A fita dupla face de fixação forte é uma das ferramentas mais importantes para quem precisa de performance na colagem de itens na parede ou no chão. São vários modelos disponíveis no mercado, ideais para cada tipo de projeto.
Por exemplo, a fita dupla face pode ser usada para grudar uma régua de energia em uma parede, ou mesmo pode ser usada para delimitar alguma área no chão. Neste artigo, o Tudo Construção vai te ajudar a entender mais sobre a fita dupla face de fixação forte. Continue lendo.
Para que serve a fita dupla face?
A fita dupla face de fixação forte pode ser usada tanto por profissionais que estejam prestando algum serviço, quanto de maneira caseira, em trabalhos rotineiros dentro de casa. Alguns modelos são mais indicados do que outros, dependendo do que você quer fixar.
As fitas que tem cola dos dois lados servem para fixar o engate do chuveirinho na parede do banheiro; grudar uma régua de energia na parede ou no móvel; substituir pregos ou parafusos de algum tipo de fixação; vedação de frestas; produção de peças de artesanato em geral; prender placas em carros; entre outras coisas.
Desta forma, se pode encontrar modelos para todas as necessidades, já que é um item de muita procura em lojas de decoração, materiais de construção e armarinhos.
Veja também como fazer decoração com fita isolante.
Alguns modelos de fita dupla face de fixação forte
No mercado, você pode encontrar inúmeros modelos de fita dupla face de fixação forte para o seu projeto e aqui vão algumas ótimas alternativas de escolha: 3M Scotch, VHB Fita Dupla Face, fitas Fixa Forte, fitas da Tekbond, fita Norton, entre outros modelos.
Inclusive, você pode escolher modelos pela cor, dependendo do tipo de acabamento que você quer dar para o projeto. Se a fita ficar escondida, a cor pouco importa. Mas se ela ficar aparente, então a cor deve ser também um fator de escolha.
O que posso grudar com a Fita Dupla Face?
A fita dupla face gruda praticamente qualquer coisa, já que é um tipo de fita feita especialmente para quem não quer usar cola ou até mesmo pregos/parafusos. Muito interessante, não é mesmo?
Assim sendo, veja algumas possibilidades que a fita dupla face te dá:
- Itens de plástico na parede;
- Papel para quem está fazendo artesanatos ou scrapbook;
- Papelão, caso você trabalhe com esse tipo de material;
- Alguns tipos de plástico;
- Alguns tipos de vidro, desde que sejam em locais seguros;
- Uma peça de metal contra a outra ou mesmo grudada em algum lugar (desde que não seja muito pesada);
- A fita dupla face pode grudar em madeira, desde que o objetivo não seja segurar uma estrutura pesada;
- Alguns tipos de tecido sintético e de fibras naturais;
- Cerâmica (para o caso de sinalizações, por exemplo).
- Entre outros tipos de superfícies.
Sim, a fita dupla face é absolutamente rígida quando o assunto é fixação. Ela pode grudar na parede ou na superfície e, se ela ficar bem conservada, pode durar por muitos anos sem perder aderência.
Veja também como colar pedra de mármore.
Quanto tempo dura a fixação da fita dupla face?
A fita dupla face pode durar por muitos anos no local que ela está sendo utilizada, desde que você mantenha o local longe da umidade, frio, calor e produtos químicos. Se você usar a fita dupla face para grudar a mangueira do chuveiro na parede, por exemplo, a durabilidade pode ser reduzida, já que é um local úmido. Já se você utilizar a fita dupla face para grudar alguma superfície escondida, a durabilidade pode ser realmente muito grande, já que não há intempéries agindo por ali.
Para que a fita dupla face atinja todo o seu potencial de colagem, recomenda-se esperar até 72 horas antes de movimentar o objeto colado. Depois disso, seguindo as regras da fabricante que geralmente estarão no verso da embalagem, a fita pode durar por muito tempo colada.
Quantos quilos a fita 3M aguenta?
A fita dupla face de fixação extra forte é feita especialmente para quem quer substituir pregos e parafusos, por isso, você já pode imaginar o quanto essa fita aguenta, não é mesmo? Mas a verdade é que vai depender da quantidade de fita que você utilizar na colagem.
Cerca de 20cm de fita é o suficiente para segurar até 5kg. E se você fizer o cálculo a partir desse número, perceberá que 1m de fita dupla face tem a capacidade de segurar até 25kg. É bastante coisa, não é mesmo?
No entanto, cada tipo de fita vai ter uma durabilidade específica e você precisa conhecer os detalhes e características do produto para ter certeza de que é a fita certa. Os modelos extra fortes são indicados para quem precisa segurar muito peso com a fita dupla face. Mas há também os modelos mais “simples”, que são aqueles usados no dia a dia dentro de casa, para pequenos reparos caseiros.
Como escolher a melhor fita de fixação forte?
Além de escolher boas marcas, você precisa entender que tipo de superfície vai colar. Alguns modelos são mais indicados para superfícies de madeira, enquanto outros são mais indicados para superfícies de plástico, por exemplo.
Abaixo, veja algumas recomendações para você considerar na hora de escolher a melhor fita de fixação forte:
- Resistência: Que tipo de material você quer prender? Entenda o peso que a fita suporta para então escolher o modelo adequado.
- Superfície: algumas fitas não são indicadas para determinadas superfícies, pois não terão aderência. Por isso, leia o verso da embalagem para saber em que tipo de superfície a fita é indicada.
- Marca: as melhores marcas de fita são aquelas que você encontra nas melhores lojas de decoração e materiais de construção. Evite lojas duvidosas. A 3M é uma excelente marca, por exemplo.
Escolha a fita de acordo com as suas necessidades técnicas e práticas. Os modelos de uso caseiro da marca 3M podem ser encontrados até mesmo em lojas de papelaria, já que é um produto voltado também para artesanato e outros tipos de atividades manuais.
Sempre leia o verso da embalagem do produto para saber como e onde usar para aproveitar ao máximo a fita dupla face de fixação forte.
Deixe seu comentário