Os modelos de casas feitas com isopor podem gerar muitas ideias para que você invista nesse tipo de material. Afinal de contas, o isopor (ICF) está em alta e pode ajudar muito na otimização de tempo e custos de uma obra.
Neste artigo, o Tudo Construção te mostra alguns modelos de casas feitas com isopor para que você se inspire e tenha boas ideias para o seu próprio projeto.
Continue lendo!
Modelos de casas feitas com isopor
Os mais diferentes modelos de casas feitas com isopor podem proporcionar elegância, praticidade e economia na sua obra. Afinal, não é raro que esse tipo de proposta possa baratear vários aspectos do projeto.
No entanto, é preciso que haja supervisão adequada e profissionais capacitados nesse tipo de material. Caso contrário, os problemas podem ser grandes.
Abaixo, veja 10 modelos de casas feitas com isopor e aprenda mais sobre cada uma delas.
Veja também como funciona a casa de isopor.
1- Design flexível
Antes de mais nada, podemos considerar que o isopor é um material extremamente relevante para diversos tipos de designs. Afinal, ele é um material maleável e flexível, ajudando arquitetos a desenvolverem projetos ousados e diferentes.
Neste modelo de casa feita com isopor, podemos notar os ângulos das paredes, de maneira que a casa ganhe em formas geométricas. Para quem gosta desse tipo de ambiente, o isopor pode ser uma ótima ideia de estrutura. É muito relevante, flexível e interessante para baratear os custos e oferecer um acabamento diferenciado.
2- Todas as paredes podem receber isopor
Esse é um dos modelos de casas feitas com isopor que podem te inspirar a fazer um projeto parecido. Aqui, podemos ver paredes inteiras, de cima até embaixo, com a estrutura de isopor e as amarrações de ferro.
Essas paredes ficam muito mais leves se comparadas ao concreto convencional, além de trazer mais conforto do ponto de vista térmico e acústico. Afinal, você sabe: o isopor é térmico e acústico, garantindo ainda mais conforto para dentro de casa.
Você pode explorar o isopor em todos os cômodos, e não apenas em algumas paredes pontuais. Como é o caso abaixo.
Depois, veja se parede de isopor é resistente ou se é fraca.
3- Paredes de isopor e telhado de madeira
Por mais que a casa inteira seja feita de isopor, como no caso abaixo, isso não significa que o restante da estrutura não possa ser feita da forma convencional. É claro que, guardadas as proporções, será preciso adaptar e ajustar a estrutura para que o isopor suporte.
No entanto, ainda assim, você pode estabelecer uma estrutura de madeira adequada para o telhado, ou ainda pode fazer um tipo de telhado embutido, com testeira (também em paredes de ICF), e ter uma casa elegante e bonita dessa forma.
Entenda também como funciona o forro de isopor.
4- Janelas elegantes
Você sempre quis ter uma casa com janelas grandes, explorando toda a luz natural que vem lá de fora? Pois bem, um dos modelos de casas feitas com isopor permite que você faça esses janelões, conforme o modelo abaixo.
Além disso, você também pode explorar esse telhadinho, que serve para proteger as janelas da chuva; e pode ter também um suporte embaixo, para apoiar flores ou vasos decorativos. Fica bem legal, é estruturalmente simples de fazer e gera um aspecto de design bem interessante para o projeto.
Será que laje de isopor funciona?
5- Área de festas
Que tal explorar uma área de festas feita 100% com paredes de ICF? Essa é também uma boa alternativa, caso você queira economizar um pouquinho mais nessa estrutura. Afinal, a obra em si vai ser mais rápida e em pouco tempo as paredes estão de pé.
Ou seja, você ganha tempo e sobra dinheiro para investir em coisas legais para a sua área, como um fogão a lenha, um forno para pizza, móveis sob medida e outras coisas. Olha só esse modelo de parede de isopor que você pode explorar na sua área de festas:
6- Janelão
Mais um dos modelos de casas feitas com isopor, onde os janelões para aproveitar a entrada de luz solar é uma prioridade no projeto. Repare como há pouca área de parede vedada, e mais área de janela para explorar a luz que vem lá de fora.
Nesse caso, a estrutura continua robusta e estável, não comprometendo a segurança do imóvel, desde que o projeto seja feito por uma equipe especializada em ICF.
Esse tipo de estrutura vai ser ainda mais barata, já que em pouco tempo vai estar pronto e você poderá investir mais dinheiro em um projeto voltado à decoração do que na própria estrutura em si.
7- Estrutura metálica
Os modelos de casas feitas com isopor também partem de um princípio parecido com as paredes de drywall. Ou seja, você também pode aproveitar esse tipo de estrutura metálica, como existe no drywall, e assim prender as placas de isopor até fechar completamente a parede. É como se fosse uma parede de drywall, e até pode ser. Mas com o isopor revestindo os dois lados e assim garantindo o isolamento térmico e acústico.
8- Área externa
Mais um modelo bem legal de estrutura em isopor que você pode aproveitar na sua área de festas. Dessa forma, você pode economizar tempo e materiais para focar exclusivamente na decoração e estilização da sua área externa.
9- Telhados diferentes
Que tal investir em uma estrutura de telhados diferentes, com ângulos diferentes e muita elegância? Isso tudo é possível fazer com concreto. Só que com a estrutura de isopor, fica muito mais fácil e prático. Especialmente porque, dessa forma, você pode fechar tudo rapidamente, sem perder tanto tempo com caixaria e atenção às quinas e ângulos. O isopor já vem pronto.
10- Parte estrutural
E por fim, aqui está mais um modelo de casa feita com isopor, onde a estrutura principal está praticamente pronta e pronta para receber o telhado. Isso foi levantado em poucos dias, de forma que os pedreiros possam fechar a estrutura e não se preocupar mais com dias de chuva (que muitas vezes deixam a obra parada por dias).
É muito interessante como funciona esse tipo de casa feita de isopor, não é mesmo?
Trata-se de um modelo diferente, mais rápido e otimizado; e que está cada vez mais em alta no Brasil.
Mas é preciso buscar mão de obra qualificada para que a estrutura fique 100% segura, ok?
Mãos à obra!
Deixe seu comentário