As dicas de papel de parede para cozinha podem te ajudar a escolher um modelo adequado e também um modelo criativo. Afinal, nem todos os modelos de papel de parede são para cozinha, mas todos podem ser adaptados de alguma forma que fique legal.
Neste artigo, o Tudo Construção te ajuda a entender 15 dicas de papel de parede para cozinha. Veja como aplicar e escolher.
As melhores dicas de papel de parede para cozinha
Escolher um bom modelo de papel de parede para cozinha nem sempre é fácil, especialmente porque isso envolve muita criatividade. E se você não se considera uma pessoa criativa, não se preocupe. Abaixo, listamos 15 dicas práticas de como aplicar papel de parede na cozinha e como escolher opções que sejam viáveis para esse espaço. Olha só:
1- Escolha de acordo com o local que você vai instalar
Antes de mais nada, você precisa fazer uma escolha consciente e de acordo com o local que você vai instalar o papel de parede. Afinal, a cozinha é um lugar amplo e pode ter várias paredes diferentes: atrás da geladeira, embaixo do armário da cozinha, ao lado da pia, atrás do fogão, entre outros. Busque modelos adequados para esse ambiente. Eles precisam ser resistentes e duráveis.
2- Estilo e padrão da decoração da cozinha
Outro ponto interessante que você pode considerar na hora de fazer uma decoração com papel de parede na cozinha, é o estilo e o padrão dessa decoração. Ou seja, olhe para a sua cozinha e tente imaginar que tipo de decoração vai ficar legal com os móveis que você já tem no ambiente.
3- Destaque um pedaço ou uma parede pequena
Não precisa colar papel de parede em todas as paredes. Você pode escolher uma ou duas paredes diferentes e escolher um modelo de papel de parede bem legal que vai combinar com os móveis, de modo que ele fique só em um cantinho. Pode ser uma parede lisa, uma parede curva ou até um pilar que esteja na sua cozinha. Abra a sua cabeça para boas ideias e ideias diferentes daquelas que você pesquisa por aí.
Veja também papel de parede no banheiro: Como aplicar e cuidar?
4- Cuidado com o reflexo da luz no papel de parede
Alguns modelos de papel de parede, por mais que sejam lindos, podem ser um pesadelo do ponto de vista de bem-estar e tranquilidade no ambiente. Afinal, eles podem refletir a luz a ponto de deixar o espaço inviável. Esse tipo de coisa acontece mais com modelos lisos, brancos e com brilho.
5- Os padrões da estampa podem pesar o ambiente
Mais um fator determinante na hora de escolher um papel de parede para cozinha, é o padrão da estampa que ele tem. Ou seja, os padrões da estampa podem pesar muito o ambiente, dependendo do formato geométrico que você vai escolher. Cozinhas pequenas com formados geométricos grandes na parede vão causar uma sensação de peso e vai deixar o espaço ainda menor.
Veja também Como Instalar Papel de Parede – Passo a Passo.
6- Use papel de parede para cozinha para cobrir uma parede feia
Você tem uma parede meio feia e com os acabamentos velhos na sua cozinha? Sem problemas. Não precisa quebrar a cabeça para contratar pedreiros ou mesmo fazer um montão de sujeira para reformar. No curto prazo, a melhor solução vai ser a instalação de um papel de parede elegante e duradouro.
7- Tire todas as capas de tomada e aplique o papel de parede por baixo
Essa é uma dica prática e técnica muito importante para gerar um acabamento mais legal para a sua cozinha: sempre tire as molduras, vistas e capinhas de tomada para aplicar o papel por baixo. Ao colocar os acabamentos de volta, sobre o papel, o acabamento ficará profissional.
8- Texturas podem ser mais legais do que desenhos geométricos
Isso é uma questão pessoal, de escolha. No entanto, nem sempre você precisa ir para as ideias mais padrões de papel de parede. Escolher uma textura elegante, diferente, lisa ou com acabamentos refinados, pode ser uma boa escolha para revestir aquela parede que precisa de um acabamento melhor.
9- O papel de parede para cozinha precisa resistir ao calor
Essa é uma dica importantíssima na hora de escolher um papel de parede para cozinha: nunca compre modelos frágeis, que são para outras utilidades. Afinal, a cozinha é um lugar quente e o calor pode gerar problemas no papel de parede, como bolhas ou deformidades. Isso sem contar no próprio risco de incêndio, caso você coloque ele muito perto do fogão (depois falaremos sobre isso).
10- Evite papel adesivo básico de encadernação
Sabe aquele papel adesivo que você usa para encadernação? Pois é. Esse modelo não é indicado e nem adequado para revestir paredes de cozinhas e nem de outros lugares. Afinal, ele é mais frágil, mais fino e com um acabamento não tão bonito para paredes.
11- Limpe bem a parede antes de sair aplicando papel de parede
Essa é uma dica prática de instalação que você não pode deixar de lado: limpe bem a parede antes de sair aplicando o papel adesivo nela. Afinal, se você não limpar, o adesivo do papel vai perder a durabilidade em poucos dias e o seu projeto vai ficar feio. A limpeza é um ponto fundamental.
Veja algumas ideias de Cozinhas Modernas | +47 Fotos de Tendência de Cozinha.
12- Deixe sobrar pedaços maiores nas laterais para fazer o recorte depois
Do ponto de vista de acabamentos, é preciso considerar uma área útil para que você faça os recortes no fim do processo. Por isso, deixe sobrando um pedacinho de papel de parede nas laterais e, depois, use uma régua para fazer os recortes. Assim vai ficar bem retinho e o acabamento ficará bonito.
13- Não cole papel de parede muito perto do fogão
Atenção: o fogão é uma área quente e que pode projetar chamas ou calor excessivo no papel de parede. Por isso, nunca cole papel de parede muito perto do fogão para evitar potenciais riscos de incêndio.
14- Escolha modelos que sejam fáceis de limpar e não retenham gordura
A cozinha é um lugar que projeta muita sujeira no ar. Mesmo que você tenha um exaustor, ainda assim, a gordura pode grudar na parede e em outros móveis. Por isso, o papel de parede precisa ser fácil de limpar e com uma textura que aceite panos úmidos, por exemplo.
15- Compre um pouco a mais para garantir em caso de erros
Alguns lotes de papel de parede podem vir com diferença de cores e tons. Por isso, compre um pouco a mais para garantir e, em caso de erros, você terá papel extra do mesmo lote, garantindo a igualdade das cores.
15- Peça a opinião de um designer ou arquiteto
E por fim, nunca deixe de consultar um profissional designer ou arquiteto de interiores. Ele poderá indicar uma combinação elegante e que deixe o espaço mais harmonioso e com um clima agradável. Além de recomendar boas alternativas de papel de parede.
Mãos a obra!
Deixe seu comentário