O concreto para fundação é um tipo de mistura ideal para fundações de casas, espaços comerciais e entre outras estruturas. Saber qual o tipo de concreto indicado para sua fundação e a dosagem correta garantem a construção de uma base sólida e forte para recebimento da estrutura.
No entanto, saiba que nem todo concreto é indicado para as mesmas estruturas, pois o material abrange diferentes fórmulas indicadas para as necessidades da obra em questão. Ou seja, a construção de um muro, laje ou piso exige um tipo de concreto diferente, combinado com outros materiais resistentes que promovem maiores benefícios para sua obra.
Continue a leitura deste artigo para saber quais os tipos de concreto para fundação e como fazer a mistura dos “ingredientes” em uma caixa de cimento, no chão e na betoneira.
Concreto para fundação – Conheça os três tipos indicados para essa estrutura
A mistura de concreto para fundação e demais outras funcionalidades são derivadas da mesma fórmula: cimento, aditivos, agregados e água. Para sua fórmula são determinadas normas técnicas regulamentadas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) referentes a uma NBR (Norma brasileira).
Sendo assim, para fazer o concreto para fundação podem ser usados três tipos de concreto: o simples, usinado e ciclópico. Conheça as características de cada um deles a seguir.
Depois, veja também o que é concreto polido.
Concreto simples
O concreto simples é bem versátil, é um material convencional que não necessita de armadura para formar a sua estrutura. Essa mistura é bastante usada em pequenas estruturas como blocos de fundação para escadas, por exemplo. A ideia é usar em estruturas de compressão, podendo ser feita sua dosagem e mistura da massa de forma manual e em quantidades menores.
Esse tipo de concreto também é usado em elementos decorativos, pequenos espaços drenados como calçadas para passeios. Para fazer a mistura do concreto simples, utilize uma caixa de cimento, pá de pedreiro e o traço correto que demanda a sua construção.
Concreto usinado
Já o concreto usinado, este já vem pronto com as dosagens e ensaios devidamente realizados pela empresa fabricante. Geralmente, ele é transportado por um caminhão betoneira que leva até o canteiro de obra a quantidade de concreto para a fundação. Esse tipo de material é indicado para fundações, lajes, pilares, vigas e escadas por causa da sua resistência e demais vantagens.
Entre as principais vantagens do concreto usinado para sua obra estão a otimização de tempo e espaço no canteiro de obra, bem como, a segurança e garantia de qualidade para sua estrutura. Para grandes obras, o concreto usinado para fundação promove economia de mão de obra e também redução de desperdício de materiais de construção.
Concreto ciclópico
O concreto ciclópico é bem parecido com o concreto simples, porém, com adição de pedras grandes na sua estrutura. Esse estilo de concreto é bastante usado em fundações como blocos não armados e baldrame, ou seja, uma viga de concreto na horizontal. Para construção de barragens e muros o concreto ciclópico também é indicado, principalmente com a necessidade de um grande volume de massa para sua construção.
Uma das vantagens desse tipo de concreto é a sua durabilidade e economia, pois como é utilizado pedras, requer menos massa de concreto para a obra e consequentemente, menos material.
Como fazer um concreto misturado à mão para fundação?
Primeiro, você precisa separar todos os materiais necessários para essa tarefa. Confira na lista abaixo o que separar.
- Saco de cimento 50 kg.
- 5 latas de areia.
- 6 latas de brita.
- 1 lata de água.
- Caixa para preparo de massa.
- Colher de pedreiro.
Utilize latas de 18 litros para fazer a dosagem (traço) para a mistura de concreto para sua fundação, sendo o tempo de cura da massa de 7 dias. Se você tem uma área de aproximadamente 11 m², utilize 7 dosagens como esta com a mistura para concreto de fundação. Para preparar a mistura, siga todas as etapas abaixo para preparar a mistura de concreto à mão para fundação:
- Em uma caixa para preparo de massa, adicione 1 lata de areia.
- Coloque a mesma quantidade (1 lata) de cimento.
- Misture bem os dois materiais.
- Adicione 1 lata de brita e mexa novamente todos os materiais.
- Deixe um vão no meio da mistura para a água.
- Coloque as latas de água devagar para fazer a mistura.
Como a receita diz que serão mais latas na quantidade de mistura, vá repetindo o processo até chegar na quantidade ideal para sua fundação. É importante seguir à risca a quantidade de água e demais materiais, isso permite um serviço bem feito e livre de falhas na estrutura. Use produtos de qualidade e siga sempre as instruções do fabricante do material para prevenir dores de cabeça com a sua obra.
Concreto para fundação na betoneira
Saiba que você poderá preparar a massa para concreto diretamente na betoneira, facilitando o processo de construção da fundação em uma grande metragem. Faça a dosagem correta dos ingredientes conforme a estrutura e as orientações do fabricante quanto às quantidades de materiais.
Comece ligando a betoneira e adicionando a brita com ⅓ de água, batendo por pelo menos um minuto. Adicione posteriormente o cimento e a areia, deixando que tudo se misture como deveria enquanto a betoneira trabalha. Para finalizar, adicione água e deixe a betoneira trabalhar por 3 minutos, após isso, terá seu concreto para fundação pronto.
Concreto para fundação preparo no chão
Se você não tiver uma caixa para massa ou betoneira, saiba que a mistura de concreto para fundação pode ser feita no chão. Espalhe a quantidade de areia indicada para a fundação no chão, fazendo uma camada de 15 cm de material. Depois adicione a quantidade de cimento, misturando bem com a ajuda de uma enxada de pedreiro.
A quantidade exata de brita vem em seguida, do mesmo modo, vá misturando até que forme uma única massa seca. Faça um buraco no centro da mistura e adicione aos poucos a água, cuidado para que ela não escorregue pelos lados. Use a enxada para fazer a mistura de todos os ingredientes da massa de concreto até ela estar pronta para usar na sua obra.
Deixe seu comentário