitinetes para lugar ou mesmo ganhar dinheiro na valorização, é a localização dos imóveis. Afinal, quitinete é um imóvel cômodo, prático e acessível. Ele precisa unir o útil ao agradável em muitos aspectos para que você encontre o seu público e possa, dessa forma, organizar o projeto de maneira sustentável ao longo do tempo.
Até porque, se você quiser alugar uma quitinete longe de regiões mais centrais, por exemplo, pode levar muito tempo até que o valor se pague. Afinal, você não poderá cobrar muito pelo aluguel, justamente porque o imóvel não está bem localizado. E na venda, você não ganhará muito, pois a valorização também não vai acontecer na velocidade que você gostaria.
Saiba mais sobre quitinetes com alguns Modelos de Quitinetes para Renda Extra.
Estrutura e tipos de acabamento
Agora, vamos falar de estrutura e tipos de acabamento, que também fazem toda a diferença para ganhar dinheiro com quitinetes (ou não). Afinal, é preciso escolher um tipo de acabamento e uma estrutura focado no seu público-alvo. Lembre-se que quitinetes não precisam ser sinônimo de baixa renda. Pelo contrário: você pode construir propriedades com acabamentos de alto padrão, por exemplo, desde que você estude o mercado e identifique demandas pra isso.
O mais importante dessa história toda é que você pesquisa e tire as suas próprias conclusões para investir adequadamente na estrutura do imóvel. A regra é essa: não adianta investir muito para cobrar pouco de aluguel ou na venda. Mas ao mesmo tempo, cobrar muito pode afastar determinados públicos.
Encontre o ponto de equilíbrio nessa equação.
Trabalhe sempre com contratos
Por mais que muitas vezes pode ser cômodo não fazer contratos e a flexibilidade fala mais alto, lembre-se que o contrato não é pra ser algo ruim. Pelo contrário: é pra ser algo bom, que favorece ambas as partes em uma negociação.
O contrato te protege de inadimplência, garante reajustes justos ao longo dos anos, atribui responsabilidades a cada uma das partes e tudo isso pode ser executado na justiça em caso de uma necessidade maior. Um contrato bem escrito, simples e direto ao ponto é indispensável para ganhar dinheiro com quitinetes, especialmente quando esse ganho vier do aluguel dos imóveis.
Contrate uma administração de condomínios para facilitar
Se você pensa em investir em quitinetes, ao mesmo tempo, saiba que isso vai gerar muitas demandas relacionadas a manutenção, cobranças e organização de caixa. Você pode fazer isso manualmente, se tiver experiência, ou pode fazer isso de maneira controlada e profissional, contratando uma administradora de condomínios.
Vai ter um custo extra, mas vai gerar muito mais segurança em vários aspectos relacionados a administração do imóvel, especialmente se você tiver muitas demandas e muitas casas juntas.
Veja também 10 Modelos de Quitinetes para Investimentos.
Ofereça benefícios para que os inquilinos fiquem mais tempo
Se você pensa em ganhar dinheiro com o aluguel de quitinetes, uma boa ideia é oferecer contratos mais longos aos inquilinos com algum benefício muito interessante embutido. Por exemplo, descontos no aluguel, alguns meses grátis ou até mesmo isenção de condomínio, se você tiver esse serviço contratado. Inquilinos que pretendem ficar muitos anos no imóvel, por exemplo, podem ser beneficiados de muitas maneiras diferentes. Basta negociar.
Projetos de quitinetes para ganhar dinheiro
Para ganhar dinheiro com quitinetes, você precisa estudar o mercado, entender o seu público e assim construir imóveis que sejam viáveis para o tipo de monetização que você está planejando. Podemos te ajudar com 3 ideias diferentes, caso você já tenha o terreno:
Projetos de 2 andares
Um projeto de quitinetes de 2 andares pode ser uma boa opção pra quem tem terrenos pequenos. E nesse caso, é possível fazer de duas formas:
- Um projeto de 2 andares para a mesma família, com o quarto em cima e os demais cômodos embaixo.
- Projetos individuais, com uma família em cima e outra embaixo.
Tudo vai depender do tamanho do seu terreno, mas também do tipo de projeto que você quer fazer.
Condomínio conjunto
O condomínio conjunto também é uma boa maneira de aproveitar bem o terreno, construindo uma casa do lado da outra, mas separada por muros ou com o mínimo de privacidade para cada família. Esse tipo de condomínio é o mais comum, pois otimiza muito o orçamento.
Em container
E ainda, que tal aproveitar containers antigos para fazer esse tipo de projeto? Nesse caso, o investimento pode ser maior, pois você terá que investir muito em manutenção e um projeto de interiores elegante. Mas ainda assim, seria um projeto diferente.
O mais importante disso tudo é fazer contas, contratar os profissionais certos e comparar o investimento em quitinetes com outros tipos de investimentos semelhantes para entender o que faz mais sentido.
Deixe seu comentário