Para vedar telhado contra goteiras você vai precisar de poucos materiais, isso dependendo do tipo de estrutura, problema e orçamento para consertar o telhado de casa. Por isso, aprenda 5 formas de proteger sua casa da chuva.
Existem várias maneiras de descobrir goteiras no telhado, e esse já é meio caminho andado para escolher a solução para esse problema. De duas, uma: você escolhe uma empresa especializada para fazer o conserto ou faça você mesmo a vedação do telhado.
No entanto, caso o seu telhado tenha mais de 25 anos os problemas de estrutura podem trazer riscos, sendo assim, o mais aconselhável é fazer toda a parte que sustenta o telhado. Caso contrário, continue a leitura desse artigo para saber mais e aprender a vedar telhado contra goteiras.
Como vedar telhado contra goteiras – 5 maneiras para solucionar
Existem várias formas de vedar telhado contra goteiras, você pode investir em uma manta asfáltica para proteção, consertar rachaduras com selantes e colas ou substituir os materiais danificados. Algumas etapas são simples de fazer e com ajuda de mais pessoas, vocês mesmos podem arrumar o vazamento do telhado, sem precisar contratar um profissional.
1- Faça a instalação de uma manta no telhado
Uma das melhores garantias de proteção contra goteiras é a instalação de uma manta no telhado, pois ela previne incidentes e apresenta grandes vantagens na hora de melhorar o clima nos ambientes.
Escolhe um material de manta para vedar telhas, podendo ser asfálticas, líquidas, impermeabilizantes e térmicas que ajudam a melhorar a condição de aquecimento das telhas produzindo uma barreira protetora contra aquecimento.
A escolha da manta para vedar o telhado vai depender das necessidades do ambiente, inclusive do orçamento estipulado para investir nesse tipo de proteção. Assim como o telhado, a manta precisa ter uma duração equivalente ao telhado. Portanto, escolha instalar uma manta no telhado durante a reforma da casa ou no começo da obra para evitar goteiras e vazamentos futuros.
2- Conserte os furos e rachaduras com selantes
O primeiro passo para consertar os furos e rachaduras é localizar a fonte da goteira. Se a casa possui um sótão, utilize uma lanterna para verificar a origem do vazamento e marque bem o local. Depois suba no telhado para consertar os danos externos procurando as telhas curvadas, rachadas e que estão fora do lugar. Retire as telhas que não podem ser consertadas e repare aquelas em bom estado.
A telha asfáltica ou chaminé, por exemplo, pode ser selada com uma cola apropriada, portanto, limpe as peças e aplique uma linha grossa de selante embaixo da rachadura. Pressione a telha para colagem e depois adicione mais um pouco de selante no outro lado da telha para colar a rachadura.
3- Use silicone para acabar com os vazamentos
Outra forma rápida de solucionar goteiras no telhado é usando uma cola de silicone para acabar com o vazamento. Esse material não é exclusivo para vedar telhados, mas pode funcionar em casos de consertos rápidos.
Para vedar telhado contra goteiras usando silicone você precisa encontrar o local exato do vazamento, ou então, de modo preventivo vedar as frestas e cantos da estrutura. Essa dica é ótima para vedar telhas de vidro ou acrílico transparente, pois o silicone é discreto para acabamento e funciona muito bem para vedação.
A maioria das embalagens de silicone já vem com um bico aplicador, o que facilita na hora de usar em trabalhos como consertar um telhado da casa. Durante a inspeção no telhado aproveite para conferir os pregos e parafusos, esses também podem causar goteiras. Substitua se necessário e aplique silicone para ajudar na vedação das fissuras.
4- Repare a manta de vedação para telhado
Se mesmo colocando a manta de vedação para o telhado ainda houver goteiras, talvez seja um sinal para consertar o equipamento. Para consertar uma manta asfáltica danificada, por exemplo, primeiro você precisa resolver o problema na estrutura, que pode ser uma telha quebrada, rachada ou apenas fora do lugar. Caso contrário, consertar a manta não resolverá o problema por completo.
Após verificar a parte externa do telhado é hora de consertar a manta, um processo fácil que pode ser realizado com poucos materiais. Geralmente, quando ocorre a goteira a manta cria uma espécie de bolha que deve ser cortada com cuidado usando um estilete.
Na parte onde foi cortada a bolha ou se existe a presença de rasgos, utilize um pedaço de manta para vedar o local. Esse processo é semelhante na vedação de piscinas de plástico. O conserto do rasgo ou furo da manta deve ser feito, primeiramente, com uma camada de cimento e depois colocado o pedaço de manta por cima. Pressione alguns instantes e deixe secar.
Para finalizar o reparo na manta use pregos de telhado ao do remendo, depois conclua com mais uma camada de cimento sobre o pedaço de manta e pregos.
5- Troque as telhas danificadas
Essa dica de como vedar telhado contra goteiras é para telhas que já estão muito danificadas. Comece analisando a parte externa do telhado para realizar o processo de substituição.
Com a ajuda de uma escada e equipamentos de proteção individual, suba no telhado na parte externa e veja quais as telhas ou placas de fibrocimento estão danificadas.
Depois será preciso escolher entre usar o mesmo material para cobrir o telhado ou apostar em outro tipo de cobertura. O encaixe das telhas nem sempre é o mesmo. As telhas de vidro têm um encaixe mais preciso do que as telhas de barro.
Identificadas as telhas danificadas é hora de substituir por peças novas. Aproveite para selar a parte exterior do telhado. Aplique silicone ou selante de telha nas fissuras e trincas, pressione com cuidado o local para vedar.
Para fissuras mais largas aposte na espuma expansiva, a mesma usada para colocação de portas e janelas. Esse tipo de material é considerado um selante contra umidade. Aproveite para aplicar resina nas telhas para impermeabilizar o telhado, conservar a estética e proteger contra infiltrações.
A melhor forma de prevenir vazamentos e goteiras no telhado é fazer um bom projeto de cobertura, escolhendo a melhor telha e planejar o caimento para o seu telhado. Visto que a própria estrutura do telhado pode estar acumulando água e causando goteiras.
Deixe seu comentário