Qual o melhor bloco para construção? Eis a questão que muitas pessoas se perguntam antes de fazer o pedido de materiais para obra ou reforma. Usados desde as civilizações antigas, os blocos na construção civil são elementos indispensáveis para fazer uma obra, principalmente na construção de estruturas, levantamento de paredes internas e muros externos.
Como existem variados materiais para fabricar os blocos, destacaremos uma lista de opções de qual o melhor bloco para construção de acordo com suas finalidades. Veja também as diferenças entre os tijolos e blocos, pois muita gente ainda confunde esses dois materiais da construção civil.
Qual o melhor bloco para construção – Conheça principais tipos
Para saber qual o melhor bloco para construção é preciso entender como esse elemento é produzido. Por isso, destacamos os quatro tipos de blocos conforme a sua matéria-prima, cada um deles são indicados para determinadas funcionalidades na sua obra. Confira!
Blocos de cerâmica
Os blocos de cerâmica são os mais utilizados nas edificações por causa do seu custo-benefício de 30% menos gastos até o final da sua obra. As vantagens desse bloco é que ele oferece rapidez na hora de levantar e assentar uma parede, diminuindo o prazo de duração da construção e gastos com horas de trabalho do pedreiro.
Além disso, o bloco de cerâmica tem um custo mais baixo que o de concreto, inclusive, o projeto elétrico e hidráulico podem ser executados durante a obra a partir desse material. Diante disso, é possível encontrar diversos tipos de blocos de cerâmica em variadas espessuras, larguras e dimensões diferentes.
Esse material também pode ser usado nos projetos de vedação ou estruturação de uma edificação. Os modelos para estruturação são mais resistentes e devem ser assentados com os furos na direção vertical.
Blocos de concreto
Os blocos de concreto são divididos em dois grupos, conhecidos como blocos estruturais e os de vedação (na construção de paredes).
Blocos estruturais de concreto
Os blocos estruturais formam a estrutura da obra – a alvenaria estrutural. São responsáveis pela vedação das vigas e pilares que sustentam a construção. Saiba que este tipo de bloco não pode ser reformado ou mexido, pois sustenta a edificação. Por esse motivo, sua finalidade é mais limitada, porém, mais segura quando o assunto é estruturação de uma construção de casa ou prédio.
Para os projetos onde o bloco de concreto não pode ser quebrado, utilize outras versões do material, como por exemplo, bloco elétrico hidráulico, meio bloco de concreto e compensadores para as amarrações na estrutura quando os blocos não se encaixam.
Bloco de concreto para vedação
Já os blocos de concreto para vedação podem ser usados no levantamento de paredes internas e externas, servindo como proteção para as alterações climáticas. Agora, se você busca um bloco de concreto com menor densidade para construção de alvenaria de vedação, o modelo de bloco de concreto celular autoclavado é uma ótima opção. Esse tipo de bloco também pode ser usado na construção de churrasqueira.
Canaletas de concreto
Para construção de muros e paredes, as canaletas de concreto são uma excelente sugestão, principalmente se for construir uma estrutura mais resistente. Esse modelo de bloco de concreto é feito no formato de “U” sendo usados tanto para vedação quanto para projetos estruturais em combinação com outros materiais como aço e massa de concreto.
Blocos de vidro
Os blocos de vidro são destinados a projetos de edificação que exigem um apelo estético e funcional para o ambiente. Esse modelo agrega valor à fachada de casas, parede de escritório, muros e demais construções com finalidade mais visual. Diante disso, é possível encontrar blocos de gesso vazados, coloridos e fixos que são considerados como peças tradicionais desta versão de bloco para construção.
Bloco de vidro vazado
O bloco de vidro vazado é perfeito para projetos que exigem uma maior ventilação, principalmente os ambientes internos sem janelas ou que precisem de uma circulação de ar maior. Eles podem ser usados em paredes de banheiro, garagem, jardim de inverno e como divisória de ambiente, como os cobogós.
Bloco de vidro colorido
O bloco de vidro colorido tem um apelo mais estético, podendo ser usado tanto em projetos de decoração de interiores e exteriores. A dica é aproveitar a paleta de cores do ambiente para influenciar na escolha da cor do bloco de vidro para decoração da parede.
Bloco de vidro fixo
O bloco de vidro fixo é o modelo mais comum, indicado para ambientes internos e externos que precisam de uma maior iluminação. Por isso, esse modelo é tão versátil, usado em cômodos como salas, banheiros, cozinhas e jardins. Além da característica translúcida do bloco de vidro fixo ele também é encontrado em diversos modelos para complementar a sua decoração.
Diferenças entre tijolo e bloco
Após citar os principais modelos de bloco para construção, você deve estar pensando qual a diferença do tijolo, não é mesmo? Já que esses dois materiais são muito utilizados na construção civil.
As diferenças entre tijolo e bloco estão primeiramente na matéria-prima da fabricação. Na fabricação do bloco é usado cimento, água, agregados e aditivos. No caso dos tijolos, esses são feitos com barro cozido (argila) e entre outros elementos.
Outras diferenças estão nas suas características, enquanto o bloco é mais pesado e resistente, o tijolo é mais leve e pode quebrar com mais facilidade no canteiro da obra. O tamanho do bloco comparado ao tijolo também é um ponto a se considerar, o bloco de concreto possui mais rentabilidade em comparação ao tijolo. Essa diferença influencia no preço final da obra e na execução do tempo na obra.
Por outro lado, o tijolo possui vantagens incontestáveis quando o assunto é acústica e conforto térmico, sendo mais potente que o bloco de concreto. Aliás, para fazer paredes internas de vedação o tijolo é muito utilizado, já o bloco de cimento é indicado para construção da estrutura.
Porém, como vimos nos tópicos acima, existem várias opções de blocos para construção, cada um deles indicados para algum tipo de execução. Sendo assim, para saber qual o melhor bloco para construção será preciso analisar que finalidade o material será destinado e os custos que deseja obter com a compra do material para sua obra.
Deixe seu comentário