A Iluminação para drywall apresenta funcionalidade e também permite ser usada como um elemento decorativo para ornamento de casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais e locais públicos.
Muitos arquitetos têm usado o drywall em seus projetos de iluminação, por conta da versatilidade e resultado que agrega à decoração de interiores.
Sendo uma tendência nos Estados Unidos, onde é muito usado em paredes, aqui no Brasil diversos projetos de residências e locais públicos tem investido nesse material para personalizar teto, sancas, nichos para iluminação e outros tipos de detalhes.
Portanto, se você deseja fazer uma iluminação para drywall, confira as dicas para usar na sua decoração e depois descubra quais as vantagens em apostar nesse tipo de material.
Iluminação para drywall – Dicas para usar na sua decoração
O projeto de iluminação para drywall pode ser do mais simples ao mais elaborado, tudo vai depender do resultado que se deseja obter com a instalação.
Existem vários locais onde o drywall pode ser instalado, podendo se transformar em um artigo decorativo combinando com o ambiente e ter a funcionalidade de iluminar determinado local da casa ou ambiente público.
Abaixo separamos quatro formas de fazer uma iluminação para drywall, considerando o estilo da sua decoração e a função utilitária no ambiente.
Teto com drywall iluminado
O teto com drywall iluminado pode ser instalado com ou sem a presença de luminárias, valorizando ambientes como as salas de jantar modernas e também a sala de TV aconchegante.
Em projetos modernos de iluminação, o drywall é instalado com o teto rebaixado, seguido de lâmpadas que acompanham o projeto de decoração.
Essas placas de drywall podem assumir diversos modelos, dentre eles, os detalhados com ondas, quadrados, retângulos, formas circulares e entre outros formatos.
Nas casas e apartamentos, o teto rebaixado com sanca é o mais usado, instalado no centro do teto ou encostado em uma das quatro paredes formando detalhes desenhados.
Em projetos de iluminação de hotéis, as placas de drywall também são aplicadas no teto rebaixado, principalmente na área de recepção, tornando o local mais iluminado e resultando em um elemento sofisticado na decoração do ambiente com cortinas.
Para fazer a instalação de iluminação no drywall no teto, você precisa deixar um espaço de aproximadamente 15 cm entre a placa de drywall e o teto para que a instalação elétrica seja realizada.
Além disso, esse tipo de projeto de iluminação no teto pode ser feito em qualquer local interno com altura mínima de 2,5 m para área social e 2,3 m para locais como o banheiro.
Sancas invertidas com iluminação para drywall
Outro projeto de iluminação no teto com drywall são as sancas invertidas, tornando os ambientes como as salas e quartos mais intimistas e elegantes.
Esse é um projeto para iluminação indireta, com resultado mais discreto e sem muitos detalhes como a opção no tópico acima com placas decorativas de drywall.
Quando aplicados em quartos e salas, a iluminação com drywall permite tornar o espaço mais aconchegante, onde os pontos de luzes refletem em objetos decorativos, bem como em espaço mais íntimo como o canto de leitura no quarto.
No entanto, o drywall na iluminação com sancas invertidas também pode ser instalado em áreas que exigem mais luz, como por exemplo, as cozinhas que necessitam de boa iluminação para preparo das refeições.
Neste último caso, a instalação dos rasgos de luz e manutenção com lâmpadas fluorescentes tornam mais fáceis de proceder, por isso, neste caso o drywall na cozinha será um importante aliado.
Nichos de drywall com iluminação
Os nichos de drywall com iluminação valorizam qualquer ambiente. Esses elementos são funcionais, ajudam a organizar e otimizar espaços seja no quarto, sala, cozinha ou banheiro.
Se você procura melhorar a iluminação de ambientes, os spots com luzes embutidas serão ótimas opções, inclusive, se você deseja instalar uma divisória no cômodo, como por exemplo, separar sala de jantar e sala de TV.
A instalação de nicho de drywall com iluminação é fácil de executar, basta embutir os fios com a tubulação, posicionando as luminárias que irão se acentuar com a decoração.
Essa ideia com iluminação para drywall é perfeita para criar ambientes autênticos, aconchegantes e cheios de estilo. Aproveite o material para criar uma estante de gesso na sala, com nichos em spots iluminados, que deixam a decoração mais bonita.
Essa ideia também combina com hall de entrada, quarto com home office e banheiros com decoração moderna.
Projeto de luz fluorescente para ambientes públicos
Os ambientes públicos como teatros e prédios comerciais, a iluminação combinada com o drywall e se torna uma ótima aposta. A ideia é criar uma luz complementar ao espaço adaptando todo o projeto de iluminação.
Nesse estilo de projeto podem ser instaladas luzes fluorescentes tubulares, fitas de LED e até mangueiras luminosas. Contudo, esse tipo de projeto vai depender da escolha do proprietário, onde poderá obter um resultado para uma iluminação mais básica ou sofisticada.
A funcionalidade para escolha do tipo de projeto de luz fluorescente para ambientes públicos irá depender da adaptação das instalações.
Vantagens de usar o drywall com iluminação
Se você tem dúvidas sobre a instalação de drywall com iluminação, abaixo separamos os motivos que podem ajudar a optar por esse tipo de sistema para o seu projeto de reforma.
- Rápida montagem: Um dos motivos para você fazer uma iluminação para drywall é a facilidade da montagem. Você pode escolher embutir as luzes nas placas e ainda, usar uma fita de LED ou tubulações com fios para iluminar ainda mais.
- Diversas soluções criativas com drywall: Como vimos nos tópicos acima, a iluminação para drywall é uma forma criativa de decorar o ambiente. O projeto de luzes pode ser instalado no teto, em nichos com spots e sancas com iluminação embutida.
- Acabamento impecável e versátil: O acabamento com iluminação para drywall fica impecável, por isso, vale a pena criar projetos com esse tipo de material, que pode ser facilmente combinado com luminárias.
Além disso, o acabamento é versátil, sendo instalado em todos os cômodos internos da casa, inclusive, no hall de entrada e ambientes públicos como por exemplo, os teatros e corredores de cinemas.
Essas foram as dicas e soluções para se investir na iluminação para drywall, quem sabe uma delas pode ajudar a complementar o seu projeto.
Deixe seu comentário