A Rosa do Deserto é uma das flores queridinhas do momento, sua beleza é de encher os olhos. Conheça mais sobre a Rosa do Deserto, como cuidar, simbologia da planta e entre outras particularidades ao fazer a leitura do artigo de hoje do Tudo Construção!
O hábito de cuidar de plantas se tornou bastante comum atualmente, principalmente, porque as plantas ajudam a decorar ambientes e contribui com a saúde mental. No caso da Rosa do Deserto, esta flor pode ser plantada tanto em vaso para dentro de casa quanto em canteiros pelo quintal.
Sobretudo, é preciso saber cuidar da Rosa do Deserto, como cultivá-la adequadamente e cuidados necessários para com esta planta.
Rosa do deserto – Conheça mais sobre essa planta
Afinal, o que é Rosa do Deserto? Essa flor do gênero Adenium é originária da África do Sul e Península Arábica, pertence à família da Apocynaceae que compreende tipos de árvores, ervas e trepadeiras. É uma flor com tronco largo para suportar ventos fortes e reservar água, raízes visíveis, podendo chegar até 4 metros de altura.
Seu ambiente natural preferido é o clima tropical, sendo esta uma planta originária de regiões desérticas. Por conta dessas características a planta decora qualquer tipo de ambiente, seja um jardim, um vaso e até uma floreira.
Assim como a maioria das plantas e flores, a simbologia da Rosa do Deserto é realmente incrível. Quando cultivada, a Rosa do Deserto simboliza gentileza, clareza mental, amor, tolerância e sucesso. Sendo assim, uma planta ideal para dar de presente.
Veja também tudo sobre Flor Lilás.
Como cuidar da Rosa do Deserto
Quando bem cuidada, a Rosa do Deserto pode durar até duas décadas. Veja a seguir, como cuidar da Rosa do Deserto em casa.
Preparo para plantação da flor
De regiões secas e desérticas, o preparo para plantação da semente ou muda da Rosa do Deserto é bem importante. A planta precisa de bastante água para crescer saudável, porém, não deve ficar com o solo encharcado.
Se for plantar a Rosa do Deserto em vasos, opte por um vaso mais fundo para fazer uma boa drenagem com pedras e TNT para evitar que as raízes cresçam para fora do vaso. A mistura da terra com substrato é uma etapa muito importante, dê preferência para húmus de minhoca, areia tipo grossa e um pouco de terra.
Local adequado para Rosa do Deserto
O local adequado para cultivar a Rosa do Deserto é aquele com sol pleno, já que a flor se habitua naturalmente em regiões com clima mais quente. No caso de Rosa do Deserto no vaso, priorize os locais com acesso dos raios solares como uma janela e porta por pelo menos 4 horas por dia.
Além disso, para cultivar a planta sempre saudável, a temperatura ideal para seu cultivo é sempre acima de 14º C. Uma dica é aproveitar a beleza da planta para enfeitar seus móveis como mesa, estante, rack de TV e até janelas.
Quantidade de regas da Rosa do Deserto
Assim como toda planta, a quantidade de regas da Rosa do Deserto é de extrema importância. Nada de encharcar a sua planta, pois isso pode ocasionar o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da Rosa do Deserto.
Para saber se a Rosa do Deserto precisa de água observe a terra, verifique se ela está seca e faça logo a rega da planta. Vale salientar que os melhores horários para regar suas plantas é no começo da manhã e no final da tarde.
Veja também ideias de planta para lavabo pequeno.
Manutenções necessárias da planta
Outra dica de cuidado com a Rosa do Deserto é fazer as manutenções necessárias que exige a planta. Como elas podem viver até duas décadas, é recomendado sempre observar o que a plantinha está demandando, como por exemplo, adição de substrato e mudança de vaso.
Lembrando que a Rosa do Deserto pode ser plantada tanto por sementes quanto estacas, priorizando uma terra adubada e drenada. Contudo, na hora realizar as podas da Rosa do Deserto use luvas, a seiva da planta é tóxica para a nossa saúde.
Quais Rosa do Deserto existem?
Pesquisadores Botânicos salientam que existe apenas um tipo de Rosa do Deserto, no mais, são conhecidas como sub-espécies e variações da mesma planta. Confira a lista de quais Rosa do Deserto existem.
- Adenium Obesum;
- Adenium Multiflorum;
- Adenium Swazicum;
- Adenium Somalense;
- Adenium Crispum;
- Adenium Oleifolium;
- Adenium Arabicum;
- Adenium Boehmianum;
- Adenium Socotranum.
A maioria dessas variedades de Rosas do Deserto possuem as mesmas características, como por exemplo, caule largo e flores com variados tipos de cores. Aliás, falando em cores das flores da Rosa do Deserto, saiba que existe uma variedade de opções como tons em rosa, lilás, vermelho, amarelo, vinho, branco e até Rosa do Deserto preta.
Qual é a Rosa do Deserto mais rara do mundo?
Se você ficou surpreendido com este tipo de planta, saiba que a Rosa do Deserto mais rara do mundo é a Variegata. A Rosa do Deserto Variegata possui folhas em tons mesclados com manchas brancas, estima-se que a cada 10 mil mudas de Rosa do Deserto, apenas 1 seja na versão Variegata.
Devido às suas particularidades, essa Rosa do Deserto mais rara do mundo é difícil de encontrar.
Por que a Rosa do Deserto fica preta?
Outra possível Rosa do Deserto rara bastante diferente é a Rosa do Deserto preta, uma condição química decorrente de uma substância chamada de antocianina. Mas afinal, por que a Rosa do Deserto fica preta?
Pesquisadores salientam que poucas flores possuem esse tipo de substância que escurece a coloração das pétalas, aliás, elas não são pétalas negras. O que ocorre, na verdade, é um escurecimento da pétala, onde é possível observar o fundo da cor. Geralmente este fundo possui um tom avermelhado, roxo escuro e violeta.
A interferência na cor da Rosa do Deserto é derivada da alteração do PH da planta e com ligação de substâncias químicas como a antocianina.
Fotos de Rosa do Deserto
Agora que você já sabe como cuidar, os tipos e variações da Rosa do Deserto, confira algumas fotos surpreendentes dessa planta.
Viu só quantas cores e detalhes incríveis tem a Rosa do Deserto? Comenta aqui embaixo qual a versão da planta que mais te surpreendeu.
Deixe seu comentário