Será que a cozinha toda no mármore vale a pena? No artigo de hoje vamos trazer as vantagens e desvantagens desse tipo de revestimento mais usado em cozinhas de casa, apartamentos e até em empresas.
Diferente do granito, o mármore é uma rocha bastante resistente e costuma ser encontrado em variadas cores. Também combina com diversos ambientes, como por exemplo, a cozinha da casa.
Veja mais sobre as diferenças entre granito e mármore.
A escolha do revestimento deve combinar com o restante do estilo do espaço, podendo implementar decorações minimalistas modernas para cozinha, decoração retrô e também a famosa decoração rústica para cozinhas. Você pode construir a cozinha toda no mármore, inclusive aplicar o revestimento no piso, bancadas e na parede.
Cozinha toda no mármore – Veja quais são as vantagens e desvantagens
Antes de fazer a cozinha toda no mármore, confira as vantagens e desvantagens do material para ajudar a tomar a decisão correta.
Tenha uma cozinha moderna e sofisticada
Um dos pontos altos da cozinha de mármore é que o resultado da aplicação do revestimento é um estilo moderno e sofisticado. O mármore tem um toque mais suave que o granito, também produz um visual mais uniforme para o espaço.
Possibilidade de combinar com a paleta de cores
Outro destaque no mármore na cozinha é a possibilidade de combinar com a paleta de cores no ambiente, optando por uma tonalidade mais clean do mármore carrara e toque mais rústico do mármore preto.
Além disso, é possível encontrar cores de pedra de mármore nas cores bege, cinza, marrom, rosa, vermelho, verde e até versões com dourado. Os detalhes com veios e desenhos são bem variados e quanto mais raro for a pedra, mais cara ela será.
Ideia de revestimento versátil para cozinha
Uma das principais vantagens do mármore na cozinha é a versatilidade do revestimento, podendo ser aplicado em diversos espaços e móveis. O tipo do acabamento da pedra de mármore conta bastante como determinando de onde será aplicado, por isso, antes de instalar a peça confira qual será a indicação para uso do material. Com o acabamento correto, o mármore poderá ser instalado em pisos, paredes, bancadas, churrasqueiras e até nas pias.
Material durável e resistente
Comparado ao granito, o mármore não seria o material mais durável e resistente. Por isso, geralmente, o mármore é usado mais em ambientes internos como cozinhas e banheiros. O que conta para a durabilidade e resistência do mármore na cozinha é o tipo de acabamento do material, podendo ser encontrado em versões polidas, jateada, levigado, apicoado, cristalizado e resinado.
Os acabamentos de mármore cristalizado e resinado são indicados para bancadas de cozinha e banheiros, pois apresentam benefícios impermeáveis e brilhantes para a beleza do móvel.
Revestimento que mancha com facilidade
O mármore comparado ao granito é mais poroso, com isso, se torna um revestimento que mancha com facilidade. No entanto, o que ajuda a dar mais durabilidade e resistência às manchas são os diferentes tipos de acabamento da pedra. O mármore para bancada, por exemplo, pode receber uma camada de resina impermeabilizante que protege a pedra de manchas.
Em todo caso, para retirar manchas de mármore o mais indicado é usar produtos adequados como detergente neutro. Ao sujar a pedra de mármore priorize a limpeza do revestimento utilizando um pano úmido ou com detergente neutro para casos de manchas mais difíceis de sair.
Nunca use produtos como cloro, sapólio, produtos oleosos e esponja de aço sobre o mármore na cozinha, isso pode causar corrosões, riscos e manchas difíceis de serem removidas.
Veja também como limpar mármore preto.
Precisa de instalação especializada
Talvez uma das desvantagens da cozinha toda no mármore seja a necessidade de instalação especializada, ou seja, não é qualquer profissional que está habituado a trabalhar com o material. Seu acabamento impecável é essencial para o resultado final sofisticado do mármore, inclusive, as bordas do mármore precisam receber acabamento necessário para sua finalidade.
Quando colocadas em ilha na cozinha ou bancada, você pode escolher entre um acabamento arredondado da borda ou reto. A instalação especializada da peça de mármore também garante os acabamentos como encaixe de placas e colagem da pedra.
Preço alto no quesito revestimento
A maior desvantagem do mármore é seu alto preço comparado ao granito. Por ter um acabamento mais nobre, a pedra costuma ser mais cara que outros tipos de revestimentos. Ela é vendida por metro quadrado e quanto mais rara é a pedra, mais cara ela se torna. Porém, se você quer um revestimento nobre na sua cozinha, o mármore é o mais indicado para usar na sua casa.
Dicas para usar o mármore na cozinha
Existem várias formas de usar o mármore na cozinha, uma delas é revestindo a bancada da ilha no centro do ambiente. Confira essa e outras dicas para criar uma cozinha toda no mármore.
Mármore na bancada da cozinha
O mármore na bancada e a ilha na cozinha são as melhores funcionalidades da pedra, elas decoram e trazem funcionalidade no espaço. Combine as pedras de mármore com os móveis planejados, adicione ponto de luz iluminando a pedra e tenha uma cozinha dos sonhos.
Revestindo pisos com mármore
O mármore também pode ser usado revestindo pisos, basta escolher o acabamento polido para a pedra. Invista em mármores escuros e claros conforme demanda a paleta de cores da sua cozinha e tenha um revestimento mais nobre. Em cozinhas com passagem direta para área externa, aposte no mármore bruto antiaderente para ambientes cobertos internos.
Paredes e pias de mármore
Outra maneira de aplicar o mármore é nas paredes, revestindo pontos entre os móveis sob medida e perto de janelas. Uma das formas mais usadas aplicando o mármore são as rodapias, locais entre a pia da louça e o armário americano na cozinha.
Uma dica para quem ama o revestimento de mármore, mas não pretende investir muito dinheiro, é aproveitar os papéis de parede imitando o revestimento. Encontre opções idênticas à pedra natural, porém, não terá toda a durabilidade do mármore. Esse tipo de acabamento com papel de parede também pode ser aplicado sobre os móveis da cozinha, como os armários e parte da parede atrás do cooktop.
Viu só como é possível fazer uma cozinha toda no mármore? O resultado é um espaço bem decorado e funcional para preparo dos alimentos.
Deixe seu comentário