Veja aqui como descobrir goteira no telhado, com algumas dicas práticas que podem ser cruciais na hora de identificar problemas nas estruturas dos telhados como a laje, impermeabilização, madeiramento e a própria cobertura.
Os vazamentos e infiltrações de água podem ser prejudiciais para os telhados, bem como no caso da infiltração, ela pode causar também problemas de saúde. O mais indicado é acabar com as goteiras o mais rápido possível, identificando a raiz do problema.
Contudo, a raiz do problema nem sempre está na localidade da goteira, existem casos onde a fonte da entrada de água seja em pontos exatos da estrutura.
Depois veja como desentupir calha.
Como descobrir goteira no telhado
Por mais que seja difícil identificar a localização exata dos vazamentos, trouxemos abaixo algumas dicas de como descobrir goteiras no telhado, que podem ser as principais causas de vazamento da água da chuva e problemas com mofo atrás dos móveis.
Utilize uma lanterna para localizar vazamentos no telhado
Para descobrir o local exato da goteira, utilize uma lanterna para verificar o vazamento no sótão da casa. No dia das chuvas observe onde estão os vazamentos e quando o tempo estiver melhor, comece fazendo o percurso da água para localizar a goteira. Isto é, siga o trajeto de vazamento de água até o ponto de início.
Observe a parte exterior do telhado nos dias de sol
Nos dias com bastante sol, aproveite para conferir a claridade das telhas, elas podem estar mal posicionadas e consequentemente causar goteiras no telhado.
Veja se as chapas de telha não possuem furos de pedras, se os parafusos estão espanados ou enferrujados e observe a presença de rachaduras causadas pelo tempo. Esses são alguns exemplos na estrutura exterior do telhado que podem estar causando goteiras e infiltração na casa.
Perceba a estrutura de apoio das telhas
Outra maneira de como descobrir goteira no telhado é a presença de madeiras apodrecidas com o tempo, madeira corroída por cupins ou empenadas. As estruturas de apoio das telhas costumam ser construídas com madeira, e isso com o tempo pode trazer desgastes. Observe essas estruturas para prevenir goteiras e vazamentos.
Esse tipo de estrutura deve ser trocada a cada 25 anos, pelo menos, para garantir sustentação para todo o telhado.
Manchas de infiltração na laje
Um dos sinais de goteira no telhado é a presença de manchas de infiltração na laje, PVC ou placas de gesso no teto. Eles costumam aparecer quando o contato com a umidade é frequente.
É bem importante que você perceba esses sinais no teto e assim que fizer, organize-se para solucionar o problema o quanto antes, verificando a parte interna e externa do telhado para encontrar o caminho exato da goteira.
Use uma mangueira para verificar a presença de goteiras
Se você verificou o sótão, a parte externa do telhado e os indícios de vazamento no teto, tente usar uma mangueira para encontrar goteiras, dessa forma fica mais fácil seguir o caminho da água. Utilize uma quantidade de água sobre o telhado e verifique os pontos dentro da casa usando uma lanterna, os feixes de luz iluminam a goteira deixando elas mais aparentes com a iluminação da lanterna.
Principais causas de goteiras nos telhados
Existem várias formas de como descobrir goteira no telhado, você também pode começar pelas principais causas de vazamento. Descobrir as principais causas de goteiras nos telhados ajuda a seguir o rastro para o início do vazamento e fazer a melhor escolha para solucionar o problema. Portanto, veja abaixo quais são os motivos decorrentes das goteiras.
Quebras ou rachaduras no telhado
Um dos principais motivos das goteiras são as rachaduras e rupturas no telhado, principalmente nas telhas de barro, amianto e até concreto. Esses estragos na estrutura podem ser causados por temporais, queda de árvores, objetos, animais e entre outras situações, inclusive o mau uso.
Desgastes na estrutura
Os desgastes na estrutura também podem ser os causadores de goteiras e vazamentos, com o tempo o telhado precisa ser trocado por conta da validade das peças. Por isso, faça manutenções periódicas, verifique peças como rufos, parafusos, conexões e comunheiras.
As chaminés e clarabóias também precisam passar por uma inspeção, sendo elas responsáveis por goteiras e vazamentos em caso de deterioração do tempo.
Calhas entupidas
As calhas entupidas causam infiltrações, principalmente quando não são desentupidas e ocorrem vazamentos frequentes. Sendo assim, outra causa de goteiras são as calhas entupidas por folhas e demais sujeiras que impedem o caminho da água para o ralo pluvial.
Canos rachados e quebrados
Talvez o problema de goteira no telhado esteja sendo causado por canos rachados ou quebrados em casas com mais andares e apartamentos. Muitos projetos hidráulicos passam o cano pela parte superior da planta e consequentemente podem ocorrer vazamentos. Por isso, esse tipo de estrutura precisa ser verificada, inclusive se esses canos estão bem vedados.
Como fazer a reparação de telhado com goteira?
Após descobrir a goteira no telhado é hora de reparar o problema usando ferramentas e materiais específicos para essa finalidade. Opções como pastas, mantas, silicones e fitas aluminizadas para telhados podem consertar as goteiras.
O primeiro passo é descobrir onde está localizado o início do vazamento, depois escolher o tipo de material para solucionar o problema. No caso de furos nas placas de telhado, limpe bem a superfície e cole uma massa para impermeabilizar.
A troca de estrutura do telhado pode ser a melhor opção em casos de grandes vazamentos, peças rachadas, quebradas e danificadas com o tempo.
Cuidados ao procurar goteiras nos telhados
Para procurar goteira no telhado tome alguns cuidados essenciais para sua segurança, uma simples verificação na parte superior ao teto pode causar acidentes. Tome cuidados ao pisar nas vigas do sótão, coloque uma tábua apoiada em uma extremidade fixa a outra e caminhe sobre ela para realizar as manutenções.
Use equipamentos de segurança como luvas, sapatos, óculos, capacete e um cinto de proteção. Isso ajuda a proporcionar condições firmes e seguras. Não faça manutenções em dias de chuva ou suba no telhado externo sem os devidos cuidados. Além disso, desligue a energia ao entrar no sótão para não ocorrer acidentes em contato com fios desencapados.
Se precisar trocar as telhas do telhado priorize as coberturas com materiais mais resistentes e sempre faça a manutenção preventiva.
Deixe seu comentário